‘Circuito Sesc de Artes’ acontece na concha acústica do parque ecológico no sábado (21)

Projeto promove atividades artísticas gratuitas para todas as idades das 16h às 22h
11/04/2018 16:54h

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

Com parceria da Secretaria de Cultura, Indaiatuba recebe o projeto ‘Circuito Sesc de Artes’ 2018. O evento acontece no sábado, dia 21, na Concha Acústica do Parque Ecológico’, das 16h às 22h. O projeto cultural visa a difusão e circulação de trabalhos artísticos de música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais e tecnologia. As atividades são gratuitas e voltadas para pessoas de todas as idades. Em caso de chuva a programação acontecerá no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação). Confira abaixo a programação.

Circuito Sesc de Artes

De 6 a 22 de abril, o Sesc São Paulo realiza o Circuito Sesc de Artes, evento que circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território. Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a decima edição do Circuito envolve 110 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, que acontecem de sexta a domingo, das 16h às 21h30. São cerca de 600 horas de programação, com apresentações, vivências e oficinas realizadas em praças e ruas, neste evento que propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.

Programação Indaiatuba

Performances Fabulosas / Carolina Velasquez (SP)

Os Fabulosos são seres criados pela artista plástica e performer Carolina Velasquez que mistura elementos humanos, animais e da fantasia. Junto com Mainá dos Santos e Iara de Souza, o público é convidado a interagir com os Fabulosos, brincar com tecidos e bexigas ao vento e com a própria respiração, em um exercício coletivo de dança, movimento e improvisação.

Laboratório de Performances Fabulosas / Carolina Velasquez (SP)

Os participantes recebem palavras-chave e iniciam uma sequência de jogos teatrais com o objetivo de sensibilizar-se ao próprio corpo e ao grupo. Vestindo as máscaras e roupas dos Fabulosos (seres criados pela artista que misturam elementos humanos, animais e da fantasia), cada um poderá criar gestos e movimentos baseados em seu dia a dia ou na livre imaginação, em uma grande brincadeira.

Carta Branca / Cia. do Relativo (SP)

Inspirados por linguagens contemporâneas, quatro artistas ocupam e transformam o espaço vazio com bancos, bolas e tábuas de madeira, que passam a voar pelos ares e deslizar pelo chão. Danielle Siqueira, Victor Abreu, Otavio Fantinato e Tássio Folli combinam elementos do circo, como malabarismo e acrobacias, com dança e música executada ao vivo.

Malabarismo Possível / Cia. do Relativo (SP)

Com a mediação dos artistas, o público participa de jogos cooperativos em sete instalações especialmente desenvolvidas para propiciar uma iniciação a diversas técnicas de malabarismo.

Moacyr Luz & Samba do Trabalhador / Moacyr Luz & Samba do Trabalhador (RJ)

O Samba do Trabalhador é uma tradicional roda de samba realizada às segundas-feiras na zona norte do Rio de Janeiro e comandada pelo cantor, músico e compositor Moacyr Luz. Com mais de 100 músicas gravadas por artistas como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Maria Bethânia e Beth Carvalho, ele vai comandar uma roda de samba completa no Circuito Sesc de Artes.

Leia – Biblioteca na Praça / Muda Práticas Culturais e Educativas (SP)

O espaço que recebe o Circuito Sesc de Artes também ganha uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos. O público poderá, inclusive, fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes.

Escuta Aí & Conta Um Cuento? / As Meninas do Conto (SP)

O grupo paulista de contadoras de histórias apresenta duas ações que permitem grande interação com a plateia. Em “Escuta Aí”, elas fazem intervenções com poemas, quadrinhos, canções e adivinhações, enquanto “Conta um Cuento?” tem histórias e músicas tradicionais de países latinos como Venezuela, Costa Rica, República Dominicana e também do Brasil.

Realidade Virtual / Em Parceria Com A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.

Serigrafia: Uma Viagem Pela Pop Art / Quiosco Cultural (SP)

Oficina sobre a técnica da serigrafia com temática especial da pop art, movimento artístico que teve seu auge nos anos 1960 nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os participantes vão conhecer a técnica, experimentar a impressão em papel e tecido e criar peças com inspiração na pop art e também em ícones brasileiros.

• Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi