Prefeitura realiza ação para avaliar assistência ao pré-natal nas unidades de saúde

“Dia D da Gestante” será realizado nos dias 07 e 14 de abril
29/03/2018 12:41h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

No mês de abril a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá continuidade ao “Dia D da Gestante”, ação que tem o intuito de verificar se as diretrizes do protocolo de atendimento estão sendo aplicadas adequadamente. No dia 07 de abril ação será realizada nos PSFs (Programa de Saúde da Família) Parque Indaiá, Jardim Oliveira Camargo, Carlos Aldrovandi e Jardim Brasil. Já dia 14 serão avaliadas as gestantes das UBSs 1 (na Vila Vitória), 9 (Vila de Todos os Santos) e PSF João Pioli e Itaici.

As unidades de saúde convocarão suas gestantes com até 27 semanas de gestação para comparecer à unidade portando caderneta da gestante, caderneta de vacinação e todos os exames realizados até então para uma consulta pré-natal. O Dia D da Gestante tem início sempre às 8h e é aberto também à participação das gestantes que fazem o pré-natal por convênio médico.

Segundo a Dra. Thais Helena Wilmers Perini, uma das coordenadoras do Programa Municipal de Saúde da Mulher, é muito importante a participação de todas as gestantes de Indaiatuba nesta ação de avaliação dos serviços. As gestantes que fazem o acompanhamento por convênio médico deverão informar a equipe de saúde no local da ação. Em todas as unidades também serão realizadas palestras sobre o aleitamento materno.

“Por meio do Dia D da Gestante teremos condições de avaliar a qualidade do pré-natal na rede de saúde do município, levantar possíveis falhas e fazer as devidas correções. Nosso objetivo é também unificar a assistência à gestante e puérpera para a melhoria da assistência durante esse período tão importante e determinante na vida da mulher”, comentou a secretária de saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia.

Em março a ação foi realizada nos dias 10 e 17 nas seguintes unidades de saúde: PSF (Programa de Saúde da Família) Parque Corolla, Jardim Califórnia, Jardim do Sol e Jardim Itamaracá, e nas UBS (Unidade Básica de Saúde) 7 (Morada do Sol), 4 (Morada do Sol), Cecap e Campo Bonito.

• Redator(es): Darlene Ribeiro