Odontologia promove ação para pacientes do CAPS AD III

01/06/2015 14:34h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Odontologia promove ação para pacientes do CAPS AD III

O Departamento de Odontologia, da Secretaria de Saúde, promoveu na última quinta-feira (28), uma oficina com os pacientes atendidos pelo CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) localizado na Avenida Presidente Vargas. Os pacientes receberam um kit com creme dental, escova e uma bolsa. Estavam presentes durante a oficina, o diretor de Odontologia, Custódio Tavares Dias Neto; a dentista Melina Watanabe, que é responsável pela saúde bucal do grupo e a psicóloga e coordenadora do CAPS AD, Rosangela Chiavegati Soquetti e a equipe.

Custodio explicou que o projeto com os pacientes do CAPS AD acontece desde de 2014. “Uma vez por semana a dentista promove a oficina de orientação sobre saúde bucal, faz avaliações e encaminha para tratamento e para próteses. Os pacientes precisam aceitar e querer também receber o tratamento. Nos casos de lesões, o paciente é encaminhado para biópsia”. Custódio explicou que nos casos da dependência química os prejuízos da boca são terríveis.

A coordenadora do CAPS AD III, Rosangela Chiavegati Soqueti, explicou que o trabalho do Departamento de Odontologia é realizado para 30 pacientes que são atendidos no programa Permanência Dia - profissionais de diversas áreas e passam o dia no CAPS AD III. “Estas ações funcionam, pois é uma construção coletiva. A peça que será usada para colocar as nécessaires foi confeccionada e recebeu apliques feitos pela equipe do CAPS AD III. Também até a parte do suporte desta peça, a equipe transformou um cabo de vassoura em um varão de cortina”.

Rosangela Soqueti destacou que estas ações reforçam e ajudam a criar vínculos dos pacientes com Centro.

A dentista Melina Watanabe explicou que o material recebido pelo grupo ficará no CAPS AD III, pois assim será mais fácil estimular a escovação e cada um terá seu material devidamente identificado e guardado em sua nécessaire.

Melina explicou que este trabalho é envolvente e conheço e chamo todos pelo nome. “Fazemos o trabalho de odontologia, queremos a recuperação da saúde bucal e também a saúde geral do paciente. Quando eu soube que eles teriam um Kit, eu pedi a minha mãe Mitiko Watanabe que é mestre em artesanato que fizesse umas bolsinhas (nécessaire) e prontamente ela confeccionou 40 unidades e doou para os pacientes”.
  • Redator(es): Deuzeni Ceppolini