Notícias

Trio Diáspora é a atração do projeto ‘Abril Pro Jazz’ deste sábado (14)

  • Publicação: 09/04/2018 16:08h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 275

Foto

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

O ‘Abril Pro Jazz’ é um projeto realizado pela Secretaria de Cultura que irá apresentar diferentes estilos jazzísticos em todos os sábados do mês de abril. Neste sábado, dia 14, será a vez do Trio Diáspora, um power trio liderado pelo baterista Flávio Lima, subir ao palco. A Big Band Villa-Lobos, abriu o mini festival que visa comemorar o Dia Internacional do Jazz, dia 30 de abril. Todas apresentações são gratuitas e acontecem às 20h no teatro do Centro Cultural Hermenegildo Pinto, no Jardim Morada do Sol.

No dia 21 Sara Bonfim subirá ao placo do Centro Cultural do Jardim Morada do Sol para interpretar standards do jazz, acompanhada pelo trio Alien Groove. Encerrando a programação, no dia 28, a apresentação será comandada pela Campinas Jazz Band, liderada pelo saxofonista Bruno Cabral.

As apresentações dos shows do projeto Abril pro Jazz não terão distribuição de ingressos e o público garantirá seu lugar por ordem de chegada. O Centro Cultural Hermenegildo Pinto, também conhecido com o Piano, fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5.924, no Jardim Morada do Sol.

Trio Diáspora - Power Trio

O Trio Diáspora faz parte de um conjunto maior, o Coletivo Musical Diáspora, que traz em sua trajetória a ideia de fazer uma música pouco explorada no nosso país, mas ainda assim, muito bem recebida. Conseguem ser inovadores misturando a interpretação balanceada com o improviso, a combinação de estilos sem clichês, sem preconceitos, seguindo a tendência de fusão de gêneros como uma releitura.

Baseado na formação clássica de um power trio, piano, baixo e bateria, os integrantes Paulo Paz (piano), Fernando de Sá (contrabaixo) e Flávio Lima (bateria) buscam sua inserção nos espaços culturais como os Griôs costumam fazer, socializando saberes e fazeres da cultura, na forma de entrecortadas sessões de improvisação e apresentação de conhecidos clássicos do Jazz.

Sara Bonfim

O show “Todo Esse Som!” vai envolver o público com canções interpretadas pela cantora Sara Bonfim e o trio instrumental Alien Groove, formado pelos músicos Gerson Lima Filho (bateria), Rodrigo Ribeiro (guitarra) e Viktor de Lima (contrabaixo). Com arranjos de Viktor de Lima, o show leva ao público clássicos do jazz como Night And Day, de Cole Porter, Black Coffee, de Sonny Burke, Misty, de Erroll Garner e algumas surpresas. A direção é de Sara Bonfim, que assina a direção musical com o arranjador Viktor de Lima.

A cantora demonstra em sua formação musical e experiência profissional a diversidade de estilos, interpretando canções populares nacionais e internacionais. Dos seus trabalhos, entre os que se destacam estão Grupo Vocal Black Voices (negro spiritual), Trio Vocal Mulheres Brasileiras (MPB), Grupo Vocal Mulheres em Acordes (MPB) e Banda Medley. Por sua vivência e timbre vocal há alguns anos se dedica a apresentações solo com jazz e blues.

O Alien Groove é um trio de música instrumental que mantém a mesma formação desde 2005. No ano de 2006 o grupo lançou o disco “Alien Groove – Ao Vivo’, gravado no teatro do Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) na programação do “Maio Musical”, que é promovido pela Secretaria de Cultura de Indaiatuba. A música Samba do Breako teve destaque internacional, sendo veiculada em rádio no Japão e num curta metragem nos Estados Unidos.

No ano de 2015 o Alien Groove foi convidado pelo site Batera Clube (maior portal de bateria do Brasil) para gravar o especial “Batera Clube Jam Session”. O trio gravou sete músicas autorais em vídeo, que pode ser assistido na íntegra pelo canal oficial do Batera Clube no Youtube.

Campinas Jazz Band

A Campinas Jazz Band é uma reunião de músicos experientes do cenário musical de Campinas e São Paulo, interessados na sonoridade e na estética das big bands, comandados pelo saxofonista Bruno Cabral, que também é integrante da Corporação Musical Villa Lobos.

O grupo explora arranjos mais recentes e também clássicos do jazz e da música brasileira. Tem como objetivo a divulgação da música instrumental, realizando releituras de compositores e arranjadores consagrados, bem como da atualidade.

Tem como referência os arranjos e composições de Sammy Nestico, Thad Jones, Maria Schneider, Count Basie, Gordon Goodwin, Don Sebesky, Bob Mintzer, Michel Camilo, Duke Ellington, bem como compositores brasileiros como Moacir Santos, entre outros.

Programação

Dia 14 - Trio Diáspora, liderado pelo baterista Flávio Lima;

Dia 21 - Sara Bonfim, acompanhada pelo trio Alien Groove;

Dia 28 - Campinas Jazz Band, liderada pelo saxofonista Bruno Cabral.

Serviço

Abril Pro Jazz

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto - avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5.924, Jardim Morada do Sol

Dias, 07, 14, 21 e 28 de abril

Horário: 20h


Fotos


Notícias relacionadas