A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

EDIÇÃO DO AGOSTO DAS ARTES DA SECRETARIA DE CULTURA TEM COMO TEMA “CORES DA TERRA”

Tradicional festival que celebra as artes plásticas começa no próximo dia 4
27/07/2016 15:33h


Foto: Priscila Prade
EDIÇÃO DO AGOSTO DAS ARTES DA SECRETARIA DE CULTURA TEM COMO TEMA “CORES DA TERRA”

A Secretaria Municipal de Cultura promove mais uma edição do já tradicional festival Agosto das Artes, realizado anualmente com o objetivo de fomentar o interesse da população pelas artes plásticas em todas as suas manifestações. Assim como em 2015, este ano o evento contou com a colaboração dos artistas da cidade, que participaram de reuniões abertas para a sugestão de ideias e projetos para a programação. Esse trabalho em conjunto também resultou na escolha do tema “Cores da Terra”, que inspirou as obras e que trata a cor de forma mais ampla, não só da terra em sim, mas dos espaços públicos, dos casarios e prédios, das praças, das águas e das etnias, representadas pela cultura suíça, japonesa e africana. O público poderá conferir ao longo do mês uma série de atrações gratuitas entre exposições, oficinas, exibições e instalações, com início no próximo dia 4 de agosto, às 19h, no Cine Topázio do Polo Shopping, com a exibição do filme “Crime Delicado”, seguida por mesa redonda com a presença de Sérgio Sant´Anna, Beto Brant, Marçal Aquino e Celso Sabadin. Já no dia 5, às 19h, acontece a abertura e premiação do 2º Salão das Artes Visuais, no Centro de Convenções Aydil Bonachella. Verifique abaixo a agenda completa e prestigie com a família e os amigos. As inscrições para todas as oficinas já estão abertas e acontecem no Centro de Convenções Aydil Bonachella de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g, que será revertida para as entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba – Funssol. Informações (19) 3894-1867.



Programação Agosto das Artes



Dia 4 de agosto, quinta-feira – 19h – Cine Topázio do Polo Shopping

Debate O Jogo das Artes – Literatura vs Cinema – exibição do filme “Crime Delicado”, seguida de mesa redonda com a presença de Sérgio Sant´Anna, Beto Brant, Marçal Aquino e Celso Sabadin. No filme, Antônio (Marco Ricca) é um crítico teatral respeitado, que conduz sua carreira com dedicação e seriedade, buscando colocar em seus textos toda sua bagagem na área e também sua personalidade comandada pela razão. Em um encontro por acaso num bar ele conhece Inês (Lilian Taublib), uma mulher desinibida e atraente que não se encaixa no modelo racional que Antônio prega para si. Inês tem um relacionamento com José Torres Campana (Felipe Ehrenberg), um pintor mais velho que a usa como musa de seus quadros. Mas o fascínio que Inês sente por Campana faz com que Antônio sinta cada vez mais ciúmes do relacionamento existente entre eles. Direção de Beto Brant. Classificação etária 16 anos. Entrada franca. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.ojogodasartes.com . Caso o interessado se cadastre no site, receberá um e-ticket por e-mail garantindo seu lugar na plateia. Não cadastrados estão sujeitos a disponibilidade de lugares no momento da exibição.



Dia 8 de agosto, segunda-feira – 19h – Centro de Convenções Aydil Bonachella

2º Salão de Artes Visuais – abertura e premiação, com exposição dos projetos selecionados pela comissão de jurados do salão, Fotoclube de Indaiatuba, Projeto APA e Dioramas. Após a inauguração, aberto para visitação de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h até dia 31 de agosto. Entrada franca.



Dia 8 de agosto, segunda-feira – 19h – Centro de Convenções Aydil Bonachella

Exposição “Cores da Terra” do Fotoclube Indaiatuba – Abertura. Mostra coletiva de fotos com o tema do Festival Agosto das Artes de 2016, “Cores da Terra”, incluindo 60 fotografias 30 x 40, que serão montadas em expositores especialmente desenvolvidos para esse evento, além de 500 cartões postais com reprodução de fotos escolhidas pelo conselho do FCI.



Oficinas gratuitas



Oficina de Light Painting – Angela Garcia

“O lápis da natureza”. Assim, Henri Fox Talbot, um dos idealizadores da fotografia, intitulou a publicação que divulgava o resultado de suas pesquisas. A conexão do desenho com a fotografia seria sacramentada alguns anos após sua invenção e divulgação, quando se adotou o termo fotografia. Pretendemos, nesta oficina, amarrar duas técnicas – desenho e fotografia. Datas: 8 e 10 de agosto das 19h às 21h. Local: Centro Cultural Wanderley Peres. Vagas: 20. Público: idade mínima de 16 anos. Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachella de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g.



Oficina de Hiper Realismo – Walter Caldeira

O hiper realismo aproxima o máximo possível da realidade. É derivado do foto realismo, que teve sua origem na metade do século XX. Como o nome já diz: o realismo é levado ao extremo, rico em detalhes, tanto em desenho, pintura ou escultura. Duração: 4 meses. Aulas 2 vezes por semana, 3ª e 5ª das 19h às 21h30. Início em 16 de agosto. Local: Centro Cultural Wanderley Peres. Vagas: 20. Público: idade mínima de 15 anos, preferencialmente com conhecimento básico. Material necessário: uma caixa de lápis grafite com 12 unidades, régua de 30 cm, limpa tipo, estilete pequeno, bigode (vassourinha), um bloco de papel A4 sulfite e um bloco de papel A4 canson. Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachella de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g.



Oficina de possibilidades criativas – Anna Pelizzari

Quatro encontros semanais visando propiciar uma reflexão sobre o processo de criação e suas possibilidades na escrita, nas artes visuais, na fotografia,pintura,desenho e collage. Serão desenvolvidos temas indicados pelo grupo com leituras, trabalhos práticos de forma coletiva e individual. Datas: 6, 13, 20 e 27 de agosto (sábados) das 14h às 17h. Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella. Vagas: 20. Público: idade mínima de 16 anos. Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachella de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g.



Oficina Dramaturgismo e o pensamento como prática no processo criativo – Coletivo Fleuma - Marcus Mazieri

O dramaturgismo, para além de um nome exótico que aparenta uma novidade, é uma prática fundamental em todo processo criativo nas artes e que, de forma consciente ou inconsciente, fará parte desses processos. Trazer clareza das necessidades e possibilidades do dramaturgismo ajuda no aperfeiçoamento das obras que estão sendo realizadas por grupos de diferentes linhas de pesquisa nas artes. Fomentar esse pensamento e discussão em Indaiatuba é uma forma de potencializar os trabalhos artísticos que estão sendo realizados na cidade, instaurando novas possibilidades de ação nos processos de cada grupo/artista. Data: 27 de agosto às 15h. Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella. Vagas: 60. Público: maiores de 16 anos com interesse em artes da cena (teatro, dança, performance, circo) e/ou escrita. A oficina tem duração de 2 horas, sendo 1h30 de exposição do mediador e 30 minutos de participação do público com perguntas e contribuições. Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachella de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante apresentação de RG ou CPF, comprovante de residência e doação de uma lata ou pacote de leite em pó de 400g.



Festival contemplará oficinas para a estudantes e usuários do CRAS

A programação do Agosto das Artes inclui ainda atividades direcionadas aos alunos da rede municipal e estadual de ensino e aos frequentadores do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Sob a coordenação dos artistas Elisa Faccin e Bira Toledo, a criançada das escolas municipais produzirá painéis de madeira de demolição ou sucata, com tinta natural, visando valorizar o que a natureza oferece, com tema livre. Os trabalhos serão expostos até 31 de julho no Centro de Convenções Aydil Bonachella. A turminha também poderá visitar ao longo do mês o ateliê dos artistas, dentro da ação “Ateliê de Portas Abertas”, participando de diversas atividades artísticas. Já os frequentadores do CRAS Oliveira Camargo poderão participar da Oficina de Cinema – Vídeo de Bolso, ministrada por Robson Fernandes de Souza, com a produção de vídeos feitos com celular e a elaboração de um vídeo final feito pelo grupo que será exibido durante o festival. O Coletivo Fleuma também promove duas oficinas, uma no dia 2 com Diego Angelini sobre construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, direcionada a usuários do CRAS e alunos da Escola Estadual Helena de Campos Camargo, e outra no dia 9, “Aprendendo teatro com os desenhos animados”, com Fábio Pimenta, no CRAS do Parque Corolla.



Serviço

Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia

Polo Shopping - Alameda Filtros Mann, 670 - Jardim Tropical

Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, s/n - Centro



Legenda: Filme Crime Delicado abre o festival dentro do projeto O Jogo das Artes, seguido de debate

  • Redator(es): Adriana Panzini
  • Release N.º: 869

Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba