Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Secretaria de Educação

Conteúdo para Pais

Ler e escrever - Como os pais podem ajudar em casa?

Em primeiro lugar, é preciso que seu filho vá à escola todos os dias. As faltas prejudicam o aprendizado. Vocês precisam mostrar também que estão interessados em tudo o que seu filho ou filha está aprendendo. Em tudo o que a criança quer escrever ou ler. No início do processo de alfabetização, a atenção e a aprovação dos pais são muito importantes. Se a criança percebe que seus pais acreditam nela e na sua capacidade, ela fica mais segura, tem mais confiança em si mesma e vai perdendo o medo de arriscar mais a ler e a escrever porque sabe que pode errar. Além disso, vocês podem servir como exemplo de leitor e escritor, mostrando como e para que usamos a escrita em nosso dia a dia.

Ler e escrever são situações que podem ser muito interessantes para a criança. Vejam aqui algumas dicas:

Escutem-nas lendo em voz alta

Quando as crianças já souberem ler, peçam para que elas leiam em voz alta (histórias, poemas, notícias interessantes ou outros textos que queiram) e escutem com atenção. Se elas estiverem tímidas ou gaguejando, tenha paciência. Não fiquem corrigindo. Quando elas tiverem mais prática e costume de ler, vão se soltar e fazer uma leitura melhor. Em seguida, conversem sobre o que foi lido. Nunca as obriguem a ler.

Não façam da leitura uma obrigação e nem a
utilizem como um castigo. Para fazer da criança
um leitor, ela precisa ler com prazer.

Estimulem os interesses pessoais das crianças com livros, jornais e revistas

Vejam os assuntos que elas gostam mais e dêem textos sobre isso. Por exemplo, se gostam de esportes, passem para elas a seção esportiva do jornal ou de revistas ou uma reportagem de algum artista que elas gostem.

Divirtam-se escrevendo
Escrevam juntos textos simples e cotidianos

Mostrem como escrever é útil, não só na escola, mas também na vida. É muito importante que elas vejam você usando a escrita. Por exemplo:

No início, todo mundo erra. Elogiem, em vez de corrigir

Quando as crianças estiverem começando a aprender a escrever, não corrijam seus erros ou a sua “letra feia”. O importante é que elas se atrevam a escrever. Aos poucos, os erros vão diminuir e a letra, melhorar. No 1º ano, é mais importante dar parabéns do que ficar corrigindo.

Texto extraído de:
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica.
Projeto Toda Força ao 1º Ano: conversa com os pais / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME / DOT, 2006.16p.: il.
1.Educação 2.Alfabetização I. Título II. Programa Ler e Escrever - Prioridade na Escola Municipal
CDD 372.414
Código da Memória Técnica: CO.DOTG / Pj.004/06

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900 - Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

Desenvolvimento Web: Departamento de Informática (Secretaria Municipal de Administração)