A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Caminhada da Paz no Agosto das Artes tem data e percurso alterados

Evento acontece dia 23 às 10h no Centro de Convenções Aydil Bonachella
06/08/2015 16:14h


Foto: Ilustração
Caminhada da Paz no Agosto das Artes tem data e percurso alterados

A Secretaria Municipal de Cultura informa que a ação Caminhada da Paz, parte da programação do festival Agosto das Artes, teve sua data e itinerário alterados devido a sobreposição de eventos no município, sendo remanejada para o dia 23 de agosto, domingo, às 10h, no Centro de Convenções Aydil Bonachella. Seguindo a temática escolhida pelo coletivo dos artistas da cidade para o festival deste ano, a iniciativa trará um desfile dos alunos das oficinas da Secretaria de Cultura e da rede municipal de ensino portando bandeiras previamente produzidas por eles, denominadas “sonhos de paz”, que comporão depois instalação especial nos jardins do prédio. Ao final da caminhada, todos os participantes serão convidados a acompanhar o Seminário Vertentes da Paz, com as palestras “Proposta de paz para a ONU 2015 de Daisaku Ikeda – Compromisso de todos com um mundo mais humano”, Resiliência e Paz” com a educadora Tânia Sakuma, “Paz e Sustentabilidade” com o biólogo Ricardo Mello e “Paz e Direitos Humanos” com a advogada Hilda Fuji. A programação trará ainda apresentações do Coral Filarmônico Ikeda, Danças Circulares Sagradas com Teresa Chagas, grupo de jongo Filhos da Semente e exibição do filme “Um Outro Modo de Ver as Coisas”. A entrada é gratuita. Informações (19) 3894-1867.



Agosto das Artes – Programação*



De 5 a 31 de agosto – segunda a sexta das 8h às 17h - Centro de Convenções Aydil Bonachella – exposições



1º Salão de Artes Visuais



Exposição de trabalhos de artistas de Indaiatuba nas áreas de pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, desenho, vídeo-arte e experimental.



Exposição de Fotografias



Mostra de imagens produzidas pelos membros do Foto Clube de Indaiatuba, inspiradas no tema Caminhos da Paz.



Exposição Turma do Gabi 40 anos



A exposição comemorativa da obra Turma do Gabi, do cartunista e escritor Moacir Torres, percorre o Brasil em 2015. Moacir Torres reside em Indaiatuba desde 1993. Começou sua carreira como desenhista na TV Cultura, em 1974. Trabalhou como arte finalista para o Ed. Abril e ilustrou o suplemento "Diário Criança", no Diário Popular de São Paulo, por cerca de dez anos. Participou de coletâneas literárias e de vários salões de humor e HQs. Criou e publicou Revistas em Quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis. Duas revistas criadas por Torres foram lançadas na Espanha e em Portugal.



Mostra Coletiva de Artes Visuais



Exposição de obras dos artistas plásticos Abelar Nagil, Airton Sobreira, Bira Toledo, Darci Batista da Silva, Georges Klopotowski, Elisa Faccin e Walter Caldeira.



Dia 8 – sábado – 9h às 12h – Praça Dom Pedro II e dia 16 – domingo – 10h às 12h - Parque Temático



