A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

INDAIATUBA PROMOVE AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL

Unidades de Saúde realizarão atividades e palestras para lembrar a saúde do homem
07/11/2016 16:14h


Foto: Arquivo - SCS/PMI
INDAIATUBA PROMOVE AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL

A Prefeitura informa que as Unidades Básicas de Saúde realizarão atividades para atender a população masculina durante o Novembro Azul”, que é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata acontece no dia 17. Está o sexto tipo mais comum da doença no mundo e o de maior incidência nos homens. O objetivo da Campanha é despertar e conscientizar o homem para a partir dos 50 anos procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina.



A assessora da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, explicou que as Unidades de Saúde desenvolveram as ações de prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez de atender os homens.



CALIFÓRNIA



Na próxima sexta-feira, dia 11, a UBS do Jardim Califórnia terá ações do Outubro Rosa e Novembro Azul e a coordenação da UBS elaborou uma extensa programação para atender a população.



HOSPITAL DIA



Outra Unidade que está preparando as atividades é o Hospital Dia e no dia 18 de novembro, das 8h às 17h, terão palestras e triagem para exames do toque retal com médicos urologistas. O diretor clínico do Hospital Dia, Marcelo Pinelli, explicou que o homem que quiser, pode passar por exame de toque retal e caso haja alteração, o paciente terá pedido para exames necessários como o PSA (sangue), que faz o diagnóstico laboratorial da doença.



No dia 18, no Hospital Dia terá palestras sobre envelhecimento, prevenção e também com a presença do oconlogista da rede municipal de saúde, Fabricio Coli Badino que falará sobre a doença e tratamento. O diretor médico informou que em breve divulgará os horários da programação do Novembro Azul e com horários das palestras.



PRÓSTATA



A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.



Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.



Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.



Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.



O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.



A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.



Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.



Confira a programa do Outubro Rosa e Novembro Azul da UBS 10



7h – Abertura



8h - Instituto Mais Vida



8h45 h – Sorteio de Brindes



9 h – palestra com o médico ginecologista Dr. Túlio Tomazz Couto



9h40 – Café da Manhã



10h – Sorteio de Brindes



10h05 – Palestra com médica Dra. Priscilla



10h30 – Roda de Conversa



13h – Sorteio de Brindes



13h15 – Sr. João Carlos



14h - Xiang Chung



14:30 h – Zumbra



15h – Café da tarde



15h20 h – representante da Mary Kay com demonstração dos produtos



15h45 h – Sorteio de Brindes



16:00 h – Enceramento



  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 1255

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba