Indaiatuba terá primeiro desfile da Parada de Natal 2015 na noite de sábado

26/11/2015 14:45h

Foto: Sirlene Virgílio - SCS/PMI
Indaiatuba terá primeiro desfile da Parada de Natal 2015 na noite de sábado

O primeiro desfile da Parada de Natal de Indaiatuba acontece sábado (28), a partir das 20h. O segundo desfile será realizado no final de semana seguinte, dia 05 de dezembro. Em sua quarta edição, o evento será realizado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, na altura da Raia de Remo do Parque Ecológico. Para maior conforto da população, haverá uma arquibancada no local. São esperadas cerca de 60 mil pessoas nos dois dias. Em caso de chuva, o evento passará para o próximo sábado, dia 05, e o segundo desfile para o dia 12.

Todos os carros do ano passado serão reaproveitados e duas novidades serão acrescentadas para tornar o espetáculo ainda mais bonito: um castelo de gelo e um presente que se abrirá na avenida com uma surpresa para o público. “Estamos nos esforçando para melhorar a cada ano e presentear a população com um belo espetáculo de Natal”, avisa o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, que está à frente da equipe organizadora da Parada.

Estarão na avenida cerca de 650 pessoas entre alunos das oficinas da Secretaria de Cultura, dos projetos da Secretaria da Educação, da Secretaria de Esportes, alunos da Abid (Associação Beneficente Irmã Dulce) e da Escola de Dança Rodrigo Oliveira.

A primeira Parada de Natal de Indaiatuba foi realizada em 2012, com um desfile no Centro da cidade, na Rua 15 de Novembro, e outro na Francisco de Paula Leite, em frente ao Boulevard da Cecap. Depois de dois anos, em 2014 o desfile que acontecia no Centro foi transferido para a Marginal Esquerda do Parque Ecológico, e a Prefeitura ainda manteve uma apresentação na avenida Francisco de Paula Leite. Este ano, as duas apresentações serão na Marginal Direita, em frente à Raia de Remo.

Para o secretário de Urbanismo, a mudança foi necessária porque a Parada vem reunindo um público maior a cada ano, o que inviabilizou o evento tanto na região central da cidade como na Cecap. “Queremos oferecer mais conforto para as famílias que querem prestigiar o evento. No Parque também temos a possibilidade de montar uma arquibancada sem causar nenhum transtorno aos usuários da via ou comerciantes e moradores do local, o que não é possível no Centro ou na avenida Francisco de Paula Leite, por exemplo”, justificou Selone.

O trecho da Marginal Esquerda entre as avenidas Manoel Ruz Peres e rua Miguel Domingues, onde acontecerão os desfiles, estará interditado para o tráfego de veículos a partir das 12h do sábado, tanto no dia 28 de novembro como no dia 05 de dezembro.

Os participantes do Desfile ficarão concentrados na rua Miguel Domingues, de onde sairá o desfile, no sentido centro-bairro. Nessa via, a quadra entre as duas marginais – Direita e Esquerda – também ficará interditada no sábado.

Espetáculo

No barracão localizado no Distrito Industrial o ritmo de trabalho está intenso para deixar tudo pronto para sábado. Além dos carros novos, que foram construídos aproveitando material de carros utilizados nos primeiros desfiles, muitas fantasias também foram remodeladas. “Aproveitaremos nossos carros e figurinos do ano passado e acrescentaremos algumas novidades, reciclando o máximo possível. Mesmo para os carros novos reaproveitamos materiais de desfiles anteriores”, reforma o diretor de criação da Parada, Éder Farias.

Como nos desfiles anteriores, a Parada 2015 trará o Natal representado em setores. Este ano serão seis setores diferentes: o primeiro deles trará o lado religioso da festa, com o presépio e muitos anjos; o lado místico do Natal virá no segundo setor, com o Papai Noel, fadas e duendes; no terceiro setor será representada a magia da neve com um castelo de gelo representando a cabana do Papai Noel; o lado lúdico no Natal virá representado no quarto setor, com brinquedos, presentes e ajudantes de Papai Noel; no quinto setor virão os doces natalinos, biscoitos, cupcakes e confeiteiros; finalizando o desfile, o sexto setor trará trenós, renas, Papai e Mamãe Noel.

Depois dos dois desfiles os carros ficarão expostos no parque Ecológico, em frente à Prefeitura, integrando a decoração natalina que já está montada no trecho. No local também funcionará a casa do Papai Noel, onde o “bom velhinho” ficará disponível para as tradicionais fotos com as crianças entre os dias 07 e 23 de dezembro, das 19h às 23h. O Papai Noel também atenderá no coreto da praça Prudente de Moraes, na mesma data e horário.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno