Atendimento unificado da Fazenda movimentou mais de 40 mil pessoas no 1º semestre

Diversos assuntos foram reunidos em um único local nos moldes do Poupatempo
16/07/2015 14:08h

Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI

A Secretaria da Fazenda passou por reformulações e unificou o atendimento desde janeiro deste ano. Com os novos procedimentos o processo ficou mais simples e eficaz. No primeiro semestre do ano foram atendidas 42.511 pessoas no Paço Municipal. Somente para os serviços da Secretaria da Fazenda.

A unificação do atendimento de todos os departamentos da Secretaria da Fazenda, proporcionou aos contribuintes a resolução de assuntos tributários diversos em um único lugar, nos moldes do Poupatempo, que demandou o desenvolvimento pelo departamento de Informática de um sistema de senha inteligente, ou seja, elas são separadas por assunto, tais como: débitos de tributos de exercícios anteriores; débitos do IPTU/2015, alvará/ISS; plantão fiscal; INCRA/ITR; DIPAM/ICMS, tesouraria entre outros específicos.

Com essa nova dinâmica, o contribuinte é direcionado a um determinado atendente, portanto, a ordem de chamada nem sempre corresponderá pela ordem de chegada, face à demanda de assuntos que estão sujeitos às oscilações. Pensando nisso, a Secretaria da Fazenda elaborou um treinamento para os funcionários dos departamentos para um compartilhamento dos serviços, visando um aumento de atendentes capacitados com as habilidades necessárias para qualquer serviço.

De acordo com o assessor de programas e projetos especiais da Secretaria da Fazenda, Acássio Carlos da Silva, o sistema de senhas possibilitou a emissão de relatórios para mensurar o atendimento por departamento entre outras aferições. “Observamos que após a conclusão do atendimento presencial, o contribuinte se dá conta de que poderia ter obtido as informações necessárias e resolvido a questão sem, necessariamente, ter se deslocado junto ao Paço Municipal, pois no site da prefeitura há serviços disponíveis que dispensam o atendimento presencial, como: 2º via do IPTU; centidão de valor venal e certidão negativa de débitos”, explica Acássio. Somente no site, no primeiro semestre de 2015 foram emitidos 8.628 2ª vias de IPTU; 6.600 certidões de vãos venal e 6.773 certidões negativas.

O secretário da pasta, Bráulio Antônio Leite, destaca a visão da Secretaria em relação ao atendimento. “Estamos sempre atentos para que novas ações sejam agregadas aos serviços, no sentido de criar mecanismos que facilitem o acesso, com ênfase na agilidade e na rapidez, colaborando portanto, com a demanda de documentos solicitados de forma pontual”, ressalta.
  • Redator(es): Laís Fernandes