CULTURA ABRE INSCRIÇÕES PARA WORKSHOP GRATUITO DE EXPRESSÃO CORPORAL E VOCAL

Curso será ministrado por Nina Vinagre a partir de 4 de outubro
22/09/2016 16:51h

CULTURA ABRE INSCRIÇÕES PARA WORKSHOP GRATUITO DE EXPRESSÃO CORPORAL E VOCAL

Já estão abertas as inscrições para o workshop gratuito de Expressão Corporal e Vocal ministrado pela professora Nina Vinagre, oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura. As aulas iniciam no dia 4 de outubro e acontecem duas vezes por semana no Novo Centro Cultural Morada do Sol, mesmo local das adesões. O atendimento acontece de segunda a sexta das 8h às 17h e podem participar interessados a partir de 14 anos, bastando apresentar xerox do CPF, xerox do comprovante de endereço e doar uma lata de leite em pó, que será doada às entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba – Funssol. O workshop, que terá duração de dois meses, tem como objetivos estimular o interesse pela arte teatral, propiciar que o aluno improvise e atue em diferentes situações e contextos, desenvolver capacidades comunicativas e expressivas e habilidades para utilização de recursos da linguagem teatral, além de construir relações de cooperação, respeito, autonomia e diálogo na interação com os outros. Informações (19) 3936-2584.

Workshop de Expressão Corporal e Vocal com Nina Vinagre

Objetivos: Estimular o interesse pela arte teatral, sua apreciação, pesquisa e prática; propiciar que o aluno improvise e atue em diferentes situações de jogos teatrais e, progressivamente, reconheça e utilize elementos da linguagem dramática, espaço cênico, personagens e conflitos; desenvolver capacidades comunicativas e expressivas, relacionadas ao movimento corporal, ao texto e a voz; desenvolver habilidades para a utilização de recursos da linguagem teatral, como: maquiagem, máscaras, figurinos, adereços, música, cenografia e outros; construir relações de cooperação, respeito, autonomia e diálogo ao interagir com o outro.

Público-alvo: alunos que tenham interesse em participar das aulas do grupo de expressão corporal e vocal com idade à partir de 14 anos.

Aulas: duas aulas semanais com duração de duas horas cada aula.

Duração do curso: dois meses com início em 4 de outubro.

Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol

Sobre o curso: o teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para o espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem exigindo a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestando a necessidade de expressão e comunicação. O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. Dramatizar não é somente uma realização de necessidade individual para um crescimento pessoal, mas uma atividade coletiva em que a expressão individual é acolhida. Ao participar de atividades teatrais, o indivíduo tem a oportunidade de se desenvolver dentro de um determinado grupo social de maneira responsável, legitimando os seus direitos dentro desse contexto, estabelecendo relações onde se torna imprescindível o ouvir, acolher e ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações. O teatro tem como fundamento a experiência de vida. A linguagem corporal surgiu bastante antes da linguagem verbal, e ainda hoje representa uma das mais importantes formas de comunicação do ser humano. Aproximadamente 93% de toda a comunicação humana é não verbal. 55% da comunicação é feita sem a utilização de palavras, ou seja, está relacionada com posturas, expressões faciais e gestos. A sonoridade e vocalização (tom de voz, ritmo e velocidade de fala) também são importantes e correspondem a 38% das mensagens transmitidas. A postura dos braços, pernas, cabeça e a expressão facial podem transmitir vários sentimentos.

Habilidades e competências a serem desenvolvidas: improvisar e produzir, dominando progressivamente suas capacidades expressivas e comunicativas (movimento, texto e voz) e linguagem dramática: espaço cênico, personagens e conflitos e seus recursos: maquiagem, máscaras, figurinos, adereços, música, cenografia e outros; com autoconfiança, capacidade lúdica, flexibilidade, espírito de investigação e crítica; apreciar jogos e produções teatrais, sabendo identificar elementos, reconhecer diferentes gêneros, estilos e elementos expressivos; interpretar e posicionar com autonomia as suas opiniões sem discriminação estética, artística, étnica ou de gênero; conhecer, pesquisar, analisar e refletir manifestações e produções teatrais e suas histórias, autores, intérpretes, etc., compreendendo o teatro como linguagem artística que favorece a identificação com as realidades socioculturais.

Serviço

Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol

• Redator(es): Adriana Panzini