Escolas de Período Integral

A Educação Integral no município de Indaiatuba tem como principal objetivo a implantação de uma concepção de Educação Integral, que compreenda não apenas a permanência do aluno na instituição educacional, durante o dia todo, mas, também, a realização de atividades que possam reforçar e favorecer a aprendizagem, bem como desenvolver as competências inerentes ao desenvolvimento da cidadania.

A Rede Municipal de Ensino conta hoje com seis Escolas de Educação Básica de Período Integral. Nessas Unidades o aluno, além das atividades que atendem o currículo do ensino fundamental e infantil, participa de diversas atividades extracurriculares em período contrário ao horário de aula, como oficinas de violão, natação, inglês, jogos de raciocínio, práticas de leitura, teatro, música e expressão corporal, artesanato, futebol, ginástica geral e rítmica, prática esportiva e educação ambiental. No horário do almoço, das 12h00 às 13h00 os professores das oficinas acompanham seus alunos orientando-os quanto à alimentação saudável, uso correto dos talheres, postura à mesa e escovação correta dos dentes. Em seguida os alunos participam de um relaxamento e às 13h00 iniciam-se as oficinas.

O horário de funcionamento das escolas é das 7h00 às 16h00. Ao todo são servidas 04 refeições durante a permanência da criança na escola.

Em 2012 iniciou-se a implantação e maiores estudos referente à Lei nº 11738/08 das 16h00 as 17h00 para os professores das oficinas das escolas de período integral, horário reservado ao estudo e ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas com os alunos.

Em 2015 iniciamos o funcionamento da EMEB do Complexo Educacional Parque das Nações que atende cerca de 660 crianças em período integral em dois turnos sendo:

  • 1- Das 7h as 16h (Núcleo Comum das 7h as 12h e oficinas das 12h as 16h);
  • 2- Das 9h as 18h (Oficinas das 9h as 13h e Núcleo comum das 13h as 18h).

Nas demais escolas de período integral do município as Oficinas são desenvolvidas no horário das 13h00 as 16h00.

1. ARTES PLÁSTICAS

Busca transformar emoções, sentimentos, conceitos, valores, significados culturais e sociais em produtos elaborados a partir dos conteúdos, desenvolvendo assim a sensibilidade, percepção, imaginação, a aquisição de vocabulário e de opinião e finalmente a criação, que estabelecerá maior autoconfiança nos alunos.

2. ARTESANATO

Busca proporcionar o desenvolvimento de habilidades motoras e a criatividade dos alunos, seu contato com o universo do trabalho informal, experimentando materiais e técnicas que poderão utilizar futuramente na produção de objetos artesanais.

3. BRINCANTES / RECREAÇÃO

Busca desenvolver habilidades para quem participa trabalhar o equilíbrio, a agilidade, a rapidez, a atenção, a lealdade, o tato, a confiança, a velocidade, a resistência física, a coordenação, a memória, o controle, a força, a observação, a reflexão, a habilidade em situações difíceis, desenvolver a paciência, acrescentar bons hábitos, dividir, socializar.

4. CIRANDAR

Busca demonstrar aos alunos o conhecimento básico do folclore brasileiro, envolvendo músicas, danças, histórias, desenhos, brincadeiras de roda e de mãos. Incentivo à leitura dos textos folclóricos que serão trabalhados, para dar continuidade à alfabetização.

5. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Busca incentivar os alunos a usufruir de um momento lúdico movido à fantasia e imaginação; perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural emergente em nossa sociedade; estabelecer o seu espaço e presença no cotidiano contemporâneo; desenvolver habilidades, por meio da observação e prática, que lhe possibilitem contar suas histórias de maneira mais elaborada; criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito à pessoa que se dispõe a falar; dispor-se a conhecer o novo, o diferente; refletir por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive.

6. DANÇA

Busca desenvolver os aspectos físicos, sociais, cognitivos, afetivos e morais, provocando situações em que a criança possa utilizar seu corpo inteiro e descobrir através de experimentações e vivências, as ações que dele possam emergir.

7. DESENHO/ HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Busca estimular nossos alunos, quanto à interpretação de histórias; estimular a criatividade para realizar com autonomia a criação de personagens; despertar o prazer estético; aguçar o senso de humor e a leitura crítica; estudar a estrutura do texto em quadrinhos; correlacionar leitura verbal e não verbal; estudar os marcadores do discurso direto (balõezinhos) e do narrador; correlacionar à cultura informal e formal; motivar o desenvolvimento da arte sequencial (sequência dos acontecimentos da história).

8. EDUCANDO COM A HORTA

  • Busca despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
  • Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
  • Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
  • Degustar o alimento semeado, cultivado e colhido;
  • Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
  • Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
  • Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
  • Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.

9. GINÁSTICA GERAL / GINÁSTICA RÍTMICA

Busca ampliar o repertório de movimentos dos alunos, proporcionar a vivência de movimentos ginásticos, adquirir competência para agir autonomamente, valorizar a experiência e diálogo, incentivar a descoberta, a exploração e o conhecimento das regras, desenvolver capacidades físicas, coordenação motora, musicalidade, sensibilidade, responsabilidade, trabalho em equipe.

10. INFORMÁTICA / MESA EDUCACIONAL

Busca utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupar-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.

11. INGLÊS

Busca desenvolver no aluno a capacidade de compreender e produzir pequenos enunciados na língua inglesa para que tenha acesso à informação e comunicação; ampliar o conhecimento sobre a linguagem que o aluno construiu na sua língua materna, por meio de comparações com a língua estrangeira; possibilitar que o aluno, ao se envolver nos processos de construir significados na língua inglesa, perceba-se como um ser discursivo no uso de uma língua estrangeira; vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir em outras localidades, possibilitando maior entendimento de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo; reconhecer que o aprendizado de uma ou mais línguas lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do planeta.

12. JOGOS DE RACIOCÍNIO

Busca desenvolver capacidades psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais, intensificando habilidades espaciais, temporais, de raciocínio lógico, atenção, criatividade, estratégia, investigação, agilidade mental, memória, enriquecimento de vocabulário, etc.


13. JUDÔ

Busca desenvolver capacidades psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais, intensificando habilidades de concentração, autocontrole, autonomia, responsabilidade, canalização da energia física e mental, equilíbrio, agilidade, superação de limites, convívio grupal, disciplina, autoconfiança e resolução de conflitos.

14. MUSICALIZAÇÃO

  • Busca despertar o gosto pela música e suas expressões;
  • Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação e memória;
  • Oportunizar através dessa experiência, o ingresso dos alunos na arte musical;
  • Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;
  • Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências;
  • Apresentar diversos ritmos musicais, bem como apreciá-los;
  • e identificá-los;
  • Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo;
  • Estimular a linguagem, respiração correta e enriquecimento de vocabulário;
  • Desenvolver a sociabilidade e a participação no trabalho em grupo;
  • Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação;
  • Montar um coral na escola.

15. PRÁTICA DE LEITURA

  • Busca contribuir para a formação dos alunos, para que se tornem leitores proficientes;
  • Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, especialmente no que se refere ao ler para apreciar/fruir e para conhecer;
  • Possibilitar aos alunos momentos para saborear e compartilhar ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal.

16.PRÁTICAS ESPORTIVAS

Busca conscientizar os alunos sobre os ganhos de uma alimentação saudável e as vantagens de uma massa corporal equilibrada. Desenvolver desempenho motor, resistência física, flexibilidade, força muscular e densidade óssea, aspectos físicos, sociais e psíquicos contribuindo para que os alunos evoluam tecnicamente em sua inteligência tática, na concentração e agilidade necessárias.

17. VIOLÃO / FLAUTA DOCE

  • Busca desenvolver o conhecimento necessário para o manuseio consciente desse instrumento musical;
  • Aprender os elementos para criação (improvisação e composição);
  • Organizar apresentações para a comunidade escolar com o repertório musical aprendido;
  • Oportunizar através desta experiência com os instrumentos, o gosto pela música e suas expressões;
  • Conhecer e apreciar diversos ritmos musicais;
  • Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação, memória, concentração, atenção e criatividade.