Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania

Últimas Notícias

Foto: PM prende assaltantes com apoio do COI
PM prende assaltantes com apoio do COI

Veículo estava sendo monitorado pelo COI
Foto: Divulgação

Foto:  Canil da Guarda Municipal faz palestra dentro do programa Viver
Canil da Guarda Municipal faz palestra dentro do programa Viver

Palestra ocorreu na Escola Estadual Randolfo
Foto: Divulgação

Foto: GM prende autor de roubo, sequestro e cárcere privado
GM prende autor de roubo, sequestro e cárcere privado

Veículo estava sendo monitorado pelo COI
Foto: Divulgação

Foto: GM forma integrantes em curso de operações especiais
GM forma integrantes em curso de operações especiais

Jean Fernandes foi um dos destaques de Indaiatuba durante o treinamento
Foto: Gil Nunes - SCS/PMI

Foto: GM localiza autores de roubo a comércio
GM localiza autores de roubo a comércio

Fiesta era monitorado pela GM
Foto: Divulgação

Foto: Representantes de Santos visitam Centro de Operações da Guarda Municipal
Representantes de Santos visitam Centro de Operações da Guarda Municipal

Objetivo é implantar sistema semelhante em Santos
Foto: Divulgação


Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania

A Secretaria é composta por:

Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Trânsito, Defesa Civil, Departamento de Gestão Estratégica e Projeto Educando para a Vida.

Sem segurança, atividades do dia-a-dia, o próprio trabalho, o lazer e o convívio familiar ficam comprometidos. Preocupado com a qualidade de vida da população, o prefeito Reinaldo Nogueira (PDT) tem oferecido atenção especial à esta área do município.

Prova disso é que só em 2009, além do orçamento da Secretaria de Defesa e Cidadania, a Prefeitura investiu R$ 1,9 milhão. Uma das principais inovações está no COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal. Ele reúne o que há de mais moderno em tecnologia utilizada para a Segurança. A Administração Municipal implantou em outubro do ano passado as primeiras câmeras e software inteligente de monitoramento.

E os resultados já começaram a aparecer. No primeiro semestre de 2010 em comparação com o mesmo período de 2009, a principal reclamação das pessoas, os furtos e roubos de veículos tiveram redução de 52%. No mesmo período, os demais crimes também aparecem em queda. Os homicídios caíram 14,2%, os furtos 11,7% e os roubos 6%. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Esses números também estão diretamente ligados ao trabalho de parceria entre a Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, que tem sido intensificado a cada dia.

A Segurança é fundamental para o exercício da cidadania, por isso a Prefeitura também investe para que os guardas possam melhorar cada vez mais o atendimento à população. Para isso foram adquiridos veículos, novos uniformes que seguem especificações da Força Nacional, armas, munições e são oferecidos cursos de formação e treinamento periodicamente. Os GMs também contam com academia onde podem praticar exercícios físicos gratuitamente, apoio psicológico e advocatício. Foi criado o GAP (Grupo de Apoio Preventivo) e o GOC (Grupo de Operações com Cães).

Além disso, a Secretaria de Defesa e Cidadania também conta com o Departamento de Trânsito. Ele age para garantir a segurança de motoristas e pedestres por meio das fiscalizações. Enquanto isso, a Defesa Civil atua na prevenção e socorro diante de desastres naturais e tragédias.

A Prefeitura ainda aposta na área social para garantir um futuro melhor às crianças. Para tanto, mantém o projeto “Educando para a Vida”, que atende jovens de 6 a 17 anos com atividades sócio-educativas. Os integrantes fazem parte da Guarda Mirim e passam por cursos de formação como de Bombeiros Mirins, Trânsito, Defesa Civil, Rádio Amador, entre outros. Eles também são promovidos seguindo as patentes da Guarda Municipal.

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900 - Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

Desenvolvimento Web: Departamento de Informática (Secretaria Municipal de Administração)