Notícias

Cultura passa a ter nova secretária a partir de maio

  • Publicação: 26/04/2018 16:30h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 320

Foto

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

A secretária municipal de Cultura, Érika Hayashi Kikuti, anunciou na terça-feira (24), em entrevista coletiva, que deixa a Secretaria em 2 de maio. Ela explicou que sua decisão foi tomada para que possa se dedicar de forma mais intensa a sua carreira. Erika é bailarina, professora de lyrical Jazz no Brasil e exterior, coreógrafa premiada e co-diretora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil.

No comando da Secretaria desde 1997 desenvolveu vários trabalhos na Secretaria de Cultura de Indaiatuba. Nesse período, a Prefeitura implantou projetos como Oficinas Culturais, Feira de Troca de Livros, Festival de Música (Rock,MPB e Raiz), Mostra de Artes Cênicas, Seresta das Letras, Salão de Artes Visuais, Prêmio Literário Acrísio de Camargo,ampliação do Maio Musical Festival da Cultura Popular e Tradicional, implantação do Conselho Municipal de Cultura, formação da Orquestra Jovem de Indaiatuba hoje Orquestra Sinfônica, Encenação da Paixão de Cristo, etc. Também trouxe para Indaiatuba grandes parcerias como a Virada Cultural Paulista, Projeto Guri, Passo de Arte entre outros.

Nos mais de 21 anos à frente da pasta, Érika Hayashi Kikuti, ressaltou que deixa a Secretaria com a certeza de que cumpriu a missão que lhe foi confiada. “Minha despedida será na abertura do Maio Musical, no dia primeiro de maio e meu último dia na secretaria é no dia 2. Há algum tempo venho conversando com o prefeito Nilson Gaspar sobre minha vontade em deixar a Secretaria. Estou em um momento de minha vida que minha alma, meu corpo, estão pedindo para eu me dedicar a minha vida artística e não consigo mais conciliar a gestão da Cultura com meus projetos pessoais”.

Sobre a sucessão na pasta, Erika explicou que procurou indicar um nome com experiência em gestão e que unisse a Cultura à Educação, pois são pastas que caminham juntas. “O prefeito me pediu uma sugestão de um nome para me substituir. Pensei muito e parti do princípio de que Cultura e Educação andam de mãos dadas. A pessoa que assumirá a Cultura a partir do dia 03 de maio, já vem realizando trabalhos junto à Secretaria e entende a importância desta união. Sugeri a primeira-dama, Tânia Castanho, uma profissional de carreira e capacitada para assumir o trabalho da Secretaria”, conclui Érika.

O prefeito Nilson Gaspar agradeceu e enalteceu o trabalho realizado por ela. “Há mais de um ano a Érika vem conversando comigo sobre sua saída. Tentei postergar ao máximo este dia, mas ele chegou. Respeito a decisão dela, aliás temos uma relação profissional e de amizade, e admiro o trabalho que realizou à frente da pasta”, comentou.

Sobre a indicação do nome da primeira-dama, Gaspar disse que a decisão foi tomada em conjunto com um grupo de trabalho. “Concordo com a Érika quando ela diz que Cultura e Educação são complementares e digo isso desde a época de campanha. A Tânia é uma profissional capacitada e vem desenvolvendo trabalhos importantes como a Páscoa Encantada, Papo Jovem, Parada de Natal, São João na Praça, além do resgate do 7 de Setembro e a criação do Espaço Avançar. Tomei essa decisão em conjunto com uma equipe técnica. Avaliamos que ela possui competência e está preparada para assumir a esse novo desafio”, finalizou.

Nova secretária

Tânia Castanho assume a Secretaria Municipal de Cultura em 3 de maio. Com 26 anos de experiência em Gestão Pública na área da Educação e áreas correlatas nas esferas estaduais e municipais, Tânia é graduada em Pedagogia com especialização em Educação Especial pela Universidade de São Paulo (USP). É Especialista em Design Institucional pela Universidade Federal de Itajubá; Especialista em mídias pela Universidade Federal de São João Del Rei; Especialista em Gestão pela Facinter; Curso de formação tutorial – Organização dos Estados Americanos – OEA – Washington. D.C; Especialista em Qualidade da Educação Básica – Organização dos Estados Americanos – OEA Washington. D.C; Curso de Liderança: organizado por Secretaria do Estado de São Paulo e Curso de Extensão Cultural - organizado por Secretaria do Estado de São Paulo, 1993.

Trabalhou como professora da Rede Pública Estadual de 1992 a 1994; vice-diretora de Escola de 1994 a 1997; diretora de Escola Estadual de 1997 a 2002; coordenadora de Escola Estadual em 2002; professor capacitador da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba de 2003 a 2007; diretora de área administrativa e informática educacional na Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba de 2007 a 2016 e desde 02 de julho de 2016 até o presente momento está em seu cargo de concurso, que é Professor designado Professor Supervisor C3.

Érika Hayashi Kikuti

É formada em Educação Física pela PUC Campinas. Bailarina, coreógrafa e co-diretora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil. Na área da dança atuou em companhias como o Grupo Raça (com direção de Roseli Rodrigues) e Companhia Dançar (com direção de Rose Calheiros). Entre seus principais prêmios como coreógrafa destacam-se diversos primeiros lugares na categoria no Festival de Dança de Joinville. É frequentemente convidada para ser jurada de mostras e competições de dança. Sua companhia, Galpão 1, também já realizou diversas aberturas, como convidada, das noites do gênero jazz dance do evento Passo de Arte. Em agosto de 2009 ministrou aula de lyrical jazz, na Broadway Dance Center, em Nova York e em março de 2017, na Crossroads of Arts, em Los Angeles, Califórnia. Entre 2010 e 2014 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville e também jurada na modalidade jazz. Ocupa a Secretaria de Cultura de Indaiatuba desde 13 de janeiro de 1997.


Fotos


Notícias relacionadas