Prefeitura e McDonald’s se unem em campanha para combater o Aedes aegypti

Município já iniciou a intensificação das ações de conscientização
23/11/2017 15:15h

Foto: Darlene Ribeiro RIC/PMI
Prefeitura e McDonald’s se unem em campanha para combater o Aedes aegypti

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, e o restaurante McDonald’s se uniram mais uma vez para ampliar a divulgação da conscientização sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti. Até o final deste mês serão distribuídos folhetos informativos junto aos produtos adquiridos nos restaurantes da franquia na cidade. A iniciativa, intitulada Gincana do Bom Vizinho, tem como foco o estímulo às atitudes conscientes e o exercício da cidadania.

Quatro mil panfletos confeccionados pela franquia ainda foram entregues para a utilização nas campanhas de conscientização realizadas pelo programa municipal. Os informativos trazem o logo da campanha nacional contra o mosquito transmissor da dengue, Zica e chikungunya #mosquitonão. “O McDonald’s tem sido um grande parceiro nos últimos anos no nosso constante trabalho de informação para evitar o adoecimento as pessoas por conta de um mosquito. A contribuição de empresas e instituições é sempre muito importante para o nosso trabalho”, afirmou o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ulisses Bernardinetti.

“Buscamos participar com entusiasmo de campanhas de utilidade pública, que beneficiam e conscientizam a comunidade. Essa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo despertar na sociedade a preocupação com a dengue, a Zika e a Chikungunya, pois o período chuvoso se aproxima e, com ele, os mosquitos voltam a aparecer”, diz o empresário Claudio Costa, franqueado operador do McDonald’s na região.

INTENSIFICAÇÃO

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, está buscando o apoio de diversos segmentos da sociedade para que atuem nesta conscientização junto aos seus colaboradores e clientes. Estão sendo enviados ofícios e memorandos para autarquias, instituições, estabelecimentos comerciais, supermercados, entre outros.

Nos documentos o Programa alerta que “(...) a participação ativa da sociedade é fundamental para que o resultado do enfrentamento ao mosquito apresente redução significativa da incidência destas doenças que podem comprometer a saúde e a vida da população, como exemplo, a Microcefalia e a Síndrome de Guillain, associados ao vírus Zika”.

As ações de controle Aedes aegypti em Indaiatuba são constantes, mas nesta época do ano elas são intensificadas por ser o período propício para a proliferação do mosquito. Entre os meses de dezembro de 2017 e maio de 2018 será realizada a Campanha Municipal de Prevenção da Dengue, Chikungunya e Zica, que procura ampliar a divulgação sobre a prevenção do mosquito transmissor das doenças, que podem, inclusive, levar à morte. A Secretaria Municipal de Saúde está providenciando 40 faixas para serem afixadas em terrenos baldios e áreas com obras. Em dezembro também serão afixados outdoors da campanha pela cidade.

Nos meses de outubro e novembro deste ano já foram realizados quatro mutirões de controle do mosquito Aedes aegypti na cidade e novas ações serão promovidas nas próximas semanas. Indaiatuba registrou este ano 83 casos autóctones de dengue e 9 importados. Doze pessoas aguardam os resultados dos exames.

• Redator(es): Darlene Ribeiro