Fundação Pró-Memória oferece curso escola do patrimônio em parceria com a Unicamp

Curso gratuita será realizado nos dias 17 e 18 de dezembro
12/12/2019 10:30h

Foto:

Mais uma vez a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba oferecerá um curso em parceria com o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Campinas. A formação gratuita abordará os temas Patrimônio, História, Memória e Preservação do Patrimônio Cultural e integra a ‘Escola do Patrimônio’, projeto de extensão que ocorre anualmente, desde 2014, resultante da parceria com Unicamp.

O curso denominado "Debates contemporâneos do campo patrimonial" será oferecido no dia 17 de dezembro, das 14h às 18h e, no dia 18, das 9h às 13h e das 14h às 18h e ocorrerá na Tulha do Museu Municipal Casarão Pau Preto, situada na Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto. Os interessados deverão fazer a inscrição do dia e local do evento. Os cursos serão realizados na Tulha do Museu Municipal Casarão Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477.

As aulas abordarão os seguintes tópicos: “Esquecimento, memória e identidade”; “Usos da memória entre instituições e o ativismo civil contemporâneo” e “Patrimônio cultural brasileiro”. O curso será ministrado pelos mestres em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Helena Tavares Gonçalves e Fernando Pascuotte Siviero. Confira os currículos:

Helena Tavares Gonçalves: graduada em ciências sociais pela Unicamp, atuou na gestão da política pública de patrimônio cultural, exercendo a função de coordenadora técnica na Superintendência do Iphan no Amapá e de consultora da Unesco na Superintendência do Iphan em São Paulo em um projeto de salvaguarda de bens culturais imateriais registrados. Atualmente está vinculada ao Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Unicamp na linha de pesquisa em Memória Social e Patrimônio Cultural, onde desenvolve pesquisa sobre as formas de habitar os centros históricos tombados.

Fernando Pascuotte Siviero: historiador e professor de história formado pela Unicamp, e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan, com pesquisa sobre Educação Patrimonial como ferramenta de gestão e preservação em centros históricos urbanos tombados. Atualmente, é professor de História da rede privada de ensino e pesquisador autônomo sobre História e Patrimônio Cultural.

Mais informações pelo telefone: 3875-8383

• Redator(es): Darlene Ribeiro