Prefeitura reforça importância da imunização contra a febre amarela

Vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde; intensificação segue até sexta
11/04/2018 16:23h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Prefeitura reforça importância da imunização contra a febre amarela

A Prefeitura de Indaiatuba reforça a importância de se proteger contra a febre amarela. No final de março a Secretaria Municipal de Saúde recebeu novo lote com 20 mil vacinas contra a doença e está provendo durante esta semana uma intensificação da vacinação. Até sexta-feira (13) a UBS (Unidade Básica de Saúde) 7, no Jardim Morada do Sol, e a UBS 1 (dentro do Hospital Dia) estão funcionando até às 19h especialmente para vacinar as pessoas que ainda não se imunizaram. O atendimento está sendo feito por livre demanda.

“O Ministério da Saúde anunciou em março que todo o território brasileiro será área de recomendação para a vacina contra a febre amarela. A ampliação da área será feita gradualmente até abril de 2019. A Organização Mundial de Saúde já havia incluído o estado de São Paulo entre as áreas de risco da doença em janeiro deste ano e, por meio do mutirão e da intensificação, estamos buscando ampliar a oferta da vacina para que toda a população de Indaiatuba fique devidamente protegida contra esta doença”, comentou a secretária da pasta, Graziela Drigo Bossolan Garcia.

Além da intensificação, as vacinas estão disponíveis em todas as UBS e PSF (Programa de Saúde da Família) do município nos horários de funcionamento das salas de vacina, que podem variar em cada unidade. A recomendação da Secretaria de Saúde é que os interessados façam contato com o posto de saúde para verificar melhor período para receber a imunização. A medida é para evitar o desperdício, uma vez que o frasco é multidoses e deve ser administrado logo após aberto.

Desde o início do ano o deputado Rogério Nogueira (DEM), a pedido do prefeito Nilson Gaspar (MDB), têm solicitado ao Governo do Estado um reforço no abastecimento das vacinas para Indaiatuba e, por meio desta intervenção, o município já recebeu 45 mil doses da vacina somente em 2018. Para receber a vacina basta comparecer a uma das unidades de saúde portando carteira de vacinação, documento com foto e um comprovante de endereço. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria de Saúde, aproximadamente 75% da população do município já está imunizada contra a doença.

CASOS

Indaiatuba não registrou nenhum caso de febre amarela até o momento. Atualmente quatro casos suspeitos estão em investigação ou aguardando resultados de exames. Destes, três pacientes estão em recuperação e um está internado. No total foram 13 notificações este ano, 8 foram descartados. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1º de julho de 2017 e 13 de março de 2018, foram confirmados 920 casos de febre amarela no Brasil, 300 vieram a óbito.

• Redator(es): Darlene Ribeiro