Prefeitura intensifica preparativos para Parada de Natal e decoração das ruas

Iluminação das ruas deve ficar pronta no início de dezembro
11/11/2015 16:58h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeitura intensifica preparativos para Parada de Natal e decoração das ruas

Há pouco mais de duas semanas do primeiro desfile, os preparativos para a quarta edição da Parada de Natal de Indaiatuba estão em ritmo acelerado. Este ano os dois desfiles serão realizados na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, na altura da Raia de Remo do Parque Ecológico, sendo o primeiro no dia 28 de novembro e o segundo, dia 05 de dezembro. O evento terá início às 20h. Um grande castelo de gelo está entre as novidades deste ano para o evento.

O secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, que está à frente da equipe organizadora da Parada, informou que o castelo será um dos dois novos carros que complementarão os que foram criados para a Parada de 2014. A outra novidade será o carro que levará para a avenida trará um presente, que se abrirá com uma surpresa para o público.

Estarão na avenida cerca de 650 pessoas entre alunos das oficinas da Secretaria de Cultura, dos projetos da Secretaria da Educação, da Secretaria de Esportes, alunos da Abid (Associação Beneficente Irmã Dulce) e da Escola de Dança Rodrigo Oliveira. Toda a estrutura da festa ficará sob o comando das secretarias de Urbanismo e de Obras e Vias Públicas.

A primeira Parada de Natal de Indaiatuba foi realizada em 2012, com um desfile no Centro da cidade, na Rua 15 de Novembro, e outro na Francisco de Paula Leite, em frente ao Boulevard da Cecap. Depois de dois anos, em 2014 o desfile que acontecia no Centro foi transferido para a Marginal Esquerda do Parque Ecológico, e a Prefeitura ainda manteve uma apresentação na avenida Francisco de Paula Leite. Este ano, as duas apresentações serão na Marginal Direita, em frente à Raia de Remo.

Para o secretário de Urbanismo, a mudança foi necessária porque a Parada vem reunindo um público maior a cada ano, o que inviabilizou o evento tanto na região central da cidade como na Cecap. “Queremos fazer um espetáculo bonito sem causar transtornos para as famílias que querem prestigiar o evento”, justificou.

Os preparativos já estão em ritmo final no barracão localizado no Distrito Industrial. Tanto os carros como as fantasias que serão remodeladas.

Segundo o diretor de criação da Parada, Éder Farias, apesar do reaproveitamento dos carros e materiais utilizados no ano passado, a Parada contará com muitas surpresas que vão encantar crianças e adultos, por isso vale muito a pena assistir. “Aproveitaremos nossos carros e figurinos do ano passado e acrescentaremos algumas novidades, reciclando o máximo possível. Mesmo para os carros novos estamos reaproveitando materiais de desfiles anteriores”, comenta Farias.

Roteiro

No desfile de 2015 o Natal virá representado em seis setores: o primeiro deles trará o lado religioso da festa, com o presépio e muitos anjos. O lado místico do Natal virá no segundo setor, com o Papai Noel, fadas e duendes. No terceiro setor será representada a magia da neve com um castelo de gelo representando a cabana do Papai Noel.

O lado lúdico no Natal virá representado no quarto setor, com brinquedos, presentes e ajudantes de Papai Noel; no quinto setor virão os doces natalinos, biscoitos, cupcakes e confeiteiros; finalizando o desfile, o sexto setor trará trenós, renas, Papai e Mamãe Noel.

O secretário de Urbanismo acredita que este ano o público seja superior ao do ano passado, que se aproximou a 60 mil pessoas nos dois dias de evento. “Como já fizemos nos anos anteriores, em caso de chuva passaremos o desfile para o sábado seguinte”, finaliza.

Decoração de rua

A montagem da estrutura da Árvore de Natal que ficará em frente à Prefeitura, que começou nesta semana, também marca o início dos trabalhos para a instalação dos enfeites de rua e iluminação de Natal nos espaços públicos de maior movimento da cidade.

Além da árvore gigante que novamente enfeitará o Parque Ecológico, em frente ao Paço Municipal, como já é costume, a decoração da alça de acesso à Prefeitura também receberá a casa do Papai Noel e todos os demais carros da Parada de Natal, depois do último desfile. O Papai Noel estará no local para fotografar com as crianças entre os dias 11 e 23 de dezembro.

Os troncos das palmeiras serão iluminados e os travessões que enfeitaram as ruas da alça de acesso do Paço também voltarão este ano.

O tradicional presépio natalino será montado na praça Prudente de Moraes, que também será iluminada.

As avenidas Francisco de Paula Leite e Ário Barnabé, assim como as ruas Vinte e Quatro de Maio, Quinze de Novembro e Candelária, receberão a mesma iluminação do ano passado. A decoração deve ficar pronta no início de dezembro.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno