Fonoaudiologia

Fonoaudiologia Escolar

A escola representa a mais rica oportunidade de construção do conhecimento, desenvolvimento pessoal e espaço de interação social. É nela que a criança permanece a maior parte de seu tempo, dividindo com a família a responsabilidade de organizar meios para a ampliação de suas vivências.

Toda interação se dá através de linguagens e a linguagem verbal é uma característica essencialmente humana.

Sendo o fonoaudiólogo o profissional que trabalha especificamente com a comunicação humana e seus desvios, torna sua atuação e colaboração imprescindível no âmbito escolar.

A Fonoaudiologia Escolar visa privilegiar as crianças quanto aos aspectos relativos ao sistema neurovegetativo – sucção, respiração, deglutição, mastigação, OFA (órgãos fonoarticulatórios), fala, voz e linguagem oral e escrita.

Diante dessa abrangência, as atividades fonoaudiológicas permeiam CRECHES, EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL envolvendo triagens, avaliações e encaminhamentos de alunos, orientações a pais e professores e participação no planejamento pedagógico.

A atuação fonoaudiológica preventiva em crianças de creche e pré-escola ( 2 a 5 anos) tem um papel importante no sentido de oferecer subsídios às crianças que manifestam ou não os desvios ou distúrbios da comunicação para que, ao ingressar no primeiro ano, tenham oportunidades e perspectivas melhores na aprendizagem.

"É muito mais sensato trabalharmos em prol do desenvolvimento normal das crianças, associados à escola, do que corrermos depois atrás do prejuízo." (Fonoaudiologia e Escola: A Aprendizagem de uma Visão Preventiva – cap. 13).

As Fonoaudiólogas que compõem a equipe são: Daniella Vassimon Rosito Franco e Bárbara Lúcia Nascimento.

Fonoaudiólogas

  • Adriana Nossa de Moura Rodrigues - CRFa 13781
  • Bárbara Lúcia Nascimento Ambiel - CRFa 17607
  • Daniella Vassimon Rosito - CRFa 8152

Fotos

Foto Foto Foto Foto Foto