Uso de Zona Azul por aplicativo soma 39% das vendas na primeira quinzena de operação

Mesma porcentagem foi registrada nos pontos de venda
19/07/2018 15:24h

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A utilização da Zona Azul por meio do aplicativo representou 39% das vendas na primeira quinzena de operação do novo sistema eletrônico em Indaiatuba. A porcentagem é superior ao esperado para o período, que seria de no máximo 20%, com base em outros municípios onde o sistema foi implantado anteriormente. A mesma porcentagem - 39% foi registrada nos pontos de venda espalhados pela cidade. Os outros 22% dos tíquetes vendidos no período foram adquiridos diretamente com as monitoras que fazem a fiscalização nas ruas. A Zona Azul Eletrônica de Indaiatuba entrou em operação no dia 30 de junho.

A Tecpark, que é a empresa que tem a concessão do serviço de estacionamento rotativo do município, continua com uma equipe extra de funcionários nas ruas atendidas pelo sistema para orientar os usuários. “Estamos mantendo uma equipe extra nas ruas para orientações pontuais, mas a implantação vem sendo um sucesso”, informou o gerente de operações da empresa, Reinaldo Pereira.

O sistema eletrônico faz parte do plano de modernização da Zona Azul que também inclui o aumento da oferta de vagas de estacionamento na região central da cidade e na avenida Francisco de Paula Leite. Foram ampliadas 417 vagas de estacionamento rotativo, além de 25 para idosos e 11 para deficientes, no Centro e na avenida Francisco de Paula Leite. Antes, a Zona Azul oferecia 816 vagas comuns, 52 para idosos e 19 para deficientes.

Para a utilização do estacionamento rotativo em Indaiatuba o usuário do serviço precisa baixar gratuitamente o aplicativo Digipare no celular. Pelo aplicativo será possível adquirir créditos e escolher o período de utilização do estacionamento. Ao estacionar, o usuário poderá emitir o tíquete diretamente pelo celular, descontando o valor do saldo total dos créditos adquiridos previamente. O sistema permite a renovação do tempo de uso da vaga até o tempo limite de duas horas.

Quem não quiser baixar o aplicativo no celular terá a possibilidade de comprar créditos para uso em determinado período de tempo em mais de 60 postos de vendas existentes nas áreas de abrangência da Zona Azul, ou com os fiscais na rua.

Os talões convencionais que já foram adquiridos deverão ser trocados por créditos no aplicativo dentro do prazo de 90 dias, a partir da data de início do novo sistema.

A Zona Azul continua funcionando de segunda à sexta-feira, das 10h às 15h30, e aos sábados, das 9h às 12h. Aos domingos o estacionamento é livre. O valor permanece o mesmo: R$ 0,90 por meia hora e R$ 1,60 por hora.

Aplicativo

Para instalar o aplicativo no celular é preciso digitar "zona azul" na barra de busca da sua loja de downloads (App Store do iPhone ou Play Store do sistema Android) e procurar na lista pelo Digipare. Após fazer o download gratuito é necessário cadastrar o CPF do usuário e os dados do veículo. A compra dos créditos da Zona Azul pode ser feita com cartão de crédito.

Ao estacionar o motorista acessa o app, escolhe o tempo que vai ocupar a vaga e paga o tíquete diretamente pelo celular com toda a comodidade e conforto.

Usuários cadastrados no sistema Digipare (pelo CPF) também podem emitir o tíquete enviando SMS ou fazendo uma ligação 0800 e ouvir as instruções de uso até o final da ligação. As informações completas estão disponíveis no link www.digipare.com.br/cidades

Seja qual for o meio de pagamento escolhido, é imprescindível informar corretamente a placa do veículo que vai ocupar a vaga da Zona Azul no ato da emissão do tíquete. Esta informação é fundamental para que o motorista evite multas no estacionamento rotativo.

Se o usuário tem mais de um veículo cadastrado no sistema é necessário sempre observar para qual placa está emitindo o tíquete.

Em caso de dúvidas o motorista deverá consultar o SAC da Digipare: 0800-941-3444, ou, se preferir, pode mandar um e-mail para a equipe de atendimento no endereço eletrônico: contato@digipare.com.br.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno