PREFEITURA E CÂMARA REALIZAM SESSÃO SOLENE DOS 186 ANOS DE INDAIATUBA NA SEXTA, DIA 9

Serão entregues a medalha João Tibiriçá Piratininga e títulos de Funcionário-Padrão
01/12/2016 16:18h

Foto: Arquivo - Rose Parra - ACS/CMI

A Prefeitura de Indaiatuba e a Câmara Municipal realizam no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 9h30, no Plenário Joab José Pucinelli, sessão solene que celebra os 186 anos da cidade, com entrada franca e aberta a toda a população. Na ocasião, será entregue pela administração pública a medalha João Tibiriçá Piratininga, maior comenda da municipalidade, à agraciada deste ano, Suely Borges Scalfi, pelos relevantes serviços prestados ao município, e os títulos de Funcionário-Padrão do Poder Executivo a Lígia Maria Máximo (Prefeitura Municipal), Joana Aparecida Arruda (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – Fiec), Marcia Francisca Vilalta (Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae) e Karina Maria Barbosa Pereira (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba – Seprev). Na sequência, a Câmara Municipal procederá à entrega de títulos honoríficos do Poder Legislativo.

Sobre os agraciados pelo Poder Executivo

Suely Borges Scalfi – nascida em São Paulo, reside em Indaiatuba desde 1988, tendo recebido em 2005 o título de Cidadã Indaiatubana. É casada com João Batista Scalfi, com quem tem três filhos. Formada em Filosofia, Ciências e Letras pela Universidade São Paulo, foi presidente por duas gestões do Conselho Municipal de Assistência Social de Indaiatuba e atualmente é conselheira titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, bem como membro titular do Fórum Paulista de Aprendizagem Profissional de São Paulo. Recebeu o Certificado Amigo da Criança, conferido pelo CMDCA, em 2007, 2008, 2009 e 2010. É assessora para Relações Institucionais do Educandário Deus e a Natureza, que atende adolescentes de 12 a 18 anos incompletos com atividades socioeducativas, oficinas profissionalizantes e de socioaprendizagem. Na entidade, onde realiza trabalhos voluntários desde 1998, é hoje responsável por projetos de captação de parcerias e recursos, visando possibilitar a ampliação das ações já existentes e expansão do atendimento.

Joana Aparecida Arruda – nascida em Rafard, mudou-se para Indaiatuba em 1970. Caçula de uma família humilde, sempre lutou para conquistar seus objetivos, incluindo o curso de Contabilidade na Escola Comércio Candelária, que conseguiu custear trabalhando como empregada doméstica. Em 1992, ingressou na Fiec no cargo de merendeira, prestando concurso no ano seguinte para o cargo de Assistente Administrativo. Trabalhando no almoxarifado, diz que foi no trabalho e em sua segunda família, os funcionários da Fiec, que reuniu forças para sustentar sozinha os filhos Andreia, Cristiane e Jorge Jr. após a separação. Na fase mais difícil de sua vida, resolveu enfrentar mais um desafio: ingressou aos 40 anos na faculdade e, em 2005, formou-se em Administração de Empresas, o que a habilitou a acompanhar a transição da Fiec e corresponder às exigências de competência e qualidade que são marcas da fundação. Engajada nas lutas políticas e sociais, colocou-se a serviço da comunidade negra de Indaiatuba, por meio de sua atuação na CONI e do seu exemplo de superação e força.

Lígia Maria Máximo – nascida em Araçatuba, possui mais de 25 anos de serviços prestados ao magistério público municipal na Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba. É graduada em Pedagogia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e finaliza a Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pela UNINTER. Atualmente é docente na Escola Municipal de Educação Básica Professor Sérgio Mário, tendo iniciado sua carreira na área em 1991, quando foi aprovada em concurso público e passou a atuar no projeto EJA – Educação de Jovens e Adultos. Com grande dedicação ao trabalho social, foi voluntária durante anos na APAE e desenvolveu projeto de leitura e confecção de dobraduras para crianças no Bosque do Saber, entre outras iniciativas.

Karina Maria Barbosa Pereira – casada e com graduação em História pela Universidade de Uberaba, trabalha no Seprev há mais de cinco anos, com atuação nos diversos setores do Departamento de Assistência à Saúde, ocupando o cargo de Oficial Administrativo e exercendo sempre suas atribuições com boa disposição, qualidade e eficiência. Anteriormente, atuou na área financeira. Segundo os colegas, se destaca pela habilidade, responsabilidade e comprometimento com que desempenha suas tarefas.

Marcia Francisca Vilalta – nascida em Rafard, reside em Indaiatuba desde os dois anos de idade. Atualmente como secretária do Departamento de Obras do Saae, ingressou na autarquia em 1992, sendo sua primeira função operadora de caixa, posição que ocupou por dois anos, indo em seguida para o setor de compras, onde ficou por 15 anos e em seguida assumiu o cargo que exerce hoje. Sempre em busca de aperfeiçoamento, se capacitou em inglês, informática e secretariado. Considera que em sua função muitas vezes atua como mediadora entre a população e o Saae, usando sua experiência para administrar e sanar dúvidas, levando a uma solução benéfica para as duas partes. Aos sábados, trabalha como catequista na Paróquia Santa Rita de Cássia. É viúva e possui dois filhos, Pablo e Renan.

Serviço

Câmara Municipal de Indaiatuba – Plenário Joab José Pucinelli - Rua Humaitá, 1.167 – Centro

• Redator(es): Adriana Panzini