A-
A+

Educação

 

DAE

Indaiatuba foi a primeira cidade da América Latina a implantar a gestão terceirizada da merenda escolar em 03 de novembro de 1.999.

Os alunos da Rede Municipal e Estadual recebem um cardápio in natura elaborado por Nutricionista RT de acordo com os nutrientes descritos nas resoluções nº 06 de 08.05.2020 e 20 de 02.12.2020 do FNDE, mediante a faixa etária, as necessidades nutricionais e as exigências do PNAE.

O alimento é transportado em hot box para as escolas de período parcial e feita no local para as creches e escolas de período integral. A forma de operacionalização da Alimentação Escolar do município de Indaiatuba é Terceirizada.

Nas creches lactário, são os bebes de 4 a 11 meses, recebem cinco refeições diárias tendo no cardápio a fórmula infantil no lugar do leite integral em pó sendo recomendada pelos médicos pediatras. Crianças de 1 a 4 anos, são quatro refeições diárias.

Para as escolas os cardápios contam com uma alimentação completa (arroz, feijão, carne, legumes, verduras e frutas), sobremesas todos os dias, sendo frutas, como: maçã, banana, mexerica, melancia, mamão, abacaxi, laranja, melão, salada de frutas, suco de fruta natural, tendo uma ótima aceitação pelos alunos.

O Setor de Alimentação Escolar atende cardápios para diversas patologias com uma alimentação diferenciada como por exemplo para diabéticos e obesos com o arroz integral, macarrão integral e pão integral.

Quando há introdução de novos cardápios na Alimentação Escolar é aplicado o teste de aceitabilidade, o qual tem que ser aprovado por no mínimo 85% dos alunos para Escala Hedônica e 90% para Resto Ingestão, e os testes são fiscalizados e controlados pela Nutricionista RT da Prefeitura Municipal e por membros do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, sendo demonstrado através de planilhas.

Existe um programa de capacitação destinado aos Agentes de Serviços Operacionais de forma continuada, com o objetivo de melhorar e garantir a qualidade de seus serviços em suas respectivas áreas de atuação.

O Setor de Alimentação Escolar, elaborou o projeto ¨Avaliação Nutricional dos Alunos¨ através do sistema online SABER para todas as escolas da Rede Municipal. Foi elaborado por Nutricionista RT e desenvolvido pela Informática afim de avaliar o estado nutricional dos alunos.

São coletados os dados como: peso, altura e idade dos alunos nos meses de abril e outubro de cada ano, para a avaliação dos alunos, seguindo os parâmetros antropométricos de peso/altura baseados segundo a tabela de classificação do IMC da OMS (Organização Mundial de Saúde). Mediante os resultados do diagnóstico nutricional dos alunos para a classificação de obesidade ou baixo peso, são realizadas Palestras para os pais e atividades para os alunos. E também o projeto de ¨Educação Alimentar e Nutricional nas Creches Municipais¨ onde são realizadas para as crianças a partir de 1 ano, atividades de Educação Nutricional com a finalidade de implantar uma alimentação adequada, sendo essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Nesse período, ocorre incorporação de hábitos alimentares, apresentação de novos sabores, texturas e cores. O projeto é realizado pela Nutricionista RT do Setor de Alimentação Escolar em parceria com funcionários das creches. São feitas diversas atividades, através de filmes/vídeos educativos sobre alimentação e higienização, teatro promovidos com fantoches, desenho para pinturas, apresentação de alimentos para manuseio das crianças, assim como degustações, implantações de hortas, apresentação de cardápios ilustrativos. E o Projeto de ¨Educação Alimentar e Nutricional nas Unidades Escolares Municipais¨ através de um Teatro educativo com fantoches abordando o tema alimentação saudável e saúde de forma lúdica e oral de histórias, acompanhamento das refeições e atividades de reflexão no Intervalo Orientativo nas Unidades Escolares.

A partir do ano de 2013, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, passou a adquirir, nos termos da Lei Federal e das Resoluções do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar.

Essas compras são realizadas, de acordo com o previsto na legislação acima descrita, utilizando parte da verba repassada pelo Governo Federal aos municípios através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O programa de aquisição de gêneros alimentícios, provenientes da Agricultura Familiar, tem por finalidade fomentar esse importante setor da Agricultura brasileira, assim como proporcionar uma maior circulação de renda nos mais diversos setores da economia.

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba