Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 22 de junho

Secretaria de Saúde está intensificando a vacinação nas creches
14/06/2018 13:45h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 22 de junho

A Prefeitura de Indaiatuba informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pela segunda vez e agora segue até o dia 22 de junho (sexta-feira), conforme determinação do Ministério da Saúde. Em razão da baixa cobertura vacinal entre gestantes e crianças, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a vacinação especialmente para estes públicos-alvo.

Nesta sexta-feira (15) uma equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica estará ofertando a vacina na Feira Livre Noturna, em frente ao Centro de Convenções, das 17h às 21h. No sábado (16) a vacina será disponibilizada na Praça Prudente de Moraes, durante as festividades do “São João na Praça”, das 15h30 às 21h. É necessário apresentar a carteira de vacinação.

Além disso a imunização contra a influenza está sendo intensificada em creches públicas e privadas. “As unidades de saúde de Indaiatuba estão agendando a imunização nas unidades educacionais nos horários de saída das crianças, desta forma esperamos melhorar a cobertura vacinal no nosso município, especialmente entre os pequenos”, comentou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz. A vacina continua disponível também em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família) do município.

A campanha foi iniciada dia 23 de abril e tem como foco imunizar gestantes e mães até 45 dias após o parto, crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos de idade, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e professores. Portadores de doenças crônicas deverão apresentar carta médica contendo o CID da doença. Já os profissionais da saúde e professores devem apresentar crachá ou algum documento que comprove o ofício.

Até dia 04 de junho foram imunizadas 5.304 crianças, taxa de cobertura de apenas 42%, e 1.275 gestantes, cobertura de 55%. Entre puérperas e idosos a cobertura está mais próxima do ideal, alcançando 82% e 84%, respectivamente. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público alvo. Após o término da Campanha de Vacinação contra a Gripe, as doses remanescentes serão ofertadas também para crianças entre 5 e 9 anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos.

• Redator(es): Darlene Ribeiro