A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

MOSTRA DE ARTES CÊNICAS DA CULTURA TRAZ MAIS DE 20 ESPETÁCULOS GRATUITOS EM NOVEMBRO

Programação inicia no dia 4 às 20h com a peça “Nossos Dias Mais Felizes”
27/10/2016 15:11h


Foto: Divulgação
MOSTRA DE ARTES CÊNICAS DA CULTURA TRAZ MAIS DE 20 ESPETÁCULOS GRATUITOS EM NOVEMBRO

A Secretaria Municipal de Cultura promove a segunda edição da Mostra de Artes Cênicas, evento que compõe o festival Novembro em Cena. Ao longo de todo o mês serão oferecidos 27 espetáculos teatrais gratuitos, com opções para todas as faixas etárias e garantia de diversão para toda a família. A programação começa no dia 4 de novembro, às 20h, no Novo Centro Cultural Morada do Sol, com a peça “Nossos Dias Mais Felizes”, do grupo Cia da Casa Amarela, com direção de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigos. O encerramento acontece dia 27 às 17h no Ciaei com a montagem “Oleanna”, com direção de Gustavo Paso e Marcos Breda e Luciana Fávero no elenco, com direito a debate com o público ao final da apresentação. Os espetáculos participantes da mostra foram definidos a partir da avaliação de todas as inscrições realizadas em chamamento aberto da Secretaria de Cultura, mediante análise de uma comissão composta pelos profissionais convidados da área teatral Adbailson Cuba, Camila Damasceno e Edson Gory, com curadoria de Claudio Mendel. Confira abaixo a agenda completa e prestigie. Informações (19) 3894-1867.



2ª Mostra de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura – Programação



Dia 04: “NOSSOS DIAS MAIS FELIZES”

Grupo: Cia da Casa Amarela

Direção: Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues

Texto: Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: Nossos Dias Mais Felizes é um comovente espetáculo sobre o Amor e a Vida. Simpático e apaixonante casal de velhinhos: Charlôt e Edith vivem a terceira idade entre recordações, manias, risos e lágrimas em torno de uma vida repleta de experiências bem vividas. Levando o público ao riso e à emoção, Nossos Dias Mais Felizes é uma lição de Vida para a terceira idade e para todos nós, incluindo crianças e jovens!



Dia 05: “CANDIM”

Grupo: Cia da Casa Amarela

Direção: Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues

Texto: Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Sinopse: “Candim” revela a infância do pintor brasileiro Cândido Portinari e seu contato com a terra, com o povo brasileiro,dentro de seu crescimento humano e social. Candim é o menino simples, sonhador, de pés descalços e calças curtas que vive intensamente suas aventuras em sua cidade natal: Brodowski. Ao mesmo tempo, Candim é o pintor consagrado, premiado,homenageado e que recorda seus tempos de menino do interior com emoção e lucidez. Ambos permanecem com um desafio: o Espantalho.

O menino Candim morre de medo daquela figura enigmática, que dança ao seu redor nos pesadelos que tem quando dorme. O homem Candim busca a forma de vencer esse medo retratando em seus quadros aquela figura que, segundo o próprio pintor é o seu auto-retrato. É a menina Janelise, uma simples criança de rua, que vem buscar Candim – em suas lembranças – para ajudar a vencer o medo.Medo que todos nós temos de alguma coisa, de um sentimento, do passado, do futuro... Todos temos que enfrentar esse desafio: vencer o medo! Mais de 40prêmios em festivais! Foi apresentado em dois festivais internacionais em Portugal!



Dia 06: “EU CHAPLIN”

Grupo: Cia Imperial do Brasil

Direção: Ralph Maizza

Autor: Leandro D’Errico

Horário: 16h e 18h (2 sessões)

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: o espetáculo, livremente inspirado na autobiografia de Charlie Chaplin, aborda poeticamente a infância difícil de Chaplin antes da fama. Através de um encontro imaginário de Chaplin e o irmão Sid, os personagens revivem sua trajetória trágica enquanto discutem o valor da arte, as angústias do artista e as mudanças constantes ao longo do tempo.



Dia 10: “ÉDIPO REI”

Grupo: LaminiCAC

Direção: Andréia Barros

Autor: Sófocles

Tradução e Adaptação: Edson Gory

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: escrita há mais de dois mil anos, Édipo Rei, continua atual e ainda utilizada nos estudos sobre o relacionamento e conhecimento da natureza humana, já que os conflitos desencadeados durante a peça originam-se da busca de Édipo por sua identidade.



Dia 11: “HÉRCULES”

Grupo: Barbatti Teatro

Direção: Rogério Barbatti

Autor: Baseado no clássico de Walt Disney

Horário: 20h30

Local: Sala Acrísio de Camargo



Dia 12: “CHAMA O POVO 2016”

Grupo: Gandaiá

Direção: Fábio Pimenta

Horário: 9h

Local: Praça Dom Pedro II

Sinopse: uma das coisas boas de ser palhaço é colocar o nariz onde foi chamado e onde não foi!

Onde há um nariz vermelho, a realidade cotidiana abre alas para a concretude do sem nexo!

Machismo? Desigualdade social? Poesia? Os palhaços do Grupo Gandaiá circulam por muitos temas com transparência, humildade e acidez! Senhoras e senhores, com vocês, o esplendoroso, magnânimo e saudabilíssimo: Chama o Povo 2016!



Dia 12: “ENTREI NA RODA DO FOLCLORE BRASILEIRO”

Grupo: Tarto

Direção: Órion Lalli

Autor: Órion Lalli (baseado na Cultural Popular Brasileira)

Horário: 10h

Local: Praça Dom Pedro II

Sinopse: “Entrei na roda do folclore brasileiro” tem como proposta a interação entre linguagens distintas em diálogo direto com a comunidade. Dentro desse espectro de aproximação, atividades artísticas abordando algumas manifestações e transversalidades culturais do folclore presente no Brasil.



Dia 12: “QUE FESTA É ESSA, CRIATURA?”

Grupo: Palhaça Incrível Teimosa

Direção: Daniele Pezenti

Autor: Daniele Pezenti

Horário: 11h

Local: Praça Dom Pedro II

Sinopse: no espetáculo “Que Festa É Essa, Criatura?” se desmistifica a ideia de que “a palhacinha”, ou seja, a figura feminina, precisa ser meiga e comportada. Ela gosta de rock, toca guitarra, brinca de guerrinha de almofadas, entre muitas outras atividades que, socialmente, pertenceria ao palhaço, ou seja, à figura masculina.



Dia 12: “O GATO DE BOTAS”

Grupo: Cia Teatral Valeu a Pena

Direção: Bbeth Forini

Autor: Crispin Junior

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Sinopse: esse belo clássico conta a história de Bartolomeu Moleiro, um fazendeiro que antes de falecer deixa para seu filho mais novo um Gato muito esperto, porém um certo dia aparece pela região uma bruxa que invadiu tudo o que velho Moleiro a vida inteira construiu, ela escravizou os camponeses e ninguém podia enfrentá-la pois a bruxa tinho o poder de se transformar em qualquer coisa ou qualquer animal. A esperança estava no ar, estava no Gato, na inteligência, na astúcia e na coragem, no plano infalível que ia bolar.



Dia 13: “PROCURA-SE MÁGICO”

Grupo: Fântaso

Direção: Tiago Marcon

Autor: Tiago Marcon

Horário: 16h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: três palhaças procuram um mágico para nova atração, mas o que não esperavam é que encontrariam um novo palhaço. Com a missão de se tornar um mágico, o palhaço fracassa e é demitido. Nesse Momento Lilica, apaixonada pelo palhaço, pega a doença do amor e precisa ser tratada às pressas pelo atrapalhado Dr. Paçoca. Nessa história o que não falta é diversão e muitas risadas.



Dia 13: “JOIO”

Grupo: Cia Cerne

Direção: Vinícius Baião

Autor: Vinícius Baião

Horário: 18h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Sinopse: o drama Joio nasceu de um estudo feito pela companhia sobre a temática da traição e uma pesquisa por personagens históricos, reais e fictícios cujas vidas foram permeadas pelo assunto.



Dia 14: “A DAMA DE 18”

Grupo: Aplaucine

Direção: Zileni Costa

Autor: Rennan Metsi

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: balões rosa, vestido de princesa, um anjo, um demônio e a festa de dar pena.

Talvez crescer e ver que a vida não é uma festa rosa, pode ser difícil.



