INDAIATUBA ULTRAPASSA META DO IDEB E FICA ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

16/09/2016 15:31h

Foto: Arquivo - Giuliano Miranda - SCS/PMI
INDAIATUBA ULTRAPASSA META DO IDEB E FICA ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 foi divulgado pelo Inep esta semana. Indaiatuba ultrapassou a meta que era de 6.5 e alcançou um dos maiores Idebs da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com 7.0 e está acima da média nacional, que nos anos iniciais no Ensino Fundamental Municipal ficou com 5.3. O Estado de São Paulo ficou com 6.4.

O Ideb é um indicador de desempenho da educação básica divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a taxa de aprovação. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Criado em 2007, o Ideb representa a iniciativa de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Para a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, o resultado de Indaiatuba é excelente e aponta que o trabalho desenvolvido nesta gestão está na direção certa para o desenvolvimento educacional de Indaiatuba. “É com grande satisfação que a Secretaria Municipal de Educação anuncia que Indaiatuba em 2015 obteve um Ideb de 7.0. Esse resultado só foi possível pela dedicação e esforço de todos os envolvidos nesse trabalho. O indice alcançado por Indaiatuba está próximo ao projetado para o país até 2021. Por isso sabemos que estamos na direção certa e muito avançados em comparação com o Brasil e com o Estado de São Paulo. Quero parabenizar todas as escolas, professores, gestores, coordenadores, funcionários e as famílias que acompanham seus filhos no desenvolvimento escolar. Nenhuma escola em Indaiatuba ficou com o Ideb abaixo de 6,1 e isso mostra o olhar de seriedade que temos com a educação”, ressalta Rita.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) Indaiatuba alcançou a segunda maior nota ficando atrás somente de Jaguariúna que obteve o ideb de 7.1. Apenas quatro cidades da RMC não alcançaram a meta na Rede Municipal 4ª série/5º ano, sendo: Campinas, Engenheiro Coelho, Santo Antônio de Posse e Sumaré.

Entre as escolas municipais de Indaiatuba o destaque com o maior Ideb ficou para Emeb “Osório Germano e Silva Filho” que alcançou o Ideb de 8.5 ultrapassando a meta de 2021 que é de 7.5. A segunda maior nota ficou com o Complexo Educacional Nízio Vieira e a EMEB Renata Guimarães Brandão Anadão com Ideb de 7.4 também ultrapassando a meta de 2021 que é de 7.0. Outros destaques foram: Emeb “Profª. Maria Cecília Ifanger” que passou do Ideb de 5.3 em 2001, para 7.1 em 2015; e a Emeb “Profª. Maria Jose Ambiel Marachini que passou de 5.5 em 2011, para 7.3 em 2015.

O índice conquistado é o resultado de um grupo de ações integradas e planejadas que objetivam a qualidade educacional como: formações para professores, coordenadores e gestores; incentivo à participação das famílias; o atendimento às necessidades variadas dos alunos buscando sempre que necessário o acompanhamento multissetorial; a identificação das escolas que exigem um acompanhamento maior da Secretaria para superar seus desafios; o investimento no apoio pedagógico paralelo aos alunos que demonstram defasagem de conteúdo ou dificuldade de aprendizagem; a presença frequente nas escolas, dos representantes da equipe técnico-pedagógica (Orientadores Pedagógicos, Supervisores Educacionais, Psicologia, Fonoaudiologia); as avaliações Amda (Avaliação Municipal do Desenvolvimento Escolar) que ajudam a detectar quais aspectos dos conteúdos e currículo precisam de maior atenção; o investimento em tecnologia educacional para incrementar as aulas e a didática dos professores; a aquisição regular de inúmeros livros de literatura para servir o acervo bibliográfico das escolas e a construção de material didático próprio que privilegiaram as necessidades da Rede Municipal de Ensino.

A administração municipal tem investido pesado em educação, só em 2015 o investimento no setor foi de R$138.820.708,14 empenhados com recurso próprio. A aplicação dos recursos vinculados, cujo mínimo legal é de 25%, atingiu o patamar de 29,22% em 2015.

Um dos principais projetos que colaboram para o desempenho dos alunos no Ideb é o Projeto ‘Ler Faz Bem’ que promove a leitura semanal pelos alunos e integra toda a comunidade escolar na valorização da leitura. Promove também a escrita, pois os alunos além de lerem muito, produzem ao longo de todo o ano livros artesanais e virtuais que culminam com uma imensa exposição na Feira Literária que ocorre anualmente sempre em outubro. Nesse projeto, as habilidades leitora e escritora são amplamente trabalhadas tendo como marca registrada o uso social e funcional dessas produções.

Inovações educacionais também estão presentes em Indaiatuba, a formação profissional destinada aos professores incorporam os conhecimentos mais recentes que explicam como as crianças aprendem e, portanto, como devem ensinar. O investimento em tecnologia educacional garante mais motivação para os alunos aprenderem, além de tornar a estrutura administrativa da Secretaria de Educação mais integrada, transparente e com possibilidades de melhor cruzar e analisar seus números e índices.
  • Redator(es): Laís Fernandes