Tenente ministra palestra sobre exército para jovens alistados em processo de seleção

Reinaldo Nogueira faz abertura do evento realizado no Auditório da Prefeitura
31/07/2015 16:01h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

Cerca de 200 jovens indaiatubanos que fizeram o alistamento militar este ano participaram na manhã de sexta-feira (31) da palestra “Exército Brasileiro – Atividades e Formas de Ingresso”, ministrada pelo tenente Luiz Xavier. Objetivo é apresentar o Exército aos jovens. O evento realizado no auditório da Prefeitura foi aberto pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), que é o presidente da Junta Militar de Indaiatuba.

O prefeito falou aos presentes sobre a experiência que teve quando ainda era deputado federal e acompanhou um treinamento do Exército na Amazônia. “Nessa ocasião tive a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho que o Exército realiza, que vai além da defesa do País. Na Amazônia, por exemplo, eles levam atendimento médico aos moradores de localidades afastadas das cidades, onde não possuem nenhum tipo de serviço de saúde”, explicou.

Durante a palestra, o tenente Xavier, que integra o 2º Grupo de Artilharia de Campana Leve -Regimento Deodoro, de Itu, falou sobre sua experiência pessoal no Exército e explicou sobre as formas de se ingressar na carreira militar para orientar os jovens que estão em processo de seleção.

Este ano 1996 jovens indaiatubanos nascidos em 1997 fizeram o alistamento militar, cujo prazo foi encerrado dia 30 de junho. O jovem considerado apto é designado para a prestação do Serviço Militar em organizações militares da ativa, onde deverá permanecer por um período de 10 a 12 meses prestando o serviço militar obrigatório. Após este período, ainda poderá permanecer por até sete anos engajado, conforme a disponibilidade de vagas.

Entre os presentes na palestra estavam o secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto; a secretária da Junta de Serviço Militar de Indaiatuba, Célia Maria Casagrande, e o presidente da Câmara Municipal, Luis Alberto Cebolinha Pereira (PMDB).
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno