Prefeito de Indaiatuba e superintendente do Saae pleiteiam verbas para obras de saneamento

Secretário do Ministério das Cidades os recebeu em reunião na cidade de São Paulo
13/02/2017 17:11h

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (10) o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), engenheiro Sandro Coral e a diretora de planejamento da autarquia, Vanessa Kühl, se reuniram na sede da Caixa Econômica Federal em São Paulo, com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Alceu Segamarchi Júnior, para pleitear verbas para obras de saneamento básico do município. No encontro foi protocolado um documento solicitando verba para a execução da maior obra de saneamento do município, a adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, no Distrito Industrial Vitória Rossi Martini, com um custo total de R$ 70 milhões, que irá tratar 100% de todo o efluente coletado na área urbana de nossa cidade. Essa obra já conta com R$ 7 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e R$ 19 milhões do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes) da Agência Nacional de Águas.

“Estamos satisfeitos com o resultado da reunião. Nosso município tem um corpo técnico capacitado que apresenta ótimos projetos que facilitam a obtenção de verbas junto aos governos Estadual e Federal”, avalia Gaspar.

Além da ETE, foi solicitado recurso para a ampliação em 50% da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA I – Vila Avaí) que atende toda a região Norte da cidade; a construção da Estação de Tratamento de Água do rio Jundiaí (ETA VI), a implantação do Interceptor de Esgotos e do Sistema de Esgotamento Sanitário (emissários, redes de coleta e ligações) da Margem esquerda do rio Jundiaí, todas para atender a região de Itaici; e implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Vale do Sol.

“A captação de recurso junto aos órgãos governamentais, permite ao Saae ampliar as obras e os investimentos para a ampliação do sistema de abastecimento de água e saneamento de nossa cidade”, finaliza Sandro Coral.

• Redator(es): Sérgio Gatolini / Renata Coutinho - DCS Saae