Equipe de natação conquista índices e melhora marcas

27/05/2014 17:14h

As equipes de natação ADI/Secretaria Municipal de Esportes atingiram índices e melhoraram suas marcas nas provas disputadas na última semana. Os atletas da equipe de base Enedy Paiva, Yara Fleming e Gabriel Bandeira participaram do Campeonato Paulista Juvenil de Inverno II Troféu João Sasaki.

De acordo com o treinador Ricardo Watanabe, os resultados foram positivos. “Em todas as provas disputadas obtivemos índices para integrar os campeonatos brasileiros de categoria no segundo semestre. Os três também conseguiram melhorar suas marcas pessoais, amadurecendo a cada dia que passa e mostrando que estão em condição de nadar contra os mais fortes de sua categoria”, completa. O próximo desafio será o Campeonato Paulista Infantil em São Paulo, em junho, e os Jogos Regionais em julho, em Itatiba.

Já os atletas Fernando Joaquim dos Santos e Caroline Werneck estiveram no Rio de Janeiro entre 21 e 23 de maio para a Etapa Regional do Comitê Paralímpico Brasileiro, onde realizaram avaliações funcionais. “Os dois foram submetidos a exames para tentativa de uma nova classe funcional”, explica o treinador Antônio Cândido. “Caroline passará por nova verificação em agosto e Fernando ainda precisa de nova avaliação para validação do pedido. Ambos se juntam ao restante do grupo para buscar índices para o Campeonato Brasileiro no próximo dia 31, em Campinas”, finaliza. Antes de participar de qualquer competição, o atleta com deficiência deve obrigatoriamente passar por uma classificação funcional, que é um fator de nivelamento entre os aspectos da capacidade física e competitiva, colocando as deficiências semelhantes em um grupo determinado. Isso possibilita uma competição mais equiparada. É continuamente revista, com base nas diferenças funcionais e na performance.
  • Redator(es): Adriana Panzini