PREFEITURA ESTENDE FUNCIONAMENTO DA ECOBIKE ATÉ 19H COM HORÁRIO DE VERÃO

Horário especial de Verão atende somente estações de Ecobike do Parque Ecológico
17/10/2016 12:32h

Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI
PREFEITURA ESTENDE FUNCIONAMENTO DA ECOBIKE ATÉ 19H COM HORÁRIO DE VERÃO

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Obras e Vias Públicas estenderá o horário de funcionamento das duas estações do Projeto Ecobike durante o período do Horário de Verão, que começou domingo (16) e vai até o dia 19 de fevereiro. De segunda a sexta-feira as estações localizadas na Prefeitura e na Guarda Civil funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados o horário permanece o mesmo, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As estações das praças Dom Pedro II e Renato Villanova (Praça do Cato) continuam funcionando apenas durante a semana, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O Horário de Verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei nº 20.466, de 1 de Outubro de 1931. A proposta é aproveitar os dias mais longos durante as estações do verão e primavera, para ajudar no racionamento de energia elétrica. Desde zero hora de domingo, os relógios foram adiantados em 1 hora nos estados de São Paulo; Rio de Janeiro; Espírito Santo; Minas Gerais; Paraná; Santa Catarina; Rio Grande do Sul; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Nos estados do Norte e Nordeste os horários não mudam.

O Projeto Ecobike, inaugurado em 2012, oferece quatro estações na cidade sob a responsabilidade da Secretaria de Obras e Vias Públicas, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente. São disponibilizadas gratuitamente 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, mais 10 bicicletas com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças, e outras cinco bicicletas duplas.

Atualmente o projeto conta com quase 19 mil usuários cadastrados e desde julho de 2012 foram registrados mais de 69 mil empréstimos.

Para se cadastrar, os usuários do Projeto Ecobike devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade. Para utilizar as bicicletas os interessados devem fazer o cadastro pelo link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – e validar diretamente nas estações, mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno