A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Fundação Pró-Memória de Indaiatuba participará da 1ª Semana Nacional de Arquivos

Fundação Pró-Memória de Indaiatuba participará da 1ª Semana Nacional de Arquivos
30/05/2017 08:57h


Foto: Laís Fernandes RIC/PMI
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba participará da 1ª Semana Nacional de Arquivos

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, por meio do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” participará da 1ª Semana Nacional de Arquivos lançada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa. A data escolhida para a realização deste evento foi a semana em que se celebra o Dia Internacional dos Arquivos: 09 de junho, entre os dias 05 e 10 de junho. Diversas instituições arquivistas, centros de memória e documentação e demais entidades que abrigam serviços de arquivos do Brasil estarão promovendo eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural durante a semana.

O intuito desta ação é abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental desenvolvido no país. Entre as atividades do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” estarão a abertura da exposição no dia 05 de junho sobre o Arquivo Público Municipal contando a sua história, seu método de trabalho e alguns documentos presentes em seu acervo; a “Oficina de Conservação e Pequenos Reparos em Papel para a comunidade indaiatubana e a oficina “Documentos históricos: Descobrindo o Passado. Roteiro para trabalho com documentos históricos e sala de aula” para alunos e professores das escolas participantes.

A programação e a ficha de Inscrição para a participação na “Oficina de Conservação e Pequenos Reparos em Papel” poderá ser acessada no site da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba: www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br e a programação completa no site do evento: http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/pt-br/lista-eventos.”

Programação:



05 de Junho



Abertura da Exposição ‘‘Arquivo Público Municipal ‘Nilson Cardoso de Carvalho’ 23 anos de História e Memória de Indaiatuba’’ – A Exposição tem o intuito de mostrar o trabalho do Arquivo Público Municipal/ Fundação Pró-memória de Indaiatuba, sua história e alguns documentos de importância histórica sobre a história da cidade.

Local: Museu Casarão Pau Preto



06 de Junho



9h00 às 12h00 - Oficina ‘‘Conservação e pequenos reparos em papel’’. Esta oficina é dedicada à comunidade Indaiatubana para a conservação de documentos em casa, como: certidões, registros, fotografias, álbuns, quadros, capa de discos, entre outros.

Local: Tulha Casarão Pau Preto

Inscrições: a partir do dia 24 de Maio de 2017 através do site da Fundação Pró-Memória: http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/, e no Museu Casarão Pau Preto.



07 de Junho



14h00 às 17h00 - Oficina ‘‘Conservação e pequenos reparos em papel’’. Esta oficina é dedicada à comunidade Indaiatubana para a conservação de documentos em casa, como: certidões, registros, fotografias, álbuns, quadros, capa de discos, entre outros.

Local: Tulha Casarão Pau Preto

Inscrições: a partir do dia 24 de Maio de 2017 através do site da Fundação Pró-Memória: http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/, e no Museu Casarão Pau Preto



06, 08 e 09 de Junho



08h00 às 12h00 - Oficina ‘‘Documentos históricos: descobrindo o passado. Roteiro para trabalho com documentos históricos em sala de aula’’. Oficina para alunose professores das escolas estaduais sobre identificação, leitura e interpretação de documentos históricos de Indaiatuba que se encontram no acervo do Arquivo Público Municipal.

Local: Escolas participantes



Serviço:

Museu Casarão Pau Preto: Rua Pedro Gonçalves, 477 - Centro, Indaiatuba



Telefone: (19) 3875-8383

  • Redator(es): Wellington Lobo
  • Release N.º: 415

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba