Velódromo Municipal será inaugurado com prova da Federação nos dias 23 e 24 de abril

Cerimônia oficial com presença de autoridades acontece no sábado a partir das 9h
29/03/2016 15:47h

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

Indaiatuba recebe nos dias 23 e 24 de abril o Campeonato Interestadual de Pista, realizado pela Federação Paulista de Ciclismo e pela Confederação Brasileira de Ciclismo, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. A prova, com baterias das 8h às 17h nas categorias Elite, Júnior e Juvenil, marcará o início das atividades do novo Velódromo Municipal, localizado à Rua Miguel Domingues, s/n, no Jardim Regina, ao lado da FIEC e do Ciaei. A cerimônia oficial de abertura acontece no sábado, a partir das 9h, com a presença de autoridades, que farão também uma visita técnica à nova piscina do Centro Esportivo do Trabalhador. “O Velódromo Municipal foi uma grande conquista para a cidade e agora é com grande orgulho que entregaremos este importante equipamento”, destaca o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “Realizado com apoio de recursos do Governo Federal, certamente será um dos legados mais importantes do projeto Cidades Olímpicas, além de atrair para a Indaiatuba grandes eventos esportivos como este Campeonato Interestadual, garantindo fomento comercial e uma excelente estrutura para nossa equipe de alto rendimento, em uma modalidade em que o município tem um amplo histórico de vitórias e conquistas. Convido a toda a população a prestigiar a abertura e a competição, que será certamente um passeio para toda a família no final de semana”, conclui. A entrada é gratuita. Informações (19) 3825-6270.

O Velódromo Municipal foi projetado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia e sua construção foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, com investimento de R$ 1.322.992,26, sendo R$ 975 mil provenientes de convênio firmado com o Ministério de Esportes, foi construída a pista de 250 metros lineares, dentro dos padrões internacionais e exigências da UCI (Union Cycliste Internationale) para receber eventos internacionais de ciclismo. Na segunda etapa, com investimento de R$ 4.629.571,92, sendo R$ 4.259.206,17 de convênio com o Governo Federal, foram erguidos dois blocos anexos. O primeiro compreende o Centro de Formação de Atletas de Alto Rendimento, com dois pavimentos que somam 1.146,62m² de área construída, 10 boxes para ciclistas com banheiros, ambulatório, sala de imprensa, administração, rack para som e vídeo, cozinha, despensa, refeitório e terraço. O segundo bloco traz a arquibancada, com capacidade para um público estimado de mil pessoas, com área total de 873,40m², lanchonete, sala de apoio, sala de segurança, ambulatório, pátio, sanitários masculinos, femininos e acessíveis, além de depósitos. A gestão do espaço será compartilhada entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Federação Paulista de Ciclismo.

A nova piscina multiuso do Centro Esportivo do Trabalhador possui 10 por 50 metros, com 1,40 metros de profundidade e poderá ser usada nos treinamentos da equipe municipal de alto rendimento de natação e aulas de hidroginástica dos projetos do esporte de participação da Prefeitura. O investimento foi de R$ 439.986,00, sendo R$ 243.750,00 de convênio firmado com o Ministério de Esportes. Em uma segunda etapa da obra, com recursos próprios adicionais de R$1.190.591,11, está sendo instalada cobertura e fechamento da piscina, além da construção de vestiários e sala de administração. A área total é de 1.056,86m² e a previsão é de que o equipamento esteja finalizado para utilização no final deste semestre.

Equipe de ciclismo ADI/Secretaria Municipal de Esportes participará da prova inaugural

A equipe de ciclismo ADI/Secretaria Municipal de Esportes defenderá o município no Campeonato Interestadual de Pista nos dias 23 e 24 no Velódromo Municipal. 10 atletas no total competem por Indaiatuba: Alice Leite de Mello, Luana Bezerra, Viviane Lourenço, Moisés de Lima, Estevam Mancini, William Poiani, Márcio Assis, Adriano Martins, Felipe Garcia e Bruno de Sá, sob a coordenação do técnico Armando Camargo. “Será uma grande honra para nós buscar o pódio neste novo equipamento que a cidade está recebendo”, diz o técnico. “Temos a nosso favor a oportunidade de estar treinando no Velódromo e já conhecer o local, mas sabemos que a prova será dura e o grupo precisará se empenhar muito para levar o nome de Indaiatuba aos primeiros lugares, por isso estamos intensificando a preparação”, completa Camargo.

• Redator(es): Adriana Panzini