EJA

Educação de Jovens e Adultos – E.J.A.

A Constituição Federal/1988, em seu art. 208 I, assegura o direito e a gratuidade de ensino ''educação de jovens e adultos’’, a todos aqueles que não tiveram acesso em idade própria.

A educação de Jovens e Adultos (E.J.A.), leva em conta as condições de vida e trabalho, as experiências e vivências dos adultos, a forma pela qual os jovens e adultos se motivam e o nível de aplicação das aprendizagens para o seu próprio desenvolvimento e do seu meio.

A EJA faz parte do Ensino Fundamental na modalidade Supletivo e divide-se em:

  • Termo I - Alfabetização, com duração de um ano, com carga horária mínima de 800h e um calendário de 200 dias letivos.
  • Termo II - Aprofundamento e consolidação da alfabetização com duração de um ano, com carga mínima de 800h e um calendário de 200 dias letivos.

As aulas acontecem de 2ª a 6ª das 19h00 as 23h00. Atualmente a Rede Municipal conta com 02 polos que atendem a essa modalidade de Ensino:

  • 1 - EMEB Prof.ª Áurea Moreira da Costa – Rua Cinco de Julho 1555 – Vila Teller – Telefone : 3875-3691
  • 2 - EMEB Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro, localizada na Rua: Angelo Stocco, antiga 79, nº 513 - Jardim Morada do Sol - Telefone: 3935-7590

A divulgação das matrículas acontece de Novembro a Dezembro e a efetivação das mesmas ocorre de Janeiro a Fevereiro e são exigidos os seguintes documentos:

  • Xerox do RG
  • Xerox Certidão de nascimento ou Certidão de Casamento
  • Xerox Comprovante de endereço.

Ao ingressar na EJA o aluno é submetido a uma avaliação para verificar seus conhecimentos e habilidades para serem matriculados no Termo que atenderá às suas necessidades. A idade mínima para ingressar na EJA é de 15 anos completos. Todos os alunos recebem material didático-pedagógico, gratuitamente, e, antes do início das aulas, têm direito a uma refeição completa. Após a conclusão do Termo II, todos têm a garantia de uma vaga em escola da Rede Estadual para prosseguimento de estudos, na modalidade Suplência.

A EJA é mais uma oportunidade para aqueles que desejam retornar ou, dar continuidade aos estudos, pois, sempre é tempo de aprender.