Dia 15: “IMPROVISAÍ”

Grupo: Cia Nelson Polinário

Direção: Nelson Polinário

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: o público dá idéias e os atores tem que se virar na hora! As pessoas escrevem suas idéias na entrada do teatro ou podem falar durante o espetáculo. Aí o mestre de cerimônias passa as regras e os atores tem que criar uma cena usando as idéias do público dentro das regras passadas. Muitas cenas, tudo feito na hora e muitas risadas no espetáculo IMPROVISAÍ.



Dia 16: “DOS CONTOS A VIDA REAL”

Grupo: Em Conflito

Direção: Lukas Menddes

Autor: Lukas Menddes

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: cansada de viver a bruxa Anestésia decide sair do mundo encantado e ir arruinar outro mundo (o que vivemos), mas como não quer ir sózinha decide capturar a princesa Bebel e o rei Adones e levá-los com ele. Muitas coisa acontecem nesta incrível viagem!



Dia 18: “SONHOS ROUBADOS – Um melodrama Dell’Arte ”

Grupo: Cia Teatro da Cidade

Texto: Calixto de Inhamuns

Direção: Neyde Veneziano

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Sinopse: um Melodrama Dell’Arte, que recebeu os olhares sensíveis do dramaturgo Calixto de Inhamuns e da diretora Neyde Veneziano, apresenta três histórias com situações melodramáticas que ocorreram na cidade, duas diretamente ligadas à fase sanatorial de São José dos Campos, quando o antigo Sanatório Vicentina Aranha (hoje, patrimônio histórico do município) era considerado um dos mais importantes do país para o tratamento da tuberculose. Foi recriado a partir de pesquisa histórica sobre fatos verídicos ocorridos em São José dos Campos, principalmente, no tempo do Sanatório Vicentina Aranha. São acontecimentos do passado, agora narrados, cantados e teatralizados por quatro atores que vivem personagens marcantes, sob nomes fictícios que nublam e fantasiam a realidade de outrora. Hoje, mostrado sob o prisma do melodrama circense, onde o riso e o choro andam juntos, o espetáculo pretende agradar, divertir e, ao mesmo tempo, emocionar públicos de todas as idades. Porque é olhando para nossas coisas, nossa cidade, nossa casa, que nos tornamos universais. Pois falamos da alma humana, sob a estética do teatro popular brasileiro.



Dia 19: “URUBUS NO AR”

Grupo: Cia Quase Cinema

Direção e dramaturgia: Ronaldo Robles e Silvia Godoy

Autores: Micheliny Verunschk e Luiz Roberto Guedes

Horário: 17h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: o réu aguarda sua sentença, dois mortos e um segredo roubado. Corrupção, farsa, assassinato e traição marcam este espetáculo que revela a fraqueza do homem que na ânsia pelo poder manipula tudo - até mesmo você. Inspirado no movimento cinematográfico Film Noir, apresenta uma estética que utiliza as sombras para revelar a miséria do coração humano. Dois escritores contemporâneos, Micheliny Verunschk e Luiz Roberto Guedes, foram convidados a escrever sobre um mesmo tema, “Roubaram o Segredo da corporação e um homem assassinado”, o cruzamento destas histórias acontece no tribunal do júri. Numa dramaturgia que mergulha no universo dos filmes Noir, onde elementos da atualidade são o combustível que alimenta a imaginação dos escritores, deste encontro nasce um espetáculo de sombras que convida o espectador a refletir sobre os “urubus” poderosos que pairam NO AR.



Dia 19: “SIMBAD, O NAVEGANTE”

Grupo: Circo Mínimo

Direção: Carla Candiotto

Autor: Alexandre Roit, Carla Candiotto e Rodrigo Matheus

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Sinopse: Simbad coleta grandes riquezas em suas viagens e aventuras, sempre escapando por pouco da morte que chega para quase todos os seus companheiros de viagem, mas essas riquezas, que o fazem mais rico a cada vez que parece ter perdido tudo, na verdade o enriquecem mais como pessoa. Os conhecimentos e experiências que agrega são a verdadeira riqueza que acumula. No original, dois Simbads de diferentes profissões representam a dualidade do ser humano, seu lado noturno e fantasioso (dos sonhos), representado pelas aventuras fantásticas das quais ele se salva sempre milagrosamente, em oposição ao diurno e concreto (da realidade), representado pelo trabalho de cada dia, maçante e cansativo. No espetáculo, quem conta a história de Simbad são dois palhaços que se confrontam o tempo todo, na clássica situação da dupla de palhaços – dois artistas mambembes que vão de cidade em cidade, de praça em praça, contando suas histórias e sempre brigando, para ver quem será o herói. Com sua carroça de bambus e as técnicas que o circo lhes ensinou, eles usam os bambus para criar animais imensos, barcos, pássaros, serpentes, elefantes, desfiladeiros, tempestades. As aventuras de Simbad são, na verdade, as aventuras da humanidade, e não apenas as de um herói. Simbad, o navegante é uma história de viagens e feitos heroicos, sobre a curiosidade e a coragem de enfrentar o desconhecido. Sua maior riqueza é o que aprende nos lugares que visitou.



Dia 20: “O CAIXEIRO DA TAVERNA”

Grupo: Anankê

Direção: Chicó Ferreira

Autor: Martins Pena

Horário: 18h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: o texto, adaptado para os palcos, narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco, cujo maior sonho é se tornar sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele. A ambição desenfreada deste caixeiro o coloca em situações hilariantes, que certamente proporcionarão bons motivos para dar muitas risadas.O dramaturgo romântico Martins Pena notabilizou-se por satirizar a sociedade brasileira do século 19. Suas obras constituem um retrato bem realista do Brasil daquela época, e ainda trazem reflexões para os dias atuais.

Dias 21, 22 e 23: “PALHAÇO DE CORDAS”

Projeto Intervalão

Criação: Fernando Milani (ator) e Estevão Devides (violinista)

Horário: 10h / 14h / 17h

Local: Praça Dom Pedro II

Sinopse: palhaço de cordas nasce da necessidade de explorar e manipular diferentes formas de expressão, de transgredir o natural buscando o inexplorado. Compreendemos que o desafio das leis naturais pelo corpo humano está presente tanto no habilidade do palhaço malabarista como no dedilhar do violonista clássico. Tanto um como o outro que se habilite a realizar este desafio vive num tempo exclusivo ou no momento único da execução de seu espetáculo; no seu próprio tempo, ambos desafiando seus limites. O espectador que vê é o mesmo que ouve. O espectador que delicia seus ouvidos com o som, brinda sua visão com o movimento, a indumentária, oscilando entre o sonho e o grotesco, a fantasia e o cômico. Os momentos são solenes, mas podem ser também de relaxamento, seguidos de outro de surpresa de assombro, de riso ou irreverência. Estamos diante de uma sala de concertos ou de um picadeiro mal iluminado? O foco convergente de nossa atenção é o nosso ouvido ou nosso olhar? Teríamos mais outras formas sensoriais de desfrutar de toda a cena? Estamos diante do rigor de um recital ou da descontração de um exercício permanente de expressão artística?



Dia 23: “O ENGANO”

Grupo: Cia Teatral Marli Lopes

Direção: Rogério Barbatti

Autor: Claudio Damasco

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: O Engano conta a história de um casal de idosos que acham entradas para o cinema. Porém, até que saiam para o passeio, se envolvem em diversas confusões....espera parece simples não é? Mas essa é uma das tramas que rondam nosso espetáculo, a um engano maior, tanto para o publico quanto para osnossos personagens que é revelado durante a história por quem não se deixar enganar. O bom humor e o companheirismo desse casal não deixa que a doença domine sua mente apagando suas histórias. A verdade ninguém sabe, nem sempre da pra sorrir quando não se entende o que acontece, mas para essadupla tão comum e absurda ao mesmo tempo tudo pode ser tão leve quanto uma pluma ,trágico como um drama de William Shakespeareou uma comédia satírica de molière. O Mal de Alzheimer que tanto assombra nossas idosos do mundo chegou para Florisbela e Rodolfo só “esqueceram” de avisa-los! A relutância e o medo em aceitar esta demência, os envolvem em situações extremamente inusitadas e absurdas, onde levará o público a se divertir muito, a se emocionar e a repensar em atitudes e cuidados que tem por si ou por amigos e familiares.



