A-
A+

Relações Institucionais

 

Notícias

Prefeito anuncia ações de combate à dengue e construção de ecopontos de inertes

Mutirões de limpeza passarão por 22 bairros
01/02/2017 14:53h


Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI
Prefeito anuncia ações de combate à dengue e construção de ecopontos de inertes

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) reuniu a imprensa na manhã de quarta-feira (01) para anunciar as ações do município no combate à Dengue. Na luta contra o mosquito Aedes aegypti serão realizados mutirões de limpeza e orientação que atenderão 22 bairros localizados em áreas consideradas de risco. Na coletiva os jornalistas também foram informados que serão construídos quatro novos ecopontos de inertes em pontos estratégicos da cidade, com o intuito de inibir o descarte irregular de entulhos.

Durante os mutirões serão realizadas vistorias de orientação e identificação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, limpezas para a coleta de criadouros e também vistorias e notificações de limpeza de terrenos e calçadas de imóveis particulares. Os trabalhos foram iniciados pelo Jardim Morada do Sol no dia 21 de janeiro e se estenderão até o final de abril.

Conforme informou o prefeito, 47 funcionários e 16 veículos oficiais estarão envolvidos nos mutirões, com equipes das secretarias de Saúde e Urbanismo e Meio Ambiente, e também da Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança Pública, e do Departamento de Fiscalização de Taxas e Posturas, da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação. “Em 2015 tivemos 1.923 casos autóctones de Dengue e esse número caiu para 471 casos em 2016. Tivemos apenas um caso de Chikungunya e um de Zica Vírus em 2016. Os números não são ruins graças ao trabalho preventivo contínuo realizado pela Prefeitura, mas quando a situação não é preocupante as pessoas tendem a relaxar, por isso a necessidade de intensificar cada vez mais as ações”, explicou.

Gaspar também ressaltou a importância da colaboração da população nessas ações, permitindo que as equipes entrem nos imóveis e façam as vistorias e orientações necessárias, e também evitando a formação de novos criadouros do mosquito em suas casas. “No ano passado a equipe da Saúde realizou 136.046 atividades voltadas ao Combate à Dengue. Estamos intensificando ainda mais essas ações, mas o problema da dengue não compete apenas ao poder público, a população também precisa fazer a sua parte, abrindo suas casas para as equipes e colaborando para a eficiência dessas ações. Nossos agentes estão uniformizados e estamos usando veículos oficiais”, reforçou. “As pessoas não precisam ficar preocupas com multas, porque nosso objetivo maior é a conscientização”, completa.

O secretário de Saúde, José Roberto Stefani, reforçou que em Indaiatuba os números continuam favoráveis neste início de ano, mas que é necessário alerta constante com ações preventivas. “Em janeiro de 2016 registramos 21 casos confirmados de Dengue no município, e neste ano registramos apenas seis notificações, sendo que um já foi descartado e outros cinco aguardam resultado de exames”, avisou.



Mutirões



O primeiro mutirão contra a Dengue deste ano foi realizado dia 21 de janeiro em parte do Jardim Morada do Sol, na região do Parque Corolla. No sábado (28) também teve mutirão no bairro, e estão programados outros sete nos dias 04, 11, 18 e 25 de fevereiro, e 04, 11 e 18 de março, incluindo também o Jardim São Conrado. No dia 09 de março também será feito o Jardim Teotônio Vilela e mais uma parte do Morada do Sol. No total são 15.096 imóveis, com população estimada de 65 mil pessoas.

Entre os dias 06 e 10 de fevereiro as ações serão realizadas em nove bairros: jardins Santa Cruz, Califórnia, Belo Horizonte, Tropical, Nova Indaiá e Kioto, e vilas Costa e Silva e Brizola. A região possui 4.719 imóveis e uma população estimada de 18 mil pessoas.

Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, o mutirão atenderá o Jardim Oliveira Camargo e a Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap). Os dois bairros somam 4.064 imóveis e possuem cerca de 17 mil moradores.

Na região do Parque das Nações, jardins Tancredo Neves, Alice e Juscelino Kubtschek, os mutirões estão programados para os dias 25 de março e 01 e 08 de abril. Nessa região estão 4.310 imóveis e população estimada de 16 mil pessoas.



Ecopontos



Durante a coletiva o prefeito também anunciou a construção de quatro novos ecopontos de inertes, onde a população pode depositar entulhos de construções resultantes de pequenas reformas. Os novos pontos de coleta seletiva serão instalados no Jardim João Pioli, Jardim Paulista, Jardim Pompéia e Jardim Califórnia. Até o final do ano os quatro pontos de coleta devem estar em funcionamento.

No João Pioli o ecoponto funcionará na rua Aristóteles Pereira dos Santos, na esquina com a rua Silvio Candelo; no Jardim Paulista ficará na rua Jaraguá, próximo à área de lazer; no Jardim Pompéia o Ecoponto será construído na Rua das Primaveras, no terreno ao lado do Centro de Convenções “Aydil Pinesi Bonachella”; no Jardim Califórnia, funcionará na rua Ema Mantoanelli Tachinardi, próximo ao campo de futebol do bairro.

“Esses novos ecopontos serão estrategicamente instalados em locais que já são usados para descarte irregular de entulhos. Nosso objetivo é acabar com esses pontos de descarte de lixo porque isso não prejudica apenas a limpeza da cidade, mas também é uma questão de saúde pública”, justificou.

Hoje, Indaiatuba conta com apenas um ecoponto de inertes que está localizado no Jardim Morada do Sol, ao lado do calçadão, foi o primeiro do município a fazer a coleta de entulhos de construção. Diariamente são recolhidos, em média, 10m³ de entulhos. O espaço também recebe os materiais recicláveis comuns para a coleta seletiva.

Diferente dos demais ecopontos, a recepção é feita por um funcionário que controla o tipo de material descartado. As madeiras devem ser separadas e o gesso e telhas de amianto não podem ser depositados no local.

Alguns carroceiros cadastrados utilizam o ecoponto de inertes para o depósito de entulhos, mas qualquer cidadão pode utilizá-lo para depositar os materiais resultantes de pequenas reformas. O funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h aos sábados.

Além do prefeito e secretário de Saúde, participaram da coletiva o vice-prefeito, Dr. Túlio, e os secretários de Urbanismo e Meio Ambiente, José Carlos Selone, e de Segurança Pública, Alexandre Guedes.



  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 88

Fotos


Notícias relacionadas

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 - M.D. - CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702

© Prefeitura Municipal de Indaiatuba