Passeios da Memória

Secretaria de Educação

Projeto Passeios da Memória

O Projeto Passeios da Memória é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e Fundação Pró Memória, atendendo todos os alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.

O roteiro do passeio histórico cultural contempla o Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella (início do roteiro), Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Praça Rui Barbosa, Câmara Municipal, Parque Ecológico, Paço Municipal, Chafariz, Shopping Jaraguá (Antigo Cotonifício), Praça Dom Pedro II, Praça Prudente de Moraes, Casarão Cultural Pau Preto, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Museu Ferroviário. Em cada local do roteiro os alunos recebem informações a respeito da história do município através de estudo do meio, identificando a busca da população em prol de melhores condições de vida (por moradia, saneamento básico, coleta de lixo, serviços de água e energia elétrica, transporte, áreas verdes, lazer, qualidade das águas dos rios e do ar).

A história do município faz parte do componente curricular desta série. Assim, os alunos refletem sobre relações entre histórias vividas, histórias coletivas, história local, história do Brasil, lugares e tempo cronológico, discutindo sobre as semelhanças e diferenças entre a história local e a história do Brasil.

Durante o passeio, os monitores da Secretaria de Educação e Deptº de Turismo explicam aos alunos a história de cada local visitado, comentando também sobre a história do município.

Para maior aproveitamento do passeio os professores consultam e planejam suas aulas de acordo com a publicação Orientações Curriculares para a disciplina de História (Caderno Ciclo II), pois o estudo do meio deve estar em consonância com o Currículo e com o material didático Conviver e Aprender, implantado na Rede Municipal em 2011.