DEFINIDOS OS 10 FINALISTAS DO FESTIVAL DE ROCK DA SECRETARIA DE CULTURA

Eliminatórias aconteceram em dois finais de semana no Parque Ecológico
26/09/2016 16:57h

DEFINIDOS OS 10 FINALISTAS DO FESTIVAL DE ROCK DA SECRETARIA DE CULTURA

Após quatro dias de eliminatórias, com a participação de 62 bandas na disputa, estão definidos os 10 finalistas do 14º Festival de Rock da Secretaria Municipal de Cultura: Black Days (Indaiatuba), Black Hat (São Paulo), Cidadão José (Campinas), Hunger (Indaiatuba), Olho da Cara (Mauá), Pheudal (Indaiatuba), Razit (Valinhos), Os Republicados (Piracicaba), Stupid (Indaiatuba) e Zenith (Mogi-Guaçu) se apresentarão na final no dia 15 de outubro, a partir das 15h, em palco montado próximo à Concha Acústica do Parque Ecológico, com entrada franca, em busca dos prêmios de R$ 5.500,00 para o 1º lugar, R$ 4.000,00 para o 2º lugar, R$ 3.000,00 para o 3º lugar e R$ 1.500,00 para Melhor Intérprete e Melhor Composição. A ordem de exibição dos concorrentes será definida em sorteio aberto e a comissão julgadora, composta por Heitor Gomes, Roy Carlini e Ivan Busic, avaliará os critérios de interpretação, composição e desempenho musical. Após a premiação, haverá show de encerramento com a banda Dead Fish. A banda Doctor Mars, de Indaiatuba, foi a grande vencedora da edição 2015. Informações (19) 3894-1867.

Sobre os jurados

Heitor Gomes - o santista Heitor Gomes é um dos principais baixistas de rock da atual geração. Ao lado do saudoso e inigualável Chorão, atuou durante quase 7 anos como baixista do “Charlie Brown Junior” e pouco tempo após a sua saída da banda, já foi logo convidado para assumir o baixo de grupo “CPM22”, onde permaneceu durante 5 anos. Atualmente, com 15 anos de carreira musical, está lançando o seu projeto autoral intitulado “Gomes do 8” onde mostra toda sua bagagem e despeja as suas influências de jazz, blues, samba, bossa nova, reggae e, claro, do velho rock’n’roll.

Roy Carlini - com muito rock’n’roll nas veias, Roy Carlini já acumula mais de 10 anos de carreira musical. Já atuou como guitarrista nas bandas “Devotos DNSA” e “O Surto”, mas foi no irreverente grupo “Velhas Virgens” que marcou por mais tempo os seus riffes, atuando durante 6 anos, se apresentando, inclusive, neste festival no ano de 2014. Filho de ninguém menos que Luis Carlini, um dos dinossauros do rock e guitarrista do Tutti Frutti e da rainha Rita Lee, Roy Carlini herdou do seu pai o talento para manusear o instrumento que domina com total precisão, em prol do rock nacional.

Ivan Busic - considerado um dos principais bateristas do Rock dos Anos 90, Ivan Busic começou a sua carreira musical em 87 na banda “A Chave do Sol”. Apenas 2 anos depois, foi convidado junto com o seu irmão Andria, pelo saudoso guitarrista Wander Taffo, a integrar a “Banda Taffo” onde gravou 2 discos e ficou até o seu final, em 92. E foi naquele mesmo ano, que Supla chamou os dois irmãos para gravarem um disco e, logo após, fundaram a banda “Dr. Sin.”, que fez sucesso durante quase 25 anos, se apresentando nos festivais Holywood Rock, Monsters of Rock e Rock in Rio. Ao lado do irmão Andria, Ivan está preparando a banda “Busic” que será lançada neste ano.

Sobre a banda Dead Fish

Em 1991, surgiu, em Vitória, Espírito Santo, o Dead Fish, banda independente de hardcore que conta, em sua formação atual, com Rodrigo no vocal, Allyand no baixo, Rick na guitarra e Marcão na bateria. Aos quatro anos de banda, lançou sua primeira demo tape, “Re-Progresso” e, em 1998, o primeiro CD, “Sirva-se”, lançado pelo selo Lona Records, vendendo mais de 10 mil cópias em um ano. Em 1999, montou a “Terceiro Mundo Produções Fonográficas”, dando vida aos próximos três trabalhos da banda, “Sonho médio”, – álbum que entrou para a história do hardcore brasileiro – “Afasia”, e “Ao vivo”, uma compilação dos dois discos anteriores. Em 2003, gravou “Zero e um”, lançado em 2004, que foi o disco responsável pela maior vendagem da banda, alcançando mais de 30 mil cópias em um ano. Ainda em 2004, recebeu o VMB de “Banda Revelação” e lançou, em parceria com a MTV Brasil, seu primeiro DVD: “MTV apresenta Dead Fish”. Em 2006, ainda pela DeckDisc, surgiu um novo disco intitulado “Um homem só” e seguiu turnê por todo o Brasil. Em 2007, fez sua primeira turnê fora do Brasil, com cerca de vinte shows entre Alemanha e República Checa. Dois anos depois, lançou o sétimo e mais recente álbum, “Contra todos”, que trouxe ao Dead Fish mais um VMB, desta vez na categoria de melhor banda de hardcore. Em 2011, em comemoração aos vinte anos de banda, gravou, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, seu segundo DVD, “Dead Fish 20 anos”, que traz músicas das diferentes fases e participações especiais de amigos da banda. Com 2014 quase chegando ao fim, a banda voltou às origens independentes e, para isso, contou com a parceria dos fãs e bateu o recorde nacional no Catarse – a primeira plataforma de financiamento coletivo do Brasil – com o projeto “Disco novo”. A expectativa era de se arrecadar 60 mil reais, mas com o apoio dos fãs, foram arrecadados mais de R$ 250mil reais, mais de quatro vezes o esperado. Alguns meses depois, o disco novo “Vitória”, homônimo da cidade natal da banda, é lançado, com 14 faixas e três formatos: CD, vinil de 12”, e também faixa bônus no vinil de 7”. Além de abrir shows para grandes bandas de punk rock e hardcore internacionais, o Dead Fish é “headliner” de grandes shows por todo o Brasil.

Legenda: a banda Dead Fish será atração do show de encerramento do festival
  • Redator(es): Adriana Panzini