Saae realiza troca de redes no período noturno para não prejudicar trânsito

Estão sendo feitas ligações dos ramais nos imóveis em um total de 1.191 conexões
18/06/2015 14:33h

Foto: Giuliano Miranda DCS-Saae
Saae realiza troca de redes no período noturno para não prejudicar trânsito

Esta semana o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) inicia a substituição de redes de distribuição de água por método não destrutivo em um trecho de 900 metros na rua 11 de Junho, entre as ruas 9 de Julho e Hércules Mazzoni. Esta ação será feita no período noturno, pois o diâmetro do tubo é maior (160mm). “Nossa ideia é não atrapalhar o trânsito na região central durante o dia, pois a troca será realizada na rua e não na calçada, como estava sendo feito”, destaca o superintendente do Saae, engº Nilson Gaspar.

Outro trecho de 900 metros de rede ainda será trocado. Em outra frente de trabalho, na rua 13 de maio, estão sendo feitas as ligações dos ramais nos imóveis dos usuários. No total serão 1.191 ligações.

MÉTODO NÃO DESTRUTIVO

Esta técnica permite a troca da tubulação independente da já existente, pois a tubulação é assentada ao lado da antiga, bastando fazer as ligações (ramais). As vantagens são o menor tempo de execução da obra além de não haver necessidade de abrir valas nas ruas, prejudicando o trânsito, danificando o asfalto e gerando transtornos à população.

A ação visa reduzir as perdas de água tratada nas redes de distribuição, substituindo tubulações antigas onde ocorrem frequentes vazamentos, causando o desperdício. Na diminuição das perdas, os mananciais são poupados uma vez que há redução do volume captado para tratamento e distribuição.

Os recursos são provenientes do Reágua do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Combate às Perdas de Água Tratada, que foram conseguidos por meio do deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM).
  • Redator(es): Renata Birolli Coutinho – DCS/Saae