Prefeitura instala semáforo em cruzamento da avenida Nove de Dezembro

14/05/2014 17:19h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeitura instala semáforo em cruzamento da avenida Nove de Dezembro

A Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas iniciou segunda-feira (12) a instalação de um novo semáforo na cidade, no cruzamento da avenida Nove de Dezembro com a rua Eurico Primo Venturini. A previsão de conclusão é de uma semana.

Conforme projeto, o equipamento terá quatro fases e atenderá mais um cruzamento da cidade onde o movimento de veículos é intenso. “É um ponto onde existe um hospital, um clube de campo e uma faculdade, por isso a quantidade de veículos que circulam pelo local é grande, o que torna o cruzamento perigoso, por isso a necessidade de um semáforo para ordenar o trânsito”, reforça o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, que também acompanha a obra.

O secretário acrescentou que até o final de maio devem ser iniciadas as obras para desativação da rotatória do Haoc (Hospital Augusto Oliveira Camargo) e instalação de um sistema semafórico no local.

Outro ponto que terá o trânsito ordenado por semáforo será a avenida Presidente Vargas no acesso ao Jardim São Lourenço. Essa obra está prevista para o mês de julho.

Semáforos

Desde 2009 a Administração Municipal já implantou semáforos em 27 pontos da cidade, com o objetivo de ordenar o fluxo de veículos e tornar o trânsito mais seguro.

O mais recente foi instalado em fevereiro na avenida Ário Barnabé, no cruzamento com a rua João Martini, no Jardim Morada do Sol. Um mês antes, em janeiro, a Secretaria de Obras e Vias Públicas implantou um semáforo de pedestres em frente à Prefeitura, na confluência com a rua Pedro Donda. O equipamento funciona como semáforo de pedestres, mas no final da tarde, 17h, é programado para funcionar como um semáforo comum para ordenar a saída de veículos dos estacionamentos do Paço Municipal.

Em novembro de 2013 a Secretaria de Obras instalou um outro equipamento na avenida Francisco de Paula Leite na confluência com a alameda Filtros Mann. No mesmo ano, em agosto, foram instalados semáforos na rua Ademar de Barros e na rua Tuiuti, em frente as duas entradas do Ponto Azul, sendo o da Tuiuti, de pedestres. Ainda em agosto, a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (Marginal Direita), em frente à unidade I da Fiec, recebeu um semáforo, na confluência com a rua Ivan Roberto Canavezi.

Os semáforos do cruzamento das ruas Padre Bento Pacheco e Ademar de Barros, no Centro, e da avenida Presidente Vargas, na confluência com as avenidas Kennedy e Trabalhadores, foram instalados em março de 2013.

A Prefeitura fechou 2012 com a instalação do conjunto semafórico na confluência das avenidas Conceição com a Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e Presidente Kennedy, no início do Parque Ecológico, e na Praça Três Marias, na avenida Conceição, ambos em setembro.

Em junho de 2012 foi desativada a rotatória no cruzamento das avenidas Conceição e Presidente Vargas, com a instalação de um sistema semafórico. No mês anterior, em maio, foi instalado o semáforo de pedestres na avenida Francisco de Paula Leite, antes do novo viaduto do Distrito. Para completar, em fevereiro, foram colocados dois semáforos na Rua dos Indaiás, sendo um em frente ao Conjunto Habitacional Lúcio Artoni (CDHU), e outro de pedestres em frente à praça Bonachella.

Em 2011 a rotatória da avenida Conceição, que era conhecida como rotatória do “Telhadão”, foi desativada e ganhou um sistema semafórico de três fases, em outubro. Em agosto, foi desativada outra rotatória, a do Habib’s, no cruzamento das avenidas Francisco de Paula Leite e Ário Barnabé, para instalação de um sistema semafórico de 4 fases.

No primeiro semestre de 2011, em maio, foi a vez da avenida Conceição ganhar um semáforo de pedestres, na altura do portão da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Profa. Maria Conceição Giacomini Bega”, no Centro Esportivo, nos dois sentidos. Em abril, a avenida Ário Barnabé recebeu um sistema semafórico de dois pontos no cruzamento com a rua Silvio Candelo (antiga Rua 70).

Em novembro de 2010 a Prefeitura instalou dois conjuntos na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, na rotatória em frente ao Colégio Objetivo, sendo um no sentido centro-bairro, outro no sentido bairro-centro.

No mesmo ano, a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé recebeu semáforos em mais cinco pontos: um na confluência com a avenida Manoel Ruz Peres, no sentido bairro-centro, Jardim Tancredo Neves, instalado em julho; um semáforo para pedestres na altura do Parque Temático, em frente ao bairro Monte Verde, e um sistema semafórico no cruzamento da avenida Fábio Ferraz Bicudo nos dois sentidos, instalados em agosto; na confluência com a avenida Manoel Ruz Peres, sentido centro-bairro, no Jardim Hubert, e outro para pedestres no sentido bairro-centro, na altura do Jardim Adriana, ambos em setembro.

Ainda em agosto de 2010, a Prefeitura instalou um sistema semafórico na alameda Coronel Antônio Estanislau do Amaral, no cruzamento com a alameda Ezequiel Mantoanelli, no Jardim Juliana.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno