Prefeitura estreia no Periscope com vídeo sobre nova Unidade de Saúde da Cecap

Aplicativo do Twitter é mais um canal de comunicação com a população
19/06/2015 11:07h

Prefeitura estreia no Periscope com vídeo sobre nova Unidade de Saúde da Cecap

A Prefeitura de Indaiatuba estreou segunda-feira (15) no Periscope, um aplicativo do Twitter que possibilita transmissões em vídeo ao vivo para o mundo todo. O vídeo de estreia apresentou o novo prédio da Unidade Básica de Saúde - UBS II, na Cecap [Vila Brigadeiro Faria Lima], que será inaugurado pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) na próxima terça-feira (23). Com a novidade, a Administração Municipal abre mais um canal de comunicação com a população, desta vez pelo endereço @indaiatubapref.

As transmissões são gerenciadas pela Secretaria Municipal de Governo, responsável pela comunicação da Prefeitura nas redes sociais. A interatividade é garantida pela possibilidade do público enviar mensagens sobre o vídeo, por meio de um chat online. Os comentários são exibidos na mesma tela, assim que publicados.

O Periscope não só faz transmissões ao vivo como também permite sua visualização posteriormente, por meio do “replay” que fica disponível durante 24 horas. O “app” lançado em março deste ano ainda permite aos usuários realizar transmissões privadas a contatos específicos, que não são abertos aos demais.

Em sua primeira transmissão pelo Periscope, a Administração Municipal abriu as portas da nova unidade de saúde da Cecap pela primeira vez ao público. A assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Graziela Garcia, falou sobre todos os serviços e especialidades que serão oferecidas à população daquela região. O vídeo durou cerca de 30 minutos. “Sem dúvida, essa será uma ferramenta bastante útil para interagirmos com a população, levando informações e dicas sobre serviços de saúde, mas também pretendemos utilizá-la na comunicação interna, com os funcionários da Secretaria”, explicou Graziela. “Estamos estudando a possibilidade de utilizar o Periscope para treinamentos, inclusive de médicos, e também para a transmissão das reuniões do Conselho Municipal de Saúde”, acrescentou a assessora.

Na próxima semana, a Secretaria de Governo pretende transmitir pequenos takes ao vivo da cerimônia de inauguração da UBS da Cecap, no dia 23, a partir das 8h, e da Conferência Municipal da Saúde, que acontecerá entre os dias 25 e 27.

No dia 03 de julho, às 15h, será a vez do Departamento de Informática abrir as portas para mostrar à população toda a estrutura tecnológica que mantém os serviços oferecidos pela Prefeitura. Na ocasião, o diretor de Informática, José Carlos Melli Filho, fará uma apresentação sobre o PEG (Programa de Eficiência em Gestão), um software próprio desenvolvido pela Prefeitura que possibilita ao gestor uma visão geral dos projetos e serviços em andamento no município.

Os vídeos do Periscope podem ser assistidos tanto pelo app como pela web, e a ferramenta se integra ao Twitter e avisa os seguidores do usuário sobre o início de uma nova transmissão. Toda vez que a Prefeitura transmitir um vídeo, será gerado um link na página do Facebook - https://www.facebook.com/prefeitura.de.indaiatuba, que poderá ser assistido pelos usuários da rede social por meio do computador ou notebook. Em tablets e smartphones é necessário ter o app.

A proposta é utilizar a ferramenta periodicamente, para dar oportunidade ao contribuinte de conhecer um pouco mais sobre os projetos e serviços oferecidos pela Administração, dando ainda mais transparência à gestão.

• Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno