Mais de 120 atores e 40 bailarinos participam de encontro regional em Indaiatuba

Curadores Sérgio Ferrara e Ismael Ivo comentam realização do evento na cidade
07/08/2018 17:03h

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Mais de 120 atores e 40 bailarinos de diversos municípios paulistas participaram do Encontro Regional de Teatro e Compartilhamento de Processos da Dança, sediado em Indaiatuba nos dias 04 e 05 de agosto. A ação, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, integra o Programa de Qualificação em Artes, cujo objetivo é promover a orientação artística de grupos de teatro e dança do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.

O Corpo Estável de artistas de Indaiatuba, professores e líderes de grupos de dança do tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar gratuitamente na oficina com o coreógrafo e videomaker, Alex Soares. Outra oficina de dança para os profissionais do município será realizada dia 25 de agosto com o bailarino, coreógrafo e artista visual, Samuel Kavalerski.

À noite o público teve a oportunidade de conferir gratuitamente duas peças de teatro no Ciaei. No sábado a RZ Cia de Dança, de Piracicaba, apresentou a peça ‘Pêndulo’. No domingo foi a vez da Cia. D’Vergente, também de Piracicaba, apresentar a peça Revista [me] Brasilis.

DANÇA

O Compartilhamento de Processos da Dança foi realizado no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, no sábado (04) e domingo (05). O curador, Ismael Ivo, que também é bailarino, diretor do Balé da Cidade de São Paulo e codiretor do Teatro Municipal de São Paulo, comentou que a ideia do projeto de qualificação em artes, especificamente em dança, é exatamente descentralizar as ações da capital paulista e identificar talentos que estão no interior e precisam de visibilidade e atenção. “É preciso criar mais projetos que atendam essa necessidade dentro das diferentes regiões do estado. Muitas cidades tem dançarinos talentosos aguardando duma oportunidade de serem vistos”, ressaltou.

Segundo ele a Prefeitura de Indaiatuba incentivou a realização do encontro na cidade. “Fomos muito bem acolhidos e a Secretaria Municipal de Cultura preparou os espaços para receber esse evento que promove um intercâmbio cultural muito importante, isso é investir e valorizar a cultura. Promover a cultura é dar a oportunidade para que as pessoas possam participar de momentos como este, com diálogos, troca de informações e direcionamentos. É um tipo de política cultural muito importante que defendo sempre”, comentou.

TEATRO

No encontro de teatro, que foi realizado sábado (04) e domingo (05) no Ciaei, as companhias de teatro apresentavam um trecho de uma peça própria e, na sequência, o curador Sérgio Ferrara, um dos mais respeitados diretores de teatro do Brasil, fazia uma análise e dava orientações para o aprimoramento da proposta. Segundo ele é muito importante investir nos jovens do interior do estado, dar visibilidade e fazer com que eles possam viabilizar suas ideias. “A intenção é qualificar e formar os grupos promovendo autonomia, no sentido de poderem fazer a gestão dos seus trabalhos criativos. Esse encontro tem a função de socializar ferramentas de trabalho, onde cada um aprende um pouco com o processo do outro e também traz o seu depoimento”, afirmou.

Pela primeira vez em Indaiatuba, Ferrara disse que, ao sediar o Encontro Regional, a cidade se torna uma referência para outros municípios. “Fiquei apaixonado pelo Ciaei, sua arquitetura, os espaços que promove, o tamanho e a qualidade do palco. Da mesma forma, todos os jovens atores de muitos municípios que participaram do evento também puderam conhecer Indaiatuba e esse espaço maravilhoso para apresentações culturais. Quem sabe podemos trazer mais mostras e espetáculos”, exclamou.

Após a fase de apresentações, que acontecem também em outras cidades paulistas, serão selecionados alguns grupos para participarem da mostra final, que será realizada em novembro em Lençóis Paulista.

• Redator(es): Darlene Ribeiro