A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeitura reforça importância da vacinação contra HPV e meningite para adolescentes

Vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde
04/04/2018 16:11h


Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeitura reforça importância da vacinação contra HPV e meningite para adolescentes

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria de Saúde, reforça a importância da vacinação contra HPV (papilomavírus humano) e Meningite para adolescentes. Ambas as vacinas são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) do município.

O Ministério da Saúde inseriu a vacina contra HPV para meninos no Calendário Nacional de Vacinação em 2017 e o público alvo será gradativamente ampliado até 2020. O foco da imunização este ano são meninos da faixa etária de 11 a 14 anos. Também devem receber a vacina meninas entre 9 e 14 anos e homens e mulheres vivendo com HIV/Aids de 9 a 26 anos de idade. Os pacientes com HIV precisam apresentar prescrição médica para receber a imunização.

O objetivo da vacina para os meninos é proteger contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais. A imunização masculina também possibilita uma diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, pois minimiza a circulação do vírus na população, beneficiando o público feminino.

A vacina meningocócica C (conjugada) também foi inserida no Calendário Nacional de Vacinação em 2017. Neste caso o público alvo são adolescentes de ambos os sexos entre 11 e 14 anos. Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, os jovens estão resistentes às imunizações. “Além dos adolescentes, os pais e responsáveis precisam se conscientizar que estas vacinas irão protegê-los de doenças graves, como cânceres, no caso da vacina contra o vírus HPV, e a meningite, uma doença sabidamente grave que pode deixar sequelas e levar, inclusive, à morte. As vacinas estão disponíveis nas nossas unidades de saúde”, ressaltou.

Em Indaiatuba 2100 adolescentes se imunizaram contra o vírus HPV em 2017 e 1804 jovens receberam a vacina contra meningite C. Entre o público alvo, a cobertura vacinal no município está em 30% para HPV e 33% para meningite.





HPV

O HPV é nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, lábios, boca, cordas vocais, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.



MENINGITE

A meningite C é uma doença bacteriana caracterizada pela inflamação das meninges (membranas que envolvem o sistema nervoso cerebral) e pode deixar sequelas ou levar à morte se não diagnosticada rapidamente e tratada de maneira adequada. O Ministério da Saúde adotou o reforço da vacina na adolescência após constatar importante queda dos anticorpos protetores poucos anos após a vacinação de lactentes e crianças mais novas.

  • Redator(es): Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 245

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba