Prefeitura de Indaiatuba intensifica campanha de vacinação contra a gripe

Objetivo é melhorar cobertura vacinal entre crianças e gestantes
06/06/2018 11:24h

Foto: Eliandro Figueira - Arquivo RIC/PMI
Prefeitura de Indaiatuba intensifica campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Indaiatuba inicia nesta quarta-feira (06) uma intensificação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que foi prorrogada até o dia 15 de junho. Além de todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF (Programas de Saúde da Família), a vacina também será disponibilizada em seis diferentes locais nos próximos dias, entre eles feiras livres e na Praça Dom Pedro II. Confira os locais abaixo.

A ação é direcionada especialmente para as crianças e gestantes, público cuja cobertura vacinal está muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. Desde que a campanha foi iniciada, em 23 de abril, até esta segunda-feira (4) foram imunizadas 5.304 crianças, taxa de cobertura de apenas 42%, e 1.275 gestantes, cobertura de 55%. Entre puérperas e idosos a cobertura está mais próxima do ideal, alcançando 82% e 84%, respectivamente.

A Secretária de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, afirma que espera melhorar os índices de cobertura vacinal até o termino da campanha. “Resolvemos promover esta ação para levar a vacina em locais de grande circulação de pessoas e em horários alternativos. Desta forma ampliamos ainda mais os locais de disponibilização da vacina nesta reta final da campanha. Vale lembrar que a imunização oferece proteção contra os vírus influenza A/H1N1, influenza A/H2N3 e influenza B, causadores da chamada SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)”, explicou.

A vacina é direcionada a gestantes e mães até 45 dias após o parto, crianças a partir de 6 meses a menores 5 anos de idade, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e professores de escolas públicas e privadas.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, a vacinação é um meio altamente eficaz de prevenção de influenza e não causa reações após a aplicação, nem gripe nem resfriado.

LOCAIS DE INTENSIFICAÇÃO DA VACINA CONTRA A GRIPE:

06/06 - Feira Livre Noturna (Parque Ecológico – Barco) das 17h às 21h

08/06 – Feira Livre Noturna (Centro de Convenções) das 17h às 21h