I Conferência Municipal de Cultura organizará grupos de discussões para criação de novas propostas

22/10/2009 15:38h

A Secretaria de Cultura convida a população para participar da I Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 28 e 29 de outubro, com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. O evento será uma etapa preparatória para a II Conferência Estadual de Cultura e II Conferência Nacional de Cultura.

Entre os principais objetivos da Conferência estão discutir a cultura com ênfase na construção de políticas em nível local, estadual e nacional; propor estratégias para o fortalecimento da cultura; e a eleição de delegados que representarão Indaiatuba na II Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Credenciamento

O credenciamento será feito no dia 28 (quarta-feira), das 14h às 17h, no Centro de Convenções “Aydil Pinesi Bonachella”. Ao se cadastrar, o participante deverá escolher um dos cinco grupos de discussão, que são eixos do tema central.

Eixos

Os eixos, que serão discutidos, são baseados no Sistema Nacional de Cultura e no Plano Nacional de Cultura (PNC), do Ministério da Cultura: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Inconstitucionalidade da Cultura.

A ideia da Produção Simbólica e Diversidade Cultural é pensar na produção de arte e de bens simbólicos, na promoção de diálogos interculturais e na formação no campo da cultura.

No segundo eixo, que é Cultura, Cidade e Cidadania, o foco é transformar a cidade em um espaço de produção, intervenção e trocas culturais, com garantia de direitos e acesso a bens culturais.

O terceiro eixo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, significa pensar em um plano em que a cultura seja um importante vetor no processo de desenvolvimento local. Na Cultura e Economia Criativa, o plano pode desenvolver estratégias para fazer a cultura um meio de geração de trabalho e renda. No último eixo, Gestão e Inconstitucionalidade da Cultura, o foco é o fortalecimento da gestão e participação social no campo da cultura.

Grupos de discussão

Cada um dos grupos de discussão, que elaborará propostas vinculadas aos eixos temáticos, contará com um coordenador, eleito entre os seus integrantes, e um relator, indicado pela Comissão Organizadora.

Os grupos poderão apresentar no máximo dez propostas que sintetizem as discussões, dividindo-as em propostas de âmbito nacional, estadual e municipal.

Delegados

Na Conferência Municipal serão eleitos delegados que representarão o município na II Conferência Estadual de Cultura. Acima de 500 participantes credenciados na Conferência, serão eleitos 25 delegados. Se tiver entre 25 a 500 pessoas, o número de delegados corresponderá a 5% dos participantes.

Conselho Municipal

Uma das discussões da Conferência Municipal de Cultura será sobre a eleição - ainda sem data marcada, de membros que irão compor o Conselho Municipal de Cultura, que será responsável pela criação o Plano Municipal de Cultura.

Com a formação de um Conselho, Indaiatuba passará a integrar o Sistema Nacional de Cultura, que é um modelo de gestão e promoção de políticas públicas, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e a sociedade civil, para realizar o desenvolvimento social com pelo exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional.

Confira a programação:

Dia 28 de outubro

Local: Centro de Convenções “Aydil Pinesi Bonachella”

14h às 17h – Credenciamento

15h – Abertura da Conferência com autoridades

15h30 – Apresentação e Aprovação do Regimento Interno da Conferência

16h30 – Palestra sob o tema: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”

17h - Intervalo

17h30 - Grupos de Trabalho / Eixos Temáticos

21h - Orientação para os próximos passos / Encerramento

Dia 29 de outubro

Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei (Centro Integrado e Apoio à Educação de Indaiatuba)

17h - Compartilhamento de resultados e propostas

19h - Eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura

20h - Encerramento com apresentações culturais

A idade mínima para participação do evento são 14 anos. O Ciaei localiza-se na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina.

• Redator(es): Isabella Haddad
  • Release N.º: 2089