Intervenção artística com o Coletivo Áscua



Instalação composta por quatro obras do Coletivo Áscua, integrado pelas artistas Beatriz do Amaral, Kênia D´Ângelo e Livar – Liliana Del Valle Arévalo: “Estratégias da Paz” - a obra é formada por duas estruturas separadas, cada uma com dois conjuntos de jogos para que duas pessoas, de qualquer idade, possam interagir brincando ao mesmo tempo. Cada conjunto de jogo é formado por tubos onde se encontram imagens com símbolos de Paz e outras que remetem a conflitos. O público jogará em cada conjunto para descobrir depois a solução proposta, que é a Paz, sendo induzido a refletir de que é este o objetivo que devemos buscar; “Etéreo” - instalação itinerante, é composto de um jardim de tulipas brancas, com a proposta de que a Paz, mesmo que possa parecer inalcançável, continua sendo o maior desejo reivindicado por todos. Esta instalação pela sua beleza, fragilidade e simbolismo remeterá ao desejo reivindicado de Paz. A instalação das tulipas formarão desenhos sobre o desejo coletivo de paz; “Marelle” - É o nome original francês do tradicional jogo da Amarelinha. Obra Interativa composta de dois jogos de amarelinha com a proposta de que a Paz sempre se sobrepõe sobre qualquer violência e conflito; “Meditação” – obra que traz um ambiente confortável com edredons, travesseiros e imagens que promovem o relaxamento, uma das forma de se obter a paz interior.



Dia 8 – sábado – 14h – Shopping Jaraguá



Exibição do filme “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez”



Dia 18 – terça-feira – 19h – Shopping Jaraguá



Exibição do filme “Neruda”



Dia 21 - sexta-feira - Ateliê de Elisa Faccin



Ateliê Portas Abertas - APA para alunos da EMEB Osório Germano Filho



O objetivo é demonstrar in loco, a estudantes da educação básica, como é o local de trabalho de um artista plástico, com exposição e explicação da obras de arte. Deste modo, busca-se desmistificar e formar um público sensível e atento para as artes visuais em geral. Uma iniciativa dos artistas Elisa Faccin e Bira Toledo, com participação de Walter Caldeira, Airton Sobreira, Abelar Nagil, e outros.



Dia 22 – sábado – 14h – Shopping Jaraguá



Exibição do filme “Neruda”



Dia 23 – domingo – 10h – Centro de Convenções Aydil Bonachella



Caminhada da Paz



Caminhada em que os alunos das oficinas da Secretaria de Cultura e da rede municipal de ensino portarão bandeiras previamente produzidas em oficinas, com o tema Paz, que serão fincadas em instalação especial ao final do evento. As bandeiras reunidas, denominadas “sonhos de paz”, formarão o símbolo internacional da paz.



Seminário Vertentes da Paz



Evento de encerramento do Agosto das Artes, com a coordenação de Celso Falaschi e Mônica Kimura, com participação de palestrantes e do Coral da Associação Brasil SGI (BSGI). Palestras: “Proposta de paz para a ONU 2015 de Daisaku Ikeda – Compromisso de todos com um mundo mais humano”, Resiliência e Paz” com a educadora Tânia Sakuma, “Paz e Sustentabilidade” com o biólogo Ricardo Mello, “Paz e Direitos Humanos” com a advogada Hilda Fuji. Apresentações do Coral Filarmônico Ikeda, Danças Circulares Sagradas com Teresa Chagas, grupo de jongo Filhos da Semente e exibição do filme “Um Outro Modo de Ver as Coisas”.



Oficinas Agosto das Artes – inscrições abertas e vagas limitadas



Oficina de fotografia, arte contemporânea e criatividade, com Livar, Maria do Céu Lopes e Beatriz Amaral



Participantes a partir de 16 anos.



Dias 22 e 29 de agosto no Centro Cultural Wanderley Peres das 14h às 18h.



Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia com apresentação de RG, comprovante de endereço e a doação de 1 pacote de fralda geriátrica.



Oficina Processo de Criação, com Anna Pellizari



Participantes a partir de 16 anos.



Dias 06, 13, 20 e 27 de agosto no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol das 14h às 17h.



Objetivo é levar o participante ao encontro de uma imagem que será o seu trabalho durante a oficina, não importando o que é a imagem, mas o que ela poderia ser.



Inscrições devem ser feitas no Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia com apresentação de RG, comprovante de endereço e a doação de 1 pacote de fralda geriátrica.



*programação sujeita a alterações.



Serviço



Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia



Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, s/n – Centro



Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol



Shopping Jaraguá - Rua 15 de Novembro 1.200 - Centro
  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 986

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba