A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

População prestigia Seminário Vertentes da Paz do Agosto das Artes

Evento da Secretaria de Cultura aconteceu no domingo no Centro de Convenções
24/08/2015 15:17h


Foto: Adriana Panzini - SCS/PMI
População prestigia Seminário Vertentes da Paz do Agosto das Artes

Centenas de pessoas prestigiaram no último domingo, dia 23, o Seminário Vertentes da Paz, no Centro de Convenções Aydil Bonachella. Parte da programação do festival Agosto das Artes da Secretaria Municipal de Cultura, o evento garantiu programação diversificada à plateia, culminando com a instalação das bandeiras com o tema Paz confeccionadas por crianças e jovens da rede municipal de ensino e das oficinas culturais gratuitas da Prefeitura nos jardins em frente ao prédio, dentro da ação Caminhos para a Paz. A agenda de palestras trouxe “Compromisso de Todos com um mundo mais humano”, com a jornalista, mestra em Ciências da Comunicação e arteterapeuta Mônica Kimura, “Resiliência e Paz”, apresentada pela educadora e coaching internacional em resiliência Tânia Sakuma, “Paz e Sustentabilidade”, com o biólogo e consultor ambiental e pesquisador júnior da USP Ricardo Mello, e “Paz e Direitos Humanos”, com a advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB – Subseção Diadema Hilda Fujii. Os presentes tiveram ainda a oportunidade de conferir o espetáculo da Corporação Musical Villa Lobos e do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil. À tarde, foi a vez das Danças Circulares Sagradas com Teresa Chagas, apresentação do grupo de jongo Filhos da Semente e exibição do filme “Um Outro Modo de Ver as Coisas” e do videoarte A Paz, produzido para o evento. Durante o seminário, foram entregues ainda as medalhas aos artistas agraciados no I Salão de Artes Visuais de Indaiatuba.



Os palestrantes do seminário e os integrantes do coral são voluntários da Associação Brasil SGI, braço brasileiro da ONG Soka Gakkai Internacional, entidade presente em 192 países, de base filosófica humanista, que tem como objetivo a criação de uma efetiva cultura de paz, por meio do desenvolvimento e revolução humana de cada pessoa.



As bandeiras da paz fixadas nos jardins do Centro de Convenções foram produzidas pelos alunos das escolas municipais de ensino fundamental e das oficinas culturais gratuitas da Secretaria Municipal de Cultura sob orientação de um coletivo de artistas, levando os participantes a refletirem sobre a paz, tema maior da edição 2015 do Agosto das Artes, e a materializarem este sentimento através da pintura da bandeiras brancas. A ação, denominada Caminhos para a Paz, foi coordenada por Anna Pellizzari, Elisa Faccin, Bira Toledo, Walter Caldeira, Marco matos, Kênia D´Ângelo, Beatriz Amaral, Livar, Sérgio Del Corso, Roberta Caroni, Maria do Céu Lopes Heinrich e Marina Salla, sob a supervisão de Celso Falaschi e Mônica Kimura.



O festival Agosto das Artes prossegue até o próximo dia 31 com atividades gratuitas, confira a agenda e prestigie:



De 5 a 31 de agosto – segunda a sexta das 8h às 17h - Centro de Convenções Aydil Bonachella – exposições



1º Salão de Artes Visuais



Exposição de trabalhos de artistas de Indaiatuba nas áreas de pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, desenho, vídeo-arte e experimental.



Exposição de Fotografias



Mostra de imagens produzidas pelos membros do Foto Clube de Indaiatuba, inspiradas no tema Caminhos da Paz.



Exposição Turma do Gabi 40 anos



A exposição comemorativa da obra Turma do Gabi, do cartunista e escritor Moacir Torres, percorre o Brasil em 2015. Moacir Torres reside em Indaiatuba desde 1993. Começou sua carreira como desenhista na TV Cultura, em 1974. Trabalhou como arte finalista para o Ed. Abril e ilustrou o suplemento "Diário Criança", no Diário Popular de São Paulo, por cerca de dez anos. Participou de coletâneas literárias e de vários salões de humor e HQs. Criou e publicou Revistas em Quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis. Duas revistas criadas por Torres foram lançadas na Espanha e em Portugal.



Mostra Coletiva de Artes Visuais



Exposição de obras dos artistas plásticos Abelar Nagil, Airton Sobreira, Bira Toledo, Darci Batista da Silva, Georges Klopotowski, Elisa Faccin e Walter Caldeira.



Serviço



Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 1072

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba