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Prefeito abre audiência do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Plano ficará disponível no site da Prefeitura a partir de segunda-feira
29/04/2016 16:47h


Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Prefeito abre audiência do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) abriu na manhã de sexta-feira (29) a audiência pública do PDMUS (Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável) - Fase de Diagnóstico e Formulação de Diretrizes, ao lado do secretário de Planejamento e Engenharia, Sandro de Almeida Lopes Coral. Cerca de 80 pessoas passaram pelo Auditório da Prefeitura, durante a apresentação. A partir de segunda-feira, dia 2, a Engenharia disponibilizará o estudo no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br e as sugestões da população poderão ser encaminhadas para o e-mail engenharia.administrativo@indaiatuba.sp.gov.br, até o final de maio. A audiência pública para a apresentação final do Plano ainda não tem data marcada.



Estavam presentes na audiência o presidente da Câmara Municipal, Luis Alberto Pereira, o Cebolinha (PMDB) os vereadores Djalma César de Oliveira (PMDB), Helton Ribeiro (PP) e Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT).



Reinaldo falou da importância da participação popular para que o Plano seja formatado da melhor forma possível. “Indaiatuba muda muito, é uma cidade que está em pleno desenvolvimento e é importante ouvirmos a população no momento de planejarmos ações futuras”, resume.



O secretário de Engenharia lembrou que foram convidados a participar da audiência órgãos e autoridades públicas municipais e diversos segmentos da sociedade civil.



Entre as orientações para a elaboração do PDMUS de Indaiatuba estava a vinculação do mesmo ao Plano Diretor Municipal e a análise e proposição de diretrizes, ações e projetos para ampliação da mobilidade da população em condições adequadas e qualificadas; reorganização da rede de transporte coletivo, com especial atenção para as questões de integração interna a este modo de transporte e dele com os demais modos.



No material apresentado no Auditório da Prefeitura foram considerados aspectos de desenvolvimento urbano e de mobilidade urbana de Indaiatuba, sistema viário e trânsito, sistema de transporte coletivo e transporte não motorizado que inclui mobilidade a pé e por bicicleta.



O consultor da Oficina Engenheiros Consultores Associados, Luis Fernando di Pierro, abriu a apresentação falando da metodologia utilizada, que foi o PlanMob, caderno de referência para elaboração do Plano de Mobilidade oferecido pelo Ministério das Cidades, e que também foi produzido pela empresa. Falou ainda das perspectivas de crescimento da cidade, que hoje possui 225 mil habitantes com projeção para 2025 de 255 mil habitantes, dos aspectos socioeconômicos do município, que tem uma característica forte de utilização de transporte individual maior que o transporte coletivo.



Na fase de avaliações relativas ao fluxo e volume de trânsito nas ruas, o estudo mostrou hoje Indaiatuba apresenta um tráfego bem administrado que não requer priorização no Plano de Mobilidade Urbana, apesar de alguns pontos como a Rua dos Indaiás e parte do anel central da cidade apresentarem momentos de congestionamento em horários de pico. “São momentos de maior demanda, com congestionamento em um nível considerado razoável. Hoje não representa um problema, mas o crescimento da cidade exigirá medidas de ampliação da capacidade de tráfego”, reforça Pierro.



Para a apresentação das diretrizes, o Plano considerou a cidade dividida em três regiões: zona de expansão, zona em consolidação e zona consolidada. A primeira se refere às regiões do Parque Campo Bonito, do Pimenta e região Central; a segunda engloba principalmente periféricas que incluem as chácaras, e a terceira, a zona consolidada, inclui a região central, parte do Jardim Morada do Sol e parte do Distrito Industrial.



Na zona de expansão a principal proposta do Plano foi a criação de uma rede viária no entorno do córrego do Buru, copiando o modelo do Parque Ecológico, que ligaria a região do Campo Bonito à rodovia João Ceccon. “Essa é a maior obra viária que o Plano vai propor, com duas pistas de sete quilômetros de extensão de cada lado do córrego. Também estamos propondo a conexão da avenida Vargas com a rodovia Engenheiro Paulo de Tarso Martins, com a utilização de estradas municipais já existentes”, explica o consultor.



Para o transporte coletivo, o estudo apontou a necessidade da criação de um sistema que atraia o usuário. “É necessário redesenhar linhas de ônibus, concentrar percursos em vias de maior movimento para reduzir tempo de viagem e aumentar a frequência dos ônibus. Também é preciso estudar a possibilidade de aumentar o tempo de integração da tarifa e incentivar o uso do bilhete eletrônico”, argumentou.



Com relação ao transporte cicloviário, além da ampliação da rede de ciclovias, o Plano de Mobilidade Urbana sugere adequações nas ciclovias já existentes e o deslocamento das ciclofaixas da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé para o interior do Parque Ecológico.



Para a mobilidade dos pedestres, foi avaliado que a região central já apresenta as características básicas propostas nas normas vigentes e foi proposto que o município elabore um plano de melhorias de calçadas em geral, crie diretrizes de desenhos de calçadas, crie um programa de educação para defender a cultura de manutenção dos espaços públicos por parte da população e fiscalização a fim de evitar invasões e maus cuidados.



Finalizando a apresentação das diretrizes do PDMUS, foi proposto um reordenamento da mobilidade no Centro da cidade, com áreas definidas para quem vai entrar no Centro, para quem apenas passa pela região do Centro e também para o transporte público na área central. Esse reordenamento incluiria o alargamento de calçadas em algumas ruas específicas com diminuição de leito carroçável.



No final da apresentação foi aberto um espaço para que o público esclarecesse dúvidas e apresentasse sugestões que serão analisadas posteriormente e, conforme a viabilidade, serão incluídas no Plano.
  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 474

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