Notícias

Com apoio da Prefeitura Festival Gastronômico encerra a 7ª edição com festa no Parque Ecológico

  • Publicação: 02/07/2018 15:37h
  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 508

Foto

Foto: Divulgação

Com apoio da Prefeitura a 7ª edição do Festival Gastronômico ‘Sabores da Terra’ acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho, no estacionamento do Parque Ecológico. O evento reúne gastronomia diversificada, aulas-show com a presença de chefs renomados, cerveja artesanal e muita música para fechar em grande estilo a terceira passagem do Festival por Indaiatuba-SP.

A tradicional festa de encerramento acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho, sábado a segunda-feira, próximo ao estacionamento do Parque Ecológico, um dos cartões-postais da cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

O evento é uma opção única e exclusiva para que o público vivencie momentos de lazer e entretenimento durante o feriado prolongado em que se comemora os 86 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.

A ampla praça de alimentação a céu aberto, com mais de 20 expositores e grande variedade de pratos da culinária regional de raiz, recebe os visitantes das 12h às 22h, no sábado (7) e no domingo (8), e das 11h às 16h, na segunda-feira, feriado de 9 de julho. A entrada é gratuita, mas sugere-se um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada para o Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba.

O “Sabores da Terra”, criado em 2016 pela Elo Produções, entra em seu terceiro ano de sucesso e celebra a sétima edição. Seis cidades já receberam o evento. Indaiatuba, Valinhos, Jaguariúna, Holambra, Águas de Lindoia e Vinhedo ¬foram contempladas pelo seu formato inovador e atrativos para todas as idades.

Pelo menos 45 mil pessoas passaram pelas seis festas de abertura e encerramento promovidas pelo festival, que mantém fiel sua filosofia de valorizar a gastronomia regional e promover a interação e o intercâmbio entre chefs, cozinheiros e produtores rurais.

A terceira edição em Indaiatuba começou no dia 18 de junho com a participação de 13 restaurantes, que oferecem aos visitantes menus fechados, a preços acessíveis, com entrada, prato principal e sobremesa. A primeira fase termina no dia 1º de julho (domingo).

O “Sabores da Terra” ainda promoveu, com grande sucesso, a Semana Acadêmica de Gastronomia, de 25 a 29 de junho, com aulas-show e palestras gratuitas, com a participação de chefs convidados e produtores da cidade. A Semana aconteceu na Faculdade Max Planck, parceira do evento desde a primeira edição e contou com mais de 400 participantes.

História da região é revelada pela gastronomia

Quem passar pelo Parque Ecológico de Indaiatuba, de 7 a 9 de julho, terá a chance de provar uma explosão de sabores de receitas tradicionais, que fazem parte da história da região.

O “Sabores da Terra” procura manter viva as memórias e a cultura dos lugares por onde passa por meio da culinária, dando ênfase as riquezas da região, ingredientes e aos produtores rurais. E não será diferente na festa final em Indaiatuba.

A programação traz como atrativos aulas-show e workshops gratuitos, com a presença de chefs e cozinheiros convidados, além de aulas de degustação com adesão. A Arena de Experiências, terá uma cozinha montada pela Total Cozinhas e contará com o apoio dos alunos de gastronomia da Faculdade Max Planck, ambas patrocinadoras do Festival.

Aulas-show e homenagem ao Virado à Paulista

Um prato, que se tornou típico no Estado de São Paulo, recebe uma grande homenagem Festival “Sabores da Terra” no sábado (7), a partir das 13h. Trata-se do Virado à Paulista, que em fevereiro de 2018, foi tombado como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo.

A iniciativa, inédita no Estado, reconheceu formalmente a importância da gastronomia como bem cultural e histórico de um povo. Para homenagear o prato tradicional, que é composto, com algumas variações, por virado de feijão, ovo frito, banana empanada e bisteca suína, o jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, pesquisador e divulgador da gastronomia brasileira, irá prepará-lo, ao vivo, durante aula-show na Arena de Experiências.

Para completar a homenagem, foi feita uma parceria com a Fábrica ICB, braço do Instituto da Cerveja Brasil, recém-inaugurada, em Indaiatuba, que chega com a proposta de desenvolver atividades educacionais e acelerar novos projetos no ramo. Assim, o chef de cozinha bier sommelier e um dos cinco sócios da Fábrica ICB, Alex Moraes, fará uma harmonização de cerveja para compor o Virado.

Ainda no sábado (7), às 15h30, quem entra na arena é a chef Vivi Góes para ensinar como fazer o famoso corte “Boca de Anjo” em lanches especiais. Vivi é formada cozinheira profissional, gastronomia e alta cozinha, além de cozinha italiana, oriental e ítalo-francesa.

No domingo (8), a partir das 12h, o renomado chef Erik Alsaro, que abraçou o evento desde a primeira edição, está de volta ao “Sabores” para ensinar o preparo da tradicional Paella Caipira. Um prato que sempre deixa um gostinho de “quero mais” por onde passa. Já com a receita anotada, os visitantes terão a chance de tirar a prova por um preço acessível. Ainda no domingo (8), será realizada uma brassagem de cerveja, ao vivo, pela equipe da The Hops em parceria com a Cervejaria Donnerstag.

Para o feriado de segunda-feira (9), às 12h, uma aula show especial, contará com a presença do chef Danilo Pagani, formado pelo Instituto Gastronômico das Américas, com especialização em gastronomia italiana e membro da Federação Italiana de Cozinha FIC Itália. Danilo vai ensinar o prato mais tradicional do Paraná, mais especificamente do litoral paranaense, que é o Barreado.

De origem açoriana, o prato segue o mesmo ritual há mais de 300 anos. Essa tradição, que é mantida na Festa do Fandango, que homenageia os marujos, poderá ser conferida de perto no “Sabores da Terra”.

E tem mais: às 15h, de segunda-feira (9), acontece aula-show com o chef Filipe Frischetti com o tema “Carnes e Defumação”. Frischetti é graduado em Diplome de Cusine pela Le Cordon Bleu, com especialização em defumação pela Pitmastres Brasil e integrante da KCBS (Kansas City Berbeque Society).

Na alameda de gastronomia, os visitantes terão a chance de experimentar incríveis pratos nos estandes espalhados pelo recinto da festa. O famoso porco espalmado, feijoada, menus que dão ênfase ao bacon, hambúrgueres artesanais, espetinhos especiais, pratos típicos das culinárias portuguesa, mexicana e italiana, além de opções doces e rótulos exclusivos de cervejas artesanais incrementam a praça de alimentação.

A Ilha do Sabores traz toda a variedade da culinária feita ao fogo no chão, como a queima do alho, tradicional comida servida aos tropeiros.

Dentro do objetivo de aproximar o produtor do público, o “Sabores da Terra” leva a Indaiatuba a Feira do Produtor, espaço em que o visitante encontra produtos de qualidade da região, como mel, cachaças, paleta mexicana, pastel de Belém, doces mineiros, queijos, acessórios, entre outras iguarias.

Música embala a festa

Para animar ainda mais a festa no Parque Ecológico durante os três dias de evento, o Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” traz shows especiais com artistas locais e da região.

A programação começa no sábado (7), às 20h, com Letícia Nicolielo e Rodrigo Begali, que fazem o um tributo às cantoras Cássia Eller, Amy Winehouse e ao cantor Cazuza.

Para o domingo (8), também às 20h, a atração é a banda The Brothers, que traz clássicos internacionais e que promete não deixar ninguém parado.

Na segunda-feira (9) feriado, a partir das 12h, o show fica por conta da banda Roça 'N’ Roll. "Do Rock ao Baião, de Pink Floyd a Gonzagão" define bem a versatilidade do repertório e dos músicos experientes e premiados, que integram a banda Roça 'N' Roll.

A banda da cidade participa ativamente no meio musical há mais de 20 anos: Cássio Domingues, Valgério Gianotto, Tocha Nogueira, Nau Martins e David Quitzau uniram-se com a proposta de promover a alegria e o bem-estar de um festejo na "ROÇA" com a energia sonora do ROCK N’ROLL.

O convite para participar do evento surgiu pela proposta da banda que desenvolveu um estilo musical próprio, que promove a reconexão com a memória popular, fazendo transbordar a alegria das antigas quermesses.

Ao invés dos instrumentos eletrificados ou eletrônicos, possuem uma proposta original, que mistura violões, violas caipiras, viola de cocho, cavaquinho, banjo americano, rabecão (contrabaixo), cajon, triangulo, pandeiro e chocalhos, interpretando canções consagradas de artistas nacionais e internacionais, sucessos enraizados na alma popular.

Outro diferencial na festa de encerramento do “Sabores da Terra”, em Indaiatuba, é o espaço dedicado às crianças. A ampla área kids da Império Eventos, traz como atrativos brinquedos infláveis, simuladores, pula-pula e a presença de monitores especializados.

Serviço

7º Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”

Local – Concha acústica do Parque Ecológico de Indaiatuba-SP

Endereço – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, s/n, Vila Sfeir, Indaiatuba-SP

Dias – 7 a 9 de julho, sábado a segunda-feira

Horários:

Sábado – 12h às 22h

Domingo – 12h às 22h

Segunda-feira (feriado) – 11h às 16h

Entrada – Gratuita – sugere-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível

Informações – www.festivalsaboresdaterra.com.br

Realização – Elo Produções

Co-realização – Wb Vinhedo

Apoio – Prefeitura de Indaiatuba, Faculdade Max Planck, Lógica Digital, Cine Topázio

Patrocínio: Castelo Alimentos Vida Leve, Nespresso, Arroz Prato Fino, Royal Palm Hotels & Resorts, R4 Group, Total Cozinhas e Faculdade de Tecnologia (Fatec-Jundiaí)

Shows

Sábado – 7/7

12h30 - Rodrigo Begali - MPB | samba | Jazz e internacionais

20h – Tributo à Cássia Eller, Cazuza e Amy Whinehouse, com Letícia Nicolielo e Rodrigo Begali

Domingo – 8/7

12h30 – Robson e Nani – Show de Viola e Sertanejo

20h – The Brothers – Rock Nacional

Segunda – 9/7

12h – Banda Roça 'N’ Roll

Lista de Expositores Confirmados

Alameda de Gastronomia

Apaixonado por Churrasco - Porco Espalmado

Arriba Paleteria

Bacon Artesanal

Balnas Burger

Boutique da Batata

Boteco Sabor Caipira - Queima do Alho

Chocolateria Rosa de Saron

Danyllo Cunha Buffet - Feijoada

Don Ramón - mexican bar & grill

Domenico Busi

Espetinho Do Cleitão

Explosion Grill

Gostinho Artesanal

Margot Casa De Chá & Arte

Marina´s Pastel

Portugalia Sabores de Portugal

Rotisserie Pasta Per Tutti

Simetria Restaurante

Cervejarias

Disk Chopp do Alemão

Calavera

The HOPS

Alameda de Produtores

Apiário Itaici

AMB Acessórios

Cachaça Artesanal Fazendão

Cachaça de Cambuci Santo André

Doces Mineiros

Queijaria Bonanni

Maria Terra

Rock Mor Gifts


Notícias relacionadas