A comemoração da Semana dos Museus será nos dias 16 e 17

28/04/2009 15:37h

Desde a instituição da Política Nacional de Museus, em 2003, a Semana Nacional de Museus vem sendo promovida no mês de maio, em todo o Brasil. A Fundação Pró-Memória participa elevando mais uma vez o Museu de Indaiatuba e divulga a programação dos dias 16 e 17, no Casarão.

Casarão Pau Preto

A construção data do início do século XIX, provavelmente entre 1810 e 1820, no auge da economia açucareira na Capitania de São Paulo, tendo, portanto, aproximadamente 200 anos. Sua construção é contemporânea a da igreja Matriz que teve início em 1807.

Originalmente construído em taipa de pilão e tendo paredes de pau-a-pique (ou taipa de mão), ao longo desses quase dois séculos de existência o Casarão Pau Preto sofreu acréscimos com o emprego da técnica de alvenaria de pedras e alvenaria de tijolos.

“A taipa de pilão, é um processo antigo de construção, usado pelos jesuítas nas primeiras construções de São Paulo, sendo de taipa, o antigo Colégio (atual Pátio do Colégio na Cidade de São Paulo). Com a imigração dos primeiros habitantes de Piratininga, fundando povoações vizinhas, estes núcleos primitivos tinham como característica comum suas igrejas e seu casario construídos em taipa.

A técnica da taipa de pilão, era muito simples e resistente quando bem construída. Encontrando-se, ainda, exemplares deste tipo de edificação com de mais duzentos anos. A mão de obra empregada era o braço escravo, índio ou negro, e perdurou até meados do século dezenove, em São Paulo”.

No ano de 1983, através do Decreto 2615, o Casarão Pau Preto foi declarado de Utilidade Pública com a finalidade de instalação de museu histórico, centro cultural e parque de lazer. Em 1993, o Casarão Pau Preto e dependências passaram a integrar o patrimônio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba efetivamente instalada. Entre os anos de 2006 e 2007, houve uma reestruturação e o Casarão passou a abrigar, além do museu, a biblioteca Rui Barbosa e o auditório Tulha. A partir deste momento o espaço passou a se chamar Casarão Cultural Pau Preto.

Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional - IPHAN

Desde a instituição da Política Nacional de Museus, em 2003, a Semana Nacional de Museus vem sendo promovida no mês de maio, em todo o Brasil. A programação sempre conta com projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras inúmeras ações que intensificam as relações dos museus com a sociedade, como a comunicação, a educação e o resgate da memória.

COMEMORAÇÃO SEMANA DOS MUSEUS

Dias 16 e 17 – Sábado e domingo. – das 10h às 19h. No Jardim do Casarão.

Dia 16, sábado, das 10h às 19h.

Exposição “O Turismo também conta História”.

Fotografias dos pontos histórico-turísticos da

cidade de Indaiatuba.

Associação Indaiatubana de Artesanato – AIA.

Produtos referenciando a cidade de Indaiatuba.

I Feira do Livro de Indaiatuba.

Várias Editoras.

Dia 17, domingo, das 10h às 19h – Exposição Rural.

Produtos do Sítio São José do Circuito das Frutas.

Dia 17, domingo, às13h30 - Passeios da Memória.

City Tour com trenzinho. Saída do Casarão, parada no Museu Ferroviário e segue pelo trajeto do “Passeios da Memória”. Com monitores do Departamento de Turismo.

Dia 17, domingo, às 13h40 – Palestra Museu Ferroviário.

Palestra com o coordenador do Museu Ferroviário de Indaiatuba, José Henrique Dercole, com o tema “História da Ferrovia”, a importância da Ferrovia para a cidade de Indaiatuba.

Dia 17, domingo, às 16h30 – Show.

Show com o animador Infantil Koringa.

Atrações: Museu Casarão Pau Preto / Biblioteca Rui Barbosa / Auditório Tulha / Oficina de Música / Oficina de Literatura / Oficina de Artes / Cine Clube Casarão / Sala de Inclusão Digital / Curso de Informática / Playground / Wi-fi Zone / Tai Chi Chuan

Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto

• Redator(es): Pérola Werdesheim