Na Trilha das Águas

O Projeto “Na Trilha das Águas” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e SAAE, atendendo alunos de 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.

O roteiro do passeio ambiental contempla:

  • Parque Ecológico - Laboratório Móvel: os alunos acompanham a coleta de amostras de água do Córrego do Barnabé, verificando como a análise é feita e conferindo os resultados. Os alunos tem a oportunidade de vivenciar a análise da água do Córrego do Barnabé. Na ocasião, os funcionários do SAAE acrescentam na coleta da água do Córrego produtos como, por exemplo, o detergente, para mostrar aos alunos o que acontece se as águas do Barnabé forem poluídas. Também é explicada a função do Laboratório Móvel do SAAE com equipamentos para análise de amostras de água.
  • Captação Cupini: Os alunos percorrem as trilhas da Represa do Cupini, recebendo informações de como acontece a captação de água de uma represa e também sobre Mata Atlântica, uma vez que o local é um parte restante desta Mata.
  • ETA I(Vila Havaí): Na Estação de Tratamento de Água na Vila Havaí, os alunos têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de tratamento da água para posterior abastecimento à população.

O Tema Água faz parte do componente curricular da Rede Municipal de Educação. Assim, os alunos conhecem os processos de tratamento de água utilizados em uma ETA – Estação de Tratamento de Água, aprendem sobre saneamento básico como técnica que contribui para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente e sobre as formas de captação, armazenamento e tratamento de água. Além disso, aprendem sobre as maneiras de destinação das águas servidas e das formas de tratamento do lixo na região em que se vive, relacionando-as aos problemas de saúde local.

O trabalho em sala de aula, integrado aos diferentes projetos pedagógicos propostos, permite que os alunos coletem informações de hábitos e costumes sociais como, por exemplo, as diferentes formas de acesso e uso da água na vida familiar, na escola e na comunidade onde se vive. Essa aprendizagem investigativa torna o aluno protagonista no processo de ensino e aprendizagem, permitindo também que ele identifique as mudanças e permanências na relação da população com a água ao longo dos anos, comparando as práticas de hoje em dia com os hábitos de seus pais e avós em outros tempos e localidades.

Durante o passeio os monitores da Secretaria de Educação, Deptº de Turismo e do SAAE explicam aos alunos a história de cada local visitado.

Para maior aproveitamento do passeio os professores consultam e planejam suas aulas de acordo com a publicação Orientações Curriculares, pois o estudo do meio deve estar em consonância com o Currículo.

Além disso, o material didático para o Ensino Fundamental de nosso município trata a Trilha das Águas como componente curricular dos 3º anos da Educação Básica de Indaiatuba.