Dia 24: “NA BOLÉIA DO CAMINHÃO”

Grupo: Danceatro

Direção: Junior Grotto

Autor: Junior Grotto

Horário: 20h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol



Dia 25: “PRÁTICA INCESSANTE”

Grupo: Coletivo Fleuma

Direção: Marcus Mazieri

Dramaturgia: Pamela Martelli

Horário: 18h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: a vida pode ser só uma vida, mas pode também ser uma prática incessante. Com esta prática incessante é que o sol, a lua e as estrelas se deslocam pelo firmamento afora, e a grande terra, o espaço sideral, o corpo e mente corretos, os quatro elementos e os cinco agregados têm sua existência e razão de ser. Partindo do termo ‘prática incessante’ do mestre zen-budista Eihei Dogen, do séc. XI, e abordando a vida cotidiana e seu incessante desenrolar de pensamentos e sentimentos, os sete atuantes, com movimentos, música, cantos e chá, destrincham as relações por trás de toda existência, encontrando as sensações primordiais que fazem de nós seres vivos.



Dia 25: “AUTO DA ANUNCIAÇÃO”

Grupo: Cia Cênica

Dramaturgia: Clara Roncati

Direção: Fagner Rodrigues

Horário: 20h

Local: Praça Dom Pedro II

Sinopse: circulando desde 2009, Auto da Anunciação é sucesso de crítica e público e foi apresentado para mais de 120.000 pessoas. Após mais um longo dia de caminhada, uma comitiva de viajantes sertanejos decide descansar. Ao fazer sua oração, sob a noite iluminada por uma estrela cadente, relembra o nascimento de Jesus. A narrativa desenrola-se em canto, prosa e verso. Com estrutura de musical e utilizando-se da linguagem melodramática, o espetáculo é ambientado em um universo regionalista, apresentando, ao vivo, canções que compõem a memória da cultura paulista, como Meu primeiro amor , Ave Maria do Sertão , Sertaneja, Cuitelinho e Flor do Cafezal, entre outras.



Dia 26: “CINCO SEMANAS EM UM BALÃO”

Grupo: Sabre de Luz Teatro

Direção: Joyce Salomão

Autor: Júlio Verne

Horário: 20h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Sinopse: a peça é inspirada no primeiro livro de Júlio Verne um dos mais fantásticos escritores de aventuras e ficção científica de todos os tempos, traz a idéia de dedicar-se ao que de fato tem importância explorar sua verdadeira vocação, nesta embarcação somos levados a aventura de acreditar que nossos sonhos são possíveis.



Dia 27: “PLUFT, O FANTASMINHA”

Grupo: Grupo de Teatro da Secretaria de Cultura

Direção: Gerê Canova

Autora: Maria Clara Machado

Horário: 16h

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Sinopse: Pluft é uma fantasminha muito esperto que vive com a sua mãe no sótão de uma velha casa à beira-mar. Tudo iria bem se não fosse a chegada inesperada do terrível pirata Perna-de-Pau, que aparece à caça de um tesouro escondido naquela velha casa. Numa aventura repleta de emoção e suspense, nossa fantasminha defenderá o seu território, com a ajuda da doce Maribel. Mas para isso, os dois precisarão se unir antes, pois Maribel tem medo de fantasmas, enquanto Pluft tem medo de gente.

De forma lírica e envolvente a história fala da busca da identidade e dos medos infantis, propondo uma reflexão frente ao temor do desconhecido.



Dia 27: “OLEANNA” com Marcos Breda e Luciana Fávero

Direção: Gustavo Paso

Texto: David Mamet

Horário: 17h

Local: Sala Acrísio de Camargo

Sinopse: prestes a ser reprovada, uma aluna procura seu professor e lhe cobra maior empenho na arte de ensinar. Este é o ponto de partida de três encontros entre os dois personagens que o espetáculo ‘Oleanna’ traz, mostrando a relação de poder que se estabelece entre um professor e sua aluna. Em meio a diversos desentendimentos e desencontros que se estabelecem, e diante da impossibilidade de comunicação, a relação perde o controle, com um desfecho surpreendente. ‘Oleanna’ é uma tragédia da incomunicabilidade, segundo o autor norte-americano David Mamet sobre sua própria peça. APÓS A PEÇA HAVERÁ UMA CONVERSA COM OS ATORES E O PÚBLICO DEBATENDO A TEMÁTICA.



Serviço



Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol

Sala Acrísio de Camargo – Ciaei - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina



Legenda: peça Oleanna encerra o festival no dia 27 no Ciaei, com debate com o público após a apresentação

  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 1238

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba