Estação de ecobike da Praça do Cato começa a funcionar terça-feira

Nova estação atenderá população da região da Cecap
10/04/2014 14:17h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Estação de ecobike da Praça do Cato começa a funcionar terça-feira

A Secretaria de Obras e Vias Públicas em parceria com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente colocam em atividade terça-feira (15), a nova estação do Projeto Ecobike localizada na Praça Renato Villanova, popularmente conhecida como Praça do Cato. Esta é a quarta estação do projeto e foi construída para atender a região da Cecap. As outras três estações funcionam no Parque Ecológico, uma em frente à Prefeitura e outra em frente à sede da Guarda Municipal, e a terceira na praça D. Pedro II, no Centro.

O serviço é gratuito e o horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda à sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, funcionam apenas as estações do Parque Ecológico, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O Projeto Ecobike não funciona nos feriados religiosos.

Conforme explicou o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, em um ano e nove meses de funcionamento, o Ecobike já registrou cerca de 13 mil cadastros de usuários e foram realizados aproximadamente 37 mil empréstimos de bicicletas.

Os usuários devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade. Para utilizar as bicicletas os interessados podem fazer o cadastro pelo link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – ou diretamente nas estações, onde também deve ser validado o cadastro mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.

O Projeto Ecobike prevê a disponibilização gratuita de 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, além de dez com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças e cinco duplas para passeios em família. As bicicletas são usadas durante a semana como meio de transporte e, aos finais de semana, para o lazer.

Indaiatuba conta hoje com cerca de 13 quilômetros de ciclovia e mais 12 quilômetros de ciclofaixas. O objetivo é oferecer mais segurança aos ciclistas que transitam pelas vias da cidade, além de incentivar o uso da bicicleta como um transporte alternativo.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno