Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Secretaria Municipal de Educação

Últimas Notícias

Foto: Palcomóvel Conexão Tigre está instalado no estacionamento do Parque Temático
Palcomóvel Conexão Tigre está instalado no estacionamento do Parque Temático

Projeto traz teatro gratuito para Indaiatuba
Foto: Felipe Esteves

Foto: Alunos do Eja participaram de peça teatral do projeto Conexão Social
Alunos do Eja participaram de peça teatral do projeto Conexão Social

Cerca de 200 alunos das Emebs Leonel e Aurea compareceram
Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI

Foto: Procon e Secretaria de Educação formam parceria no projeto Saber Consumir
Procon e Secretaria de Educação formam parceria no projeto Saber Consumir

Coordenadores das Escolas Municipais e Estaduais participaram
Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI

Foto: Prefeito participa de entrega de uniformes na Emeb Maria Benedicta
Prefeito participa de entrega de uniformes na Emeb Maria Benedicta

Cerca de 770 alunos foram beneficiados com os uniformes
Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

Foto: 31º Domingo Ecológico irá trabalhar o tema
31º Domingo Ecológico irá trabalhar o tema "Água" no Bosque do Saber

O evento é gratuito e aberto a toda população
Foto: Arquivo- Eliandro Figueira - SCS/PMI

Foto: 16 mil alunos da rede municipal recebem material didático e escolar
16 mil alunos da rede municipal recebem material didático e escolar

Investimento da Secretaria de Educação é de 4,5 milhões de reais
Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI


Secretária Municipal de Educação

Rita de Cássia Trasferetti, 46 anos

Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração, ingressou no Serviço Público Estadual em 1982, exercendo os cargos efetivos de professor, diretor e supervisor e no período de agosto de 2008 a janeiro de 2010, o cargo de Dirigente Regional de Ensino de Capivari.

Breve Histórico da Educação em Nosso Município

O primeiro registro de uma "classe de primeiras letras" em Indaiatuba, ocorre em 1854, vinte e quatro anos após a elevação a freguesia.

No Arquivo Público da Fundação Pró-Memória há documentos esparsos sobre a educação no município desde 1854, mas só a Lei nº 10 de 1895 veio dispor sobre a primeira Escola Pública do Município. Em 1900 com a Lei nº 27 foram criadas as Escolas Provisórias do Bairro de Itaici e "desta vila".

"Na época a pobreza era tanta que não havia como investir em educação, mas as Escolas Provisórias da Vila, passaram a ser mantidas e custeadas pela municipalidade".

Com a Lei nº 06 de 1918, foram criadas as escolas municipais das Fazendas: Cruz Alta, Sapezal e Mato Dentro.

"Em 1936 o Regimento Interno da Câmara Municipal cria em 27/08/36, uma Comissão de Educação e Assistência Social, à qual competia estudar os problemas relativos à educação, higiene, saúde e assistência social, propondo as reformas convenientes".

A Lei nº 14 de 1937 adaptou as leis estaduais da Educação instituindo um Sistema Municipal e criou as escolas mistas rurais da Fazenda Engenho D'água e do Bairro Solidão.

Em 1957 foi criada a primeira classe de pré-primário na rede municipal, no bairro Itaici.

Inicialmente as primeiras classes funcionavam em locais cedidos, com espaços físicos pouco adequados e com falta de materiais didáticos.

A institucionalização do Ensino Municipal começou a tomar rumos mais organizativos com a criação da Divisão de Educação, dentro do Departamento de Educação e Saúde, em 1969.

Em 1972, foi criada a Coordenadoria do Ensino Municipal, primeiro órgão independente de Educação. No ano de 1978, com a reorganização da Prefeitura, criou-se o Departamento de Educação e Cultura, Esportes e Turismo, constituído pelas Divisões de Educação e Cultura e de Esportes e Turismo.

No ano de 1985, criou-se a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, constituída pelos Departamentos de Educação e Cultura; em 1990, criou-se a Secretaria Municipal de Educação, com os Departamentos de Educação e de Alimentação Escolar.

Com relação ao trabalho realizado com a Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino, o marco inicial foi em 1970, quando a municipalidade firmou convênio com o governo federal no programa de erradicação do analfabetismo, denominado na época MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Em 1985, em período pós-ditadura, o MOBRAL foi extinto, e em seu lugar, foi lançado um outro programa, ao qual a municipalidade também conveniou-se, denominado " Programa Educação para Todos: Caminho da Educação", vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que contou com a criação da Fundação Educar. Em 1990, a Fundação Educar foi extinta e com ela freou-se a indução das políticas de EJA, em todo país, mas nessa data a municipalidade assumiu integral e independentemente essa modalidade de ensino através do Projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Ao longo dos anos, a Secretaria Municipal de Educação, foi assumindo outras modalidades de Ensino além da Pré-Escola e do Ensino Supletivo para Jovens e Adultos, sendo que em 1997, foi incorporado à Rede Municipal de Ensino o PAEE (Programa de Apoio à Educação Especial) e em 1998 as Creches Municipais e/ou Conveniadas, passaram a integrar o Sistema Municipal de Ensino, que até então eram subordinadas à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social.

Ainda em 1998 o Ensino Fundamental Regular de 1ª à 4ª séries, teve início com o funcionamento de 4 escolas, atendendo 2.329 alunos. Nesse mesmo ano foi pactuado um convênio com o Estado de São Paulo, pelo qual estabeleceu-se parceria na manutenção do Ensino Fundamental.

Como se vê, a Rede Municipal de Ensino continuou crescendo e hoje conta com 55 Unidades Escolares, 1 PAEE (Programa de Apoio à Educação Especial), 1 Escola Ambiental "Bosque do Saber" e 14 Creches conveniadas.

A municipalidade conta também com o CEPIN (Centro de Educação Profissional de Indaiatuba) da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), criada em 1985.

Referências Bibliográficas:

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900 - Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

Desenvolvimento Web: Departamento de Informática (Secretaria Municipal de Administração)