Eventos no Bosque e Parque Temático fecham programação da Semana do Meio Ambiente

Parque Temático e Bosque do Saber tiveram ações de educação ambiental
11/06/2018 15:42h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

Indaiatuba fechou a programação da Semana do Meio Ambiente no fim de semana com ações educativas no Parque Temático e Bosque do Saber. Na manhã de sábado (09), o prefeito Nilson Gaspar (MDB) participou da soltura de alevinos no lago do Parque Temático e, no domingo (10), a programação ambiental foi concentrada no Domingo Ecológico do Bosque do Saber. A programação do município para a Semana do Meio Ambiente também contou com plantio, doação de mudas, apresentações de teatro e dos projetos “Trilha das Águas” e “Semeando”, voltado a estudantes de escolas municipais.

O público que passou pelo Parque Temático, na manhã de sábado, pode participar da soltura de 12 mil peixinhos no córrego Barnabé, aprender um pouco mais sobre as atividades dos escoteiros, com o Grupo de Escoteiros Rosa dos Ventos, e ainda levou para casa uma das 400 mudas de hortaliças que foram doadas no local. O evento organizado pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente contou, também, com inscrição e doação de mudas do projeto Click Árvore e pode conhecer um pouco mais sobre o controle de qualidade da nossa água, com o laboratório móvel do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), sobre o trabalho da Defesa Civil na orientação de combate a incêndio, o Programa de Biodiesel e o Programa de Controle da Dengue.

O Projeto “Domingo Ecológico” realizado na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, fechou oficialmente a programação de 2018 da Semana do Meio Ambiente. O evento contou com Gincana Ecológica com a equipe Terra Encantada da empresa Domus; peça teatral com o tema Meio Ambiente da empresa Mann Hummel; Oficina de Pancs (Plantas alimentícias não convencionais) e Oficinas sobre feiras de Ciências.

O prefeito Nilson Gaspar ressaltou que o município desenvolve uma série de projetos voltados ao meio ambiente e é importante aproveitar essa semana comemorativa para mostrar um pouco dessas ações. “São ações que podem parecer simples, em um primeiro momento, mas que fazem muita diferença quando o assunto é meio ambiente. Indaiatuba tem feito sua lição de casa nessa área, tanto que estamos conseguindo melhorar cada vez mais nossos índices dentro do Programa Município VerdeAzul”, justificou.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado terça-feira (05), com o plantio de 200 mudas de árvores de espécies nativas no entorno da Rota dos Cavaleiros. A programação comemorativa também contou com a equipe do Projeto Click Árvore fazendo a doação de mudas nas praças Dom Pedro II, Rui Barbosa e Prudente de Moraes, e muitas atividades com os estudantes das escolas da Rede Pública Municipal.

Durante toda a semana, os alunos participaram de palestras e peças teatrais sobre o tema, além dos projetos “Trilha das Águas”, em parceria com o Saae; Projeto “Semeando”, que entre outras coisas, incentiva a alimentação saudável; e do Projeto “Rota de Recicláveis”, desenvolvido em parceria com a Corpus, no qual as crianças conhecem como a Prefeitura faz a coleta e a triagem do material reciclável gerado pelos munícipes